Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
Reflexões Espíritas
voltar Imprimir
Mulheres têm Alma? 1 - Histórico
Data: 12/02/2023

     “Criou Deus as almas masculinas e femininas? Fez essas inferiores àquelas?

      Eis a questão. Se assim for, a inferioridade da mulher está nos desígnios divinos e nenhuma lei humana poderia aí interferir. Ao contrário, criou-as iguais e semelhantes, e as desigualdades, fundadas na ignorância e pela força bruta, desaparecerão com o progresso e o reinado da justiça”.   (R E, janeiro 1866)

      O título-tema que hoje possa parecer absurdo, constituiu-se como motivo de grandes debates em assembleias, principalmente na Idade Média. Acirradamente discutia-se se mulher possuía ou não um Espírito a animá-la.

     Na realidade, onde estaria o início desses questionamentos?

          1- Para tentar entender, a ideia se encontra inserida na Mitologia, na qual a deusa Minerva, que, por exemplo, representava o pensamento, a inteligência, teria vindo ao mundo não pela gestação de sua mãe e sim pela cabeça de Zeus, o pai dos deuses, já destacando aí a desvalorização da mulher. Posteriormente, admitiu-se que mulheres tinham direito a um corpo e uma mente, porém, nunca os dois ao mesmo tempo.

     No campo religioso, independentemente da crença, era ela obrigada a reverenciar o marido chamando-o de senhor, prestando-lhe reverências e honras.

     É vista como o próprio mal, pois é a culpada da expulsão do homem do paraíso. Dalila, também inimiga, entrega Sansão aos filisteus. 

     2 – No campo da Filosofia, Platão e Aristóteles viam a mulher como um homem incompleto; as características dela estavam presentes no sêmen do pai, cabendo à mulher fazer brotar esses frutos vindos do homem, ideia essa que se expandiu da Idade Média em diante. Pitágoras em seus “Versos de Ouro” escreve: “Existe o princípio bom que criou a ordem, a luz e o homem e um princípio mau que criou o caos, as trevas e a mulher”.

     3 –São Tomás de Aquino, exacerbado na divulgação de que a mulher havia sido tirada de uma costela do homem, conforme o Velho Testamento, caminha dizendo que, apesar disso, ela deveria ter a mesma importância do homem, uma vez que no céu deve predominar a igualdade de direitos, pensando, que, só ao se abandonar o corpo físico desaparecem as diferenças, passando a ser tudo uma coisa só. Santo Agostinho ensina que a “... a mulher é uma besta insegura e instável”. São Cristóvão afirma: “Entre todos os animais selvagens, não há nenhum mais daninho que a mulher”. Paulo estabelece que uma mulher não poderia falar dentro da igreja.

     4 – No Oriente Médio, a mulher no contexto judaico tinha valor como mercadoria de troca ou para que arrumasse um casamento para cuidar da casa e procriar. Jesus a eleva trazendo-a para o centro de suas reflexões; retoma o valor do ser humano independente da sexualidade; demonstra que para Deus todos têm a mesma importância. É ousado ao conversar em público com a samaritana à beira do poço; não permitindo que apedrejassem a acusada de adultério, assim como ao ir à casa de Marta e Maria, enfim, restaura em todas as oportunidades a dignidade da mulher.

     5 – Apesar do passar dos tempos, resquícios maiores ou menores são encontrados nas diversas culturas. Na sociedade japonesa, a mulher, submissa, tem pouca voz no campo social, herança do Confucionismo, Budismo, Feudalismo e suas ideias de subserviência. No Oriente Médio, são tratadas como pessoas de segunda classe sujeitas a todos os tipos de sujeição e abusos. No Líbano, depois do casamento, passam a ser propriedade do marido que passa a ter direito de vida ou morte sobre ela. Sua única função é servi-los. Em livros de ordenações filosóficas dos países, na China o conselho dos sábios prescrevia que não se confiasse nas mulheres. Na Rússia já foi comum aceitar que em cada dez mulheres apenas uma tinha alma; e aí, como encontrá-la?

     6 – Consta que na França, nesses tempos idos, a Universidade de Montpellier chegou ao fato de se negar diplomar uma jovem que terminara o bacharelato em Ciências, uma vez que não se poderia conferir grau a uma mulher, situação que se resolverá depois de muitos entraves.

     Num passar superficial, baseado em enciclopédias, levantou-se um arremedo de estado de coisas muito mais intenso e profundo do que esse simples relato, no qual a discriminação, o tratamento inferior era constante, habitual. Daqueles tempos para cá, decorrentes de inúmeras lutas, algumas coisas mudaram, porém, ainda hoje, o reconhecimento social pleno em direitos e deveres e mulheres como seres pensantes capazes continua sendo desafio nas relações de gênero.

Leda Marques Bighetti – Fevereiro/2023

 
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett