Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
Reflexões Espíritas
voltar Imprimir
Pressentimento X Prognóstico
Data: 12/10/2022

      Quanto ao primeiro termo, impressão disto ou daquilo, certamente há de se encontrar poucas pessoas que não tenha sentido a impressão do “acho que vai acontecer...”

     Há explicação?

     Para quem aceita a possibilidade de por percepção ser capaz de captar o que se passa ao longe, aceitando que “algo” se desprende do ser, que ele não presencia a realidade só com sentidos físicos, é possível entender.

     Quase sempre o fato é motivado por alguma preocupação íntima e intensa do ser, algum fato atual ou impressão que desconhece a origem, porém que conforme o padrão pode amedrontar, alvoroçar, mantendo-se no subconsciente, exacerbando quase sempre, receio, medo.

     Não importa se os motivos sejam atuais, externos ou passados. O ser espiritual não está confinado no corpo e tem total possibilidade de, momentaneamente se afastar do ambiente físico em que está ligado e “ver”, captar outra realidade que – atenção- ele interpretará segundo seus anseios, expectativas e desejos.

     O mais comum, é que esses momentos de “saída” do Espírito se deem durante o sono; enquanto o corpo repousa, o Espírito, recobrando a liberdade, aproveita para colher no espaço, entre outros Espíritos encarnados e desencarnados, coisas, situações, ideias, respostas a desentendimentos que mantém consigo e que nem sempre ao despertar consegue expressar tal como foi, ouviu ou viu.

     Esse “viajar” pode acontecer também no estado de vigília, simples cochilo, momentos de introspecção, meditação, devaneio em que a alma parece se desconectar com a Terra.

     Pode-se, integralmente, confiar nos prognósticos e pressentimentos?

     Reflita-se que, interferem na falta de clareza da lembrança do que foi presenciado, o fato de que o cérebro perispiritual vibra em frequência, ritmo, velocidade superior, diferente da mecânica do cérebro físico. Resulta daí a dificuldade da passagem da realidade antevista ou ouvida, que se depara como se fosse uma barreira que filtra o que lhe é possível. Acresça-se que o ser interpreta segundo as aflições e desejos materiais, o momento que vive, mais um motivo para o cuidado que se deva ter no aceite. 

     Mas, ao lado de tantas possibilidades e óbices pode acontecer de se perceber, quer em vigília ou sono, de um pensamento, que de repente eclode, e como que aclara algo que se constituía como preocupação. Como entender?

    É perfeitamente possível ser resposta ou retomada de algo vivido, não recordado e que na hora certa se apresente como luminosa solução. Cuidado, entretanto – analise – não são ordens que chegam – o encarnado é sempre livre para aceitar ou não.

     Cuidado sobretudo, com prognósticos e pressentimentos dos acontecimentos felizes ou infelizes, tragédias e benesses. Um marinheiro, por exemplo, vê em um ponto no horizonte, nuvens negras – pressagia borrascas, problemas na viagem. O agricultor que precisa preparar a terra para a semeadura interpreta como a chuva de que tanto precisa.

     Cuidado ainda, com a frequência, detalhamentos, detalhes em descrições sinistras, tão ao gosto do público, e que, de modo geral exalta quem as profere. Cuidado!

     Muitas vezes, o Homem não querendo ver a pessoal imperícia, imaturo, usa desmoronamentos e outros flagelos naturais para explicá-los por prognósticos e presságios.

      A Natureza não se desvia das rotas de Deus traçadas desde toda eternidade. O Homem frente a elas ou aos seus próprios testemunhos traz em si valores para que a lucidez da razão se sobreponha sem precisar de prognósticos e presságios.

Leda Marques Bighetti – Outubro/2022

 
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett