Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Coletânea de Preces Espíritas   |  Capítulo XXVIII   |  12/10/2022
PELOS OBSEDADOS 2

257-O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVIII: COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS

V. PRECES PELOS DOENTES E PELOS OBSEDADOS

ITENS 82 a 84: PELOS OBSEDADOS

 

Nesses itens, Allan Kardec imprimiu três tipos de preces, não para serem decoradas, tanto quanto as já comentadas, mas para servir de orientação ao que deve ser dito, quando se ora, e, também, quanto aos sentimentos que devem inspirar as orações.

A primeira é para ser dita pelo próprio obsedado: “Meu Deus, permiti aos Bons Espíritos me livrarem do Espírito malfazejo que se ligou a mim. Se é uma vingança que ele pretende exercer, em consequência dos males que eu lhe teria feito outrora, vós o permitistes, meu Deus, e eu sofro por minha própria culpa. Possa o meu arrependimento me fazer merecedor do vosso perdão e da minha liberdade! Mas seja qual for o motivo, suplico a vossa misericórdia para ele. Facilitai-lhe, Senhor, a senda do progresso, de que se desviou pelo pensamento de fazer o mal. Possa eu, de meu lado, retribuir-lhe o mal com o bem, encaminhá-lo a melhores sentimentos.

Mas, sei também, ó meu Deus, que são as minhas imperfeições que me tornam acessível às influências dos Espíritos imperfeitos. Dai-me a luz necessária para as reconhecer e afastai, sobretudo, o meu orgulho, que me torna cego para os meus defeitos.”

E o obsediado continua orando, pedindo o fortalecimento da sua vontade de depurar-se no bem, na caridade, na humildade, reconhecendo que essa prova, como as demais, são para contribuir para o seu adiantamento, se ele souber entendê-la nas suas lições de resignação e de usar de misericórdia para com esse Espírito, para o mal que lhe faz.

Como vemos, para uma prece desse exemplo, necessário o entendimento do processo obsessivo provocado por alguém que foi ferido pelo obsedado, e que precisa de esclarecimentos, de ajuda para também entender a necessidade do perdão a quem lhe fez mal, mas que na atualidade já não o faria, por já haver compreendido que só o bem constrói.

Quem for capaz de sentir os sentimentos que se expressam nessa prece, já está em condições de continuar perseverando no bem, desde que não se esqueça, quando se curar, das lições dessa expiação ou prova.

Após essa prece, Allan Kardec recomenda o estudo dos caps.: XII, itens 5 e 6, Os Inimigos Desencarnados, estudados no site 108 (link 1), e XXVIII itens 15, Prece Para Afastar os Maus Espíritos, site 233 (link 2), e itens 46-47, Prece Para Os Inimigos E Os Que Nos queiram mal, site 243 (link 3). (Links no final do estudo)

Essa recomendação é para que o obsedado compreenda bem a necessidade da caridade, que é compreender a situação do obsessor, do próprio obsedado, a fim de que a lei da harmonização, um dia possa acontecer entre ambos.

Compreendendo que os dois são filhos de Deus, em desenvolvimento, sujeitos a erros, mas também destinados a um destino de perfeição e felicidade, fica mais fácil, ao obsedado, não se sentir vítima inocente, e fazer a sua parte para a harmonização entre ambos.

A segunda prece é para ser dirigida por alguém em favor do obsedado:

“Deus Todo poderoso, dai-me o poder de livrar Fulano do Espírito que o obseda. Se está nos vossos desígnios, pôr um fim a esta prova, concedei-me a graça de falar a esse Espírito com a necessária autoridade. Bons Espíritos que me assistem, e vós, Anjo Guardião de Fulano dai-me o vosso concurso; ajudai-me a libertá-lo do fluido impuro que o envolveu. Em nome de Deus Todo Poderoso, conjuro o Espírito malfazejo, que o atormente, a se afastar.”

Hoje, com o entendimento que temos do processo obsessivo, penso que nenhum espírita diria a primeira e a última frase. Para usá-las com amor, necessário possuir uma autoridade moral, que se aproxime da de Jesus, a qual estamos muito distantes de possuir.

Em seu lugar eu pediria que os Bons Espíritos auxiliassem o obsessor a fazer a sua parte, no esforço de eliminar as imperfeições que atraíram esses fluidos pesados, desenvolvendo os bons sentimentos, os bons pensamentos, as boas atitudes e comportamentos. Que, se possível, aliviassem os sofrimentos de ambos, obsediado e obsessor.

Sabemos que essas ligações entre obsessor e obsediado, na sua maioria das vezes, são resultados de sentimentos e emoções conturbadas, que só serão eliminadas com a harmonização entre ambos, começando pelo esforço do perdão, da vontade de desfazer as consequências desse passado, que permanece em ambos, por não haver acontecido uma solução adequada, até então.

Talvez seja esse o momento de ambos, eliminarem esses efeitos, através do perdão, dispondo-se à reparação e ao amor, dentro das leis divinas.

A terceira prece é para ser dita em favor do Espírito obsessor, irmão nosso, que deve guardar dentro de si, muito sofrimento, muita mágoa, para dedicar-se a atormentar quem lhe fez mal, esquecendo-se de si próprio, do seu bem-estar, pelo envolvimento nos sentimentos de vingança e desamor.

“Deus, infinitamente bom, suplico a vossa misericórdia para o Espírito que obseda Fulano. Fazei que ele perceba as divinas claridades, a fim de que reconheça a falsidade do caminho que está seguindo. Bons Espíritos, ajudai-me a fazê-lo compreender que ele tem tudo a perder na prática do mal, e tudo a ganhar na prática do bem!

Espírito, que vos comprazeis em atormentar Fulano, ouvi-me, pois, que vos falo em nome de Deus. Se quiserdes, refletir, compreendereis que o mal não pode levar ao bem, e que não podeis ser mais fortes do que Deus e os bons Espíritos, que poderão preservar Fulano de qualquer atentado de vossa parte. Se não o fizeram, foi porque ele tinha uma prova a sofrer. Mas quando essa prova terminar, eles vos impedirão de agir sobre ele.”

 

Essas palavras dos dois parágrafos, vindas de um sentimento bom de auxiliar o obsessor, demonstra a sensibilidade da compreensão do equívoco desse irmão, necessitado de esclarecimentos das leis divinas, mas também de perceber-se foco do interesse de alguém que o vê como filho de Deus, igual aos demais.

E a prece segue, com argumentos racionais, sobre a vantagem de querer deixar de fazer o mal, e de iniciar uma nova caminhada, amparado por amigos espirituais, que o auxiliarão a vencer-se a si mesmo, estimulando-o a implorar a Deus o Seu auxílio, num novo caminhar evolutivo, buscando sua felicidade e seu bem-estar, necessitando, para isso, apenas de boa vontade.

Allan Kardec faz uma observação sobre o tratamento das obsessões graves, que requerem muita paciência, perseverança, devotamento, e habilidade nos raciocínios para convencer esses Espíritos ainda perversos, endurecidos e astuciosos a desistiram dos seus propósitos. no mal.

O importante é sentir e demonstrar o interesse por sua pessoa por parte de quem lhe fala, sem censuras, sem julgamentos, sem constrangimento, sem ameaças, como se o obsessor fosse alguém querido, um enfermo de alma. Usar argumentos racionais que o Espiritismo oferece, estimulando sua inteligência a compreender a necessidade do afastamento, para seu próprio benefício.

E Allan Kardec alerta sobre a ineficácia do exorcismo, fórmulas, palavras, amuletos, talismãs, todas práticas exteriores, quando a solução tem de vir de dentro do obsessor, em querer afastar-se, para ser auxiliado a continuar seu processo evolutivo, e do obsedado em querer libertar-se, melhorando seu campo mental, entregando-se ao bem.

No tratamento espírita, não esquecer da necessidade do tratamento médico, visto que, nas obsessões prolongadas, o físico geralmente é atingido.

Em O Livro dos Médiuns, cap. XXIII, na Revista Espírita, fevereiro de 1864 e abril de 1865, e nas obras já consagradas, de autores diversos sobre o tema, encontram-se auxílio para melhor entendimentos do processo obsessivo e seus tratamentos de curas.

Link 1: https://cebatuira.org.br/estudos_detalhes.asp?estudoid=471

Link 2: https://cebatuira.org.br/estudos_detalhes.asp?estudoid=1368

Link 3: https://cebatuira.org.br/estudos_detalhes.asp?estudoid=1407

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Outubro/2022

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett