Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
Reflexões Espíritas
voltar Imprimir
Caminho da Liberdade
Data: 12/12/2022

     Desde as primeiras estruturas sociais datadas desde a mais alta antiguidade, o homem já era reconhecido pleno de direitos que se resumiam no direito à vida, à liberdade, à igualdade.

     Com o passar dos tempos, gradativamente outros direitos foram se associando compondo o que hoje é conhecido como direito jurídico e vão compor em itens e alíneas, direitos civis, políticos e sociais cada um deles com especificações próprias.

     Como nosso tema é liberdade, o que é ela?

     Dicionários e enciclopédias a definem como “faculdade de se fazer o que se queira dentro dos limites do Direito”. Note-se – Direito – com D maiúsculo, significando leis, conjunto de normas obrigatórias para assegurar o equilíbrio das funções do organismo social, isto é, o indivíduo pode fazer tudo quanto deseje - desde que – não esbarre, não toque ou infrinja o direito do outro.

     Sob esse raciocínio pergunta-se: afinal, o homem é livre ou não?

     No sentido que geralmente entende liberdade como oportunidade de fazer o que quer, como e quando deseje, independente de tudo e todos - não.  Aliás, mesmo que isso lhe fosse permitido, ainda assim não seria livre, uma vez que não basta a si próprio – é incapaz de viver sem o próximo e nessa contínua troca de limitações dá para perceber liberdade como fator relativo.

     Como assim?

     Reflita-se que liberdade plena, seria possível, por exemplo, a um náufrago, estando só, num espaço deserto, faria e desfaria conforme bem o quisesse. Se, passado algum tempo, outro náufrago aí aparecesse – limitações surgiriam. A não ser que eliminasse o recém-chegado, e aí desceria à barbárie, seu direito anterior de dispor do meio como fazia, estaria continuamente esbarrando no direito e necessidades do outro.

     Esse relativismo estabelece que a liberdade de cada um termina onde começa o direito do outro. Não observada tal premissa é que surgem as desordens, intranquilidades, conflitos, desequilíbrios sociais, guerras.

     Ser livre, portanto, é agir respeitando direitos alheios, condição esta básica para que a alma se construa direcionando seu caminhar em passos altruístas.

     Importante recordar que esse “respeito aos direitos alheios”, está implícito em e desde os relacionamentos mais simples, no lar, na família alcançando os mais amplos no meio público e social.

     Em hipótese alguma há o direito de explorar, usar, ser dono ou ter propriedade sobre alguém. Toda sujeição, seja da forma que for, é contrária não só à lei de Deus como também à lei natural do direito à liberdade.

     Todo aquele que usa pessoas, situações, conhecimento, inteligência, superioridade intelectual, financeira, social para tirar proveito pessoal, assemelha-se ao bruto, degrada-se moral e espiritualmente.

     Jesus, no tempo próprio, amplia o conceito de liberdade, na qual as atitudes não estão subordinadas apenas aos penólogos e leis do mundo, mas, cada Espírito ao exorbitar de seus direitos, na Terra ou fora dela, estará jungido naturalmente aos próprios atos e suas consequências, tecendo a todo instante, pelas escolhas que faça, asas de libertação ou algemas de cativeiro. Cada indivíduo, torna-se, independente de julgamentos externos, vítima de si mesmo. A Justiça Divina, através das reencarnações, oferecerá novas existências, certamente com dias em que terá que conviver com desafios pessoais. Pelas decisões que será forçado a tomar, “aprenderá a lição de respeito ao direito do outro” e, enquanto se reequilibra, também o faz à Lei.

     Conclui-se que liberdade, antes de qualquer ato externo, tem que existir no íntimo, em realidade transcendente, vivida em cada ato de respeito devido em qualquer momento ou situação em que o ser estiver.

     Liberdade é direito do homem que só vai aprendendo sua real forma no decorrer do processo evolutivo. É caminho que se abre, mas que exige caminhante dinâmico do Espírito em busca de si mesmo, disposto a aprender, mudar, retomar lições não apreendidas, reconstruir-se em compromisso de cada dia.

     Essa meta abre a sensação de infinito no qual o ser se sente livre das injunções e convenções da existência. Tornou-se livre delas porque estatuiu para guiá-lo a consciência de que toda a lei de Deus está encerrada na máxima de amor e respeito ao próximo, ensinada por Jesus.

Leda Marques Bighetti – Dezembro/2022

 
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett