Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
Reflexões Espíritas
voltar Imprimir
Atendimento a Desencarnado
Data: 12/02/2021

      Uma das práticas educativas mais necessárias, úteis e caridosas é o acolhimento fraterno àqueles que deixaram o corpo físico.

      Face ao inusitado, não sabendo entender, explicar o que se passa, o que aconteceu, o que é realidade, sonho, o contato haverá de partir do encarnado para o desencarnado, através do atendimento oferecido a cada um, individualmente, seja qual for a característica pela qual se apresente: sofredor, desesperançado, carente, suicida, criminoso, vicioso, ou seja, a necessidade em que esteja detido.

      A Codificação não é pródiga em literatura responsável sobre o processo do atendimento mediúnico a desencarnados, uma vez que naqueles momentos de passado outra era a preocupação dominante. Construía –se as bases do edifício filosófico doutrinário.

      A pouca matéria havida, leva a que se conheça terem os Espíritos perversos dificuldade para se aproximar dos Espíritos elevados que só em nome de Deus lhes podem falar; isso os apavora e eles se afastam. Os homens não têm mais poder que eles, porém em relação aos encarnados sentem-se, diga-se assim, mais à vontade; a linguagem e os modos destes é mais facilmente identificável pela natureza deles.

      Num primeiro momento quando entre os encarnados, “...acham alguém que os moralize, a princípio não o escutam e até riem-se dele; depois, se aquele os sabe prender, acabam por deixarem-se tocar. (O LM-XXIII, 254,5).

      Não se pode descartar que o comportamento moral, na vida diária de cada um, seria meio excelente para despertá-los, apressar-lhes o progresso. No entanto, a grande maioria, está detida em situações desesperadoras; não conseguem observar, ouvir, ver, raciocinar. Será então, através da comunicação mediúnica, que encontrarão o meio mais poderoso para despertar, instruir-se, desviar-se do mal, desprender-se da matéria.

      “Interdizer as comunicações, é, portanto, privar as almas sofredoras da assistência que lhes podemos e devemos dispensar”. (O Céu e o Inferno, 1º, XI,15).

      Destaca-se nas transcrições, a conotação educativa em uma classe diferenciada de educandos: de um lado o sofredor ou o obsessor e obsedado, situados numa situação pedagógica totalmente desconhecida pelo homem nas suas abordagens pedagógicas comuns. Em relação ao desconhecido, ao ódio, vingança e tantas outras mágoas, terá que criar oportunidade de interesse, possibilidades, análises para só então, sentindo-se livre, analisando o estado atual e possíveis possibilidades futuras, decidir se deseja mudanças.

      Outra reflexão importante, seria quando do atendimento a um obsessor cristalizado na sua “vítima”, no ódio, vinganças, em que o atendente necessita saber conduzir-se para não acentuar a situação já delicada.

     Falar em perdão, em Jesus, seria de bom alvitre?

     Não. Ambos aprofundariam o drama e a rejeição. Talvez até lhe tenham apresentado as duas opções, entretanto, como clama por justiça, perdão não tem espaço. Jesus, é possível tenha procurado. Como em seu íntimo não há espaço para o amor que consequentemente levaria ao perdão, pois é ele que “...cobre a multidão dos pecados”..., esse “Jesus” se mantém para ele, inclusive como alguém que passou a desprezar, pois sente que não lhe fez caso.

     Desse modo, deixar o Espírito se expressar, expor motivos, certamente arrazoados, respeitar, levando-o a falar da sua dor; questionando se esse atual estado de coisas está sendo bom para ele; ouvir. Haveria alguma forma de mudar esse mal-estar, enfim, questionamentos que levem a que se interiorize, que perceba a condição em que se encontra.

      O atendente não pode esquecer que esse Espírito trazido foi avaliado e percebido como estando no momento exato para despertamento, a necessitar apenas de alguém hábil que o motive ou o ajude a descobrir-se. Ele traz valores, conhecimentos que dormitam no íntimo, cumprindo ao atendente o delicado papel de trazê-los à tona, identificando numa visão global da vida, o momento em que está detido. Entender-se dentro de uma história recheada de porquês, consequências, de quem um dia já amou o bem, a beleza e, frente a algum percalço, precipitou-se, fixou-se em algum momento do tempo, do qual não consegue visualizar saída.

      Importante: o ascendente que o atendente possa exercer sobre Espíritos, está na razão da superioridade moral. Contra aqueles que ao atendê-los lhes ofereça energia da vontade, espécie de força bruta, eles lutam e são mais fortes. Estes atendentes, embora usem em alto e bom tom o nome de Deus, nada conseguirão: quem o usa não dispõe de autoridade moral, o nome Deus, é palavra como qualquer outra.

      Esses são detalhes da ampla ação educativa a ser realizada no atendimento a Espíritos trazidos às sessões mediúnicas nas quais se destaca a importante, imprescindível atuação do atendente que ao procurar despertar é o primeiro que necessita despertar.

Leda Marques Bighetti – Fevereiro/2021

 
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett