Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Coletânea de Preces Espíritas   |  Capítulo XXVIII   |  12/10/2020
PARA AFASTAR OS MAUS ESPÍRITOS

233 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO- ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVIII:  COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS

II – PRECES PESSOAIS

ITENS 15 A 17: PARA AFASTAR OS MAUS ESPÍRITOS

 

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque limpais o que está por fora do copo e do prato, e por dentro estais cheios de rapina e de imundícias.

  Fariseu cego, purifica primeiro, o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros branqueados, que parecem por fora formosos aos homens, e por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda a asquerosidade.

Assim, também vós outros, por fora vos mostrais na verdade, justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e iniquidade.” (Mateus, XXIII:25 a 28)

 

Nesse texto, vemos a indignação justa de Jesus aos líderes do povo judeu, que viviam apenas de acordo com os seus interesses pessoais e grupais, na preocupação de atitudes exteriores, fingindo ser o que não eram,  ressaltando a necessidade das transformações internas, dos sentimentos, segundo o código divino, revelado a Moisés, no Monte Sinai, base de toda a justiça divina na Terra.

Sem essa transformação interna, que deve se expressar nas suas atitudes e ações, o homem continuará preso ao processo das reencarnações sucessivas, em mundos materiais, onde deve viver na melhoria de si mesmo, a cada dia, o desenvolvimento espiritual, que lhe permitirá alçar voos mais altos na escala evolutiva de todos os filhos de Deus, sentindo-se liberto das vicissitudes de um mundo imperfeito.

Não pensemos que essas palavras de Jesus foram apenas dirigidas aos hipócritas daquela época. Não, Jesus veio trazer seus ensinos para toda a humanidade terrena.

Essas palavras continuam ressoando para todos os homens, em quaisquer atividades em que se encontrem, aos que exercem algum poder, desde os mais comuns aos mais complexos, desde na família até os postos mais importantes de uma comunidade, de uma nação, de um órgão internacional.

Todavia, essas palavras cabem muito especialmente, aos religiosos, que buscam postos de liderança em suas instituições, satisfazendo seu orgulho, sem o esforço, a não ser nas palavras que proferem, de viver segundo os ensinos do Mestre Jesus.

Infelizmente, existem ainda os fariseus e os escribas hipócritas, em todos os movimentos religiosos, inclusive nos meios espíritas.

Daí a necessidade de seguir-se à risca, a recomendação do Mestre Jesus: “Vigiai e orai”. Cada espírita consigo mesmo, mas também em relação às pessoas que são colocadas em cargos de direção, nas instituições espíritas, a fim de não se dar oportunidades de graves erros, a esses companheiros que ainda não se esforçam por melhorar-se a si mesmos, porque  muito envolvidos ainda no orgulho e na vaidade, não poderão exemplificar a humildade, a serenidade, a fraternidade, que devem existir no movimento espírita.

Temos todos de ser tolerantes com os defeitos dos outros, mas, quando esses defeitos possam trazer malefícios ou dificuldades a muitos, é dever de caridade para com ele e para com todos os participantes da instituição, evitar que seus possuidores atinjam postos de evidência.

Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações”, escreveu Allan Kardec, no capítulo XVII, item 4.

Não basta, pois, declarar-se espírita, ter conhecimentos espíritas, trabalhar nas atividades espíritas, se não houver em suas atitudes e ações, o esforço de ser fraterno, solidário, de respeito aos direitos dos demais, não impondo a sua vontade, não se considerando dono de uma empresa, mas um servidor de Jesus, a fim de se constituir em um elemento que une, que se doa, colocando sempre acima da sua vontade, a causa espírita.

É a exemplificação do esforço na vivência evangélica, finalidade do espiritismo, que dá ao cristão uma autoridade moral, que ele mesmo nem percebe que a tem.

Antes de sugerir modelos de prece para afastar os maus Espíritos, Kardec ressalta a importância do homem buscar expulsar de si mesmo os defeitos e imperfeições, que ele criou dentro de si, nas más escolhas e experiências feitas e vividas, em existências passadas e/ou, na atual, porque são esses defeitos e imperfeições que atraem os Espíritos ainda voltados para o mal.

Os Espíritos maus descobrem as chagas da alma, como as moscas descobrem as do corpo. Assim, pois, como limpais o corpo para evitardes as bicheiras, limpai também a alma das suas impurezas, para evitardes as obsessões”.

Os Espíritos que ainda não despertaram para as leis divinas e para a sua realidade de Espírito perfectível, buscam impedir o bem, onde esse bem for o meio e a meta, para impedir que outros sejam felizes, quando eles só sentem dentro de si, o mal e as injustiças sofridas.

Onde houver sentimentos maus - e não há na Terra quem não os tenha, com raríssimas exceções – esses Espíritos são atraídos, como o mel atrai as abelhas.

Assim, temos de nos esforçar para a eliminação de nossos defeitos, desenvolvendo as qualificações nobres que possuímos, porque onde existe o esforço de melhoria interna, os bons Espíritos encontram condições de auxiliar-nos, afastando as más influências dos que não querem nosso progresso.

Quando isso ainda não for possível pela nossa dificuldade espiritual em resistir ao mal, eles, os bons Espíritos, estimulam a nossa boa vontade, por pequena que seja, em evitar o mal, fortalecendo nossas energias para resistir às más sugestões.

A prece sugerida demonstra todo um sentimento de reconhecimento das nossas fraquezas, num sentimento de humildade, da qual extraímos uma parte:

Bons Espíritos, que me assistis, dai-me a força de resistir à influência dos maus Espíritos, e as luzes necessárias para não cair nas suas tramas. Preservai-me do orgulho e da presunção, afastai do meu coração o ciúme, o ódio, a malevolência, e todos os sentimentos contrários à caridade, que são outras tantas portas abertas aos Espíritos maus.”

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Outubro/2020

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett