Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Coletânea de Preces Espíritas   |  Capítulo XXVIII   |  12/08/2021
PARA OS INIMIGOS E OS QUE NOS QUEREM MAL E GRAÇAS POR UM BEM CONCEDIDO AOS INIMIGOS

243- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO- ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVIII: COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS - III - PRECES   PELOS    OUTROS

ITENS 46 a 49: PARA OS INIMIGOS E OS QUE NOS QUEREM MAL E GRAÇAS POR UM BEM CONCEDIDO AOS INIMIGOS

Vimos, no estudo anterior, que quem se rejubila, sinceramente, com a felicidade do próximo, já está se libertando do domínio do egoísmo e da inveja.

Para os cristãos verdadeiros, não só amigos e parentes merecem suas preces, mas também os inimigos, os adversários, os que lhes desejam mal, ou não se simpatizam com eles, encarnados e desencarnados, pois, Jesus deixou, bem claro, essa necessidade de cada um, quando disse: “Amai os vossos inimigos”, sendo esse sentimento “o que há de mais sublime na caridade cristã.”

O Espiritismo nos ensina que a todo instante, influenciamos e somos influenciados uns pelos outros, não só pelo que dizemos e fazemos, mas também pelas vibrações que emitimos, frutos dos nossos sentimentos e pensamentos.

Essas vibrações, se e quando acolhidas por encarnados e/ou desencarnados, formam um laço de ligação entre eles.

Quantas vezes, sentimos um mal-estar, e percebemos que estávamos pensando em alguém que nos irritou, ou magoou, num diálogo mental com o próprio ou com um adversário inimigo dele ou de nós, que se aproveita da situação para alimentar a animosidade existente, para seu próprio prazer.

Pensamos que estamos falando sozinhos, em um monólogo, mas em realidade, o que existe é um diálogo, originado em nossos sentimentos negativos, que precisam ser transformados se quisermos ter paz interior.

Assim, o perdão das ofensas e o esforço de tornar o inimigo em amigo, se apresentam como uma necessidade para a harmonia interna das pessoas, que, ao se preocuparem em desenvolver o bem dentro e fora de si, começam a estabelecer ligações espirituais apenas com os que assim também pensam, atraindo também os encarnados e desencarnados, que se sentem cansados do mal, e aspiram também o aperfeiçoamento.

Como se pode querer bem a quem nos prejudica?

Pode iniciar, tentando se colocar no lugar dele, no esforço de perceber seus sofrimentos, suas mágoas e revoltas, suas carências afetivas, suas aspirações frustradas, que o impelem a ver o mal em tudo, a odiar, a não perdoar, além do mal com que, provavelmente, o ferimos, nessa ou em outras existências.

Esforçar-se por respeitar seus motivos, que a ele parecem justificáveis ao que sente, tentando vê-lo como um enfermo necessitado de amparo e auxílio, porque “a humilhação decorre do mal e não do bem”, o que deve nos levar sempre à generosidade.

Não se sentir igual a ele, na revolta e no ódio, tentar envolvê-lo em vibrações de paz, e orar a Deus, pedindo perdão pelo que lhe fez, pedindo que ele possa receber as vibrações de paz e harmonia, que lhe envia, o pedido de perdão pelo que lhe fez sentir, e que os Bons Espíritos possam auxiliá-lo ao perdão, eliminando os sentimentos negativos que o dominam, renovando seu campo mental.

Nas suas preces, pedindo a Deus, o afastamento de qualquer sentimento malévolo em relação a ele. “Possa a vossa bondade, Senhor, ao tocar-lhe o coração, induzi-lo a melhores sentimentos para comigo”.

“Bons Espíritos, inspirai-me o esquecimento do mal e a lembrança constante do bem!” Quem se esforça para perceber sempre o bem, sentir somente o bem, pensar somente no bem, está se esforçando para afastar qualquer sentimento negativo.

“Que eu não sinta jamais nenhuma alegria pelos males que o possam atingir, nem qualquer sentimento malévolo contra ele”.

“Que eu esteja, pelo contrário sempre pronto a lhe estender a mão fraterna, a pagar-lhe o mal com o bem, a ajudá-lo quando possível”.

 “...Mas, sobretudo, preservai-me de fazê-lo pelo orgulho ou ostentação, abatendo-o com uma generosidade humilhante, o que anularia os méritos da minha atitude.”

Somente quem assim se sente, será capaz de agradecer a Deus por um bem concedido a um adversário, agradecendo a Deus a oportunidade de alegrar-se com sua felicidade e o afastamento de qualquer sentimento negativo que possa surgir dentro de si, ao lembrar-se do mal que ele lhe fez.

Quem se rejubila com a felicidade de quem lhe fez mal, demonstra que sabe perdoar, que não guarda dentro de si nenhuma animosidade contra ele, e que está no caminho indicado por Jesus, no amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. 

Mas, essas atitudes são de Espíritos Superiores, e não de nós, Espíritos imperfeitos? A resposta é sim, mas, os que aceitam os ensinos de Jesus e se esforçam por vivenciá-los, precisam conhecer o ponto de chegada, a meta a ser alcançada, posicionar-se e manter-se nesse caminho, custe o que custar, a fim de, um dia “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Enquanto não conquistarmos a meta traçada por Deus, façamos, todos nós, o melhor que pudermos, e estaremos merecendo o amparo dos nossos Irmãos Maiores, lembrando das palavras de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai, senão por mim”, ou seja pelas leis morais que ele trouxe.

Leda de Almeida Rezende Ebner – Agosto/2021

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett