Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
Reflexões Espíritas
voltar Imprimir
Pensares...
Data: 12/09/2025

     Noção de Pátria – “Esparsos por toda terra habitável, os cainitas, inteligentes e ativos, porém ambiciosos de poder e fortuna, dedicaram-se ao cultivo do solo, erguendo cidades, dando vida à vida um sentido estável e sedentário.

     Foi no coração desse povo que brotou, o primeiro sentimento de Pátria, que teve a sua origem na agricultura, deturpado, desde então pelo mais fero egoísmo. Fugindo eles à vida nômade, construíram os lares junto aos campos cultivados, surgindo daí os alicerces do edifício de associação metropolitana.

     As primeiras leis foram criadas nesses lares. E essas leis domésticas deram margens a todas as outras, elaboradas pela força das circunstâncias e necessidades”. P. 57

     “Verdade não é apanágio deste ou daquele povo, mas de todo homem que a busque”. P. 59.

     “Amor é aquisição do Espírito, não da civilização.

       Nesse particular, no transcurso destes 7.000 ou 8.000 anos, nós não evoluímos a ponto de sermos integralmente monogâmicos. A poligamia domina ainda não apenas em certos povos tidos como bárbaros, mas em muitos corações supercivilizados; assim como há também Almas fiéis a um único e puro sentimento, mesmo onde a poligamia ainda é aceita como lei”. P. 66.

     “O Princípio Inteligente, desde a primeira época, vinha ele, em seus princípios espirituais, evoluindo até a Racionalidade, através do percurso pelos múltiplos setores dos quatro reinos da Natureza.

     O processo dessa promoção evolutiva de animal a homem, que a Ciência busca na Terra, efetua-se – após etapas nos demais reinos pelos séculos afora – no Espaço. Como? Não podemos explicar, dada a falta de elementos sobre os quais nos pudéssemos basear matematicamente, tão complexo é esse processo em suas condições e aspectos. Adiantamos, por hora, que ele se opera fora da Terra”. P.68.

     “A luta e a guerra são molas reais do Progresso.

      As conquistas que advém desse lutar não pertencem a este ou àquele povo; pertencem à Humanidade.

       Na aparência superficial do medíocre entender, bate-se um povo batido apenas pela ambição e pelo egoísmo; mas aos olhos de um estudioso e observador dos destinos humanos através dos Tempos, verão que por trás da ambição e desse egoísmo esconde-se uma Força maior dirigindo os contendores, fazendo surgir nesses campos de combate – onde se digladiam grupos e interesses – horizontes novo, mais claros e amplos à Humanidade”. P.84.

     “Das lutas e experiências humanas, nada se perde, tudo se integra, unindo-se para o Melhor.

     A Era que passa é na verdade base para outra que surge. O Ontem perpetua-se no Amanhã. O Passado reflete-se no Presente. Porque a Vida se iniciou na Unidade – Um - e este Um tende ao Infinito. – Deus – Princípio e Fim.

     Atingida a coesão dos Sentimentos, o Homem ingressará na verdadeira Era Cristã, da qual esta presente não passa de precursora, e então viverá amando o próximo como a si mesmo. Cumprir-se-á, então, a Promessa Evangélica: “Um só rebanho, um só Pastor”.  P.86.

     “Não te deixes dominar pela sede de conquistas. O ambicioso cai sempre vítima da própria cupidez. Modera a ambição e serás feliz. A grandeza de um chefe não está no número de homens que abate nos campos de luta, mas no número de vivos que soube fazer felizes .... Sê bom ...  Há uma força maior além da tua ... Ela está no Deus Oculto que tudo criou”... P. 91.

     “Porque ninguém erra por culpa deste ou daquele. Apenas uns erram por inexperiência e fraquezas anímicas – os erros destes são quase inofensivos à coletividade, que sofre as consequências advindas desses deslizes, minimamente, tão só prejudicando eles aos próprios faltosos, por lhes atrasar o evoluir; outros, orgulhosos, cruéis e rebeldes, erram por vontade, cônscios do Mal – são estes os criminosos Espíritos que se obstinam  em ser pedras no caminho evolutivo da Humanidade terrestre, apesar da Voz divina que os vem esclarecendo e convidando para os Banquetes do Senhor, desde que o primeiro homem falou em nome de Deus, baseando as inspiradas palavras com sólidos exemplos, desinteressados, de amor simples e puros”. P 111.

     “A maneira de morrer não importa, o essencial é a maneira de viver”. P.123.

     De onde vem o poder maléfico dos feitiços?

 Das Almas de quem os faz. Porém, nenhum poder têm os feitiços sobre aqueles que trilham os caminhos do Senhor. Somente os maus, os que vegetam em pecados, devem temê-los.  As Almas são como flores; há inofensivas e venenosas .... As más exalam emanações deletérias; porém, essas emanações só atingem os incautos que não usam contra elas o antídoto das virtudes. O mal da magia atua naquele que, por qualquer carência espiritual, está sujeito ao contágio delas. Os bons e sãos não correm perigo. O feitiço está impregnado das vibrações venenosas que se desprendem dos pensamentos perversos e do coração daqueles que os concebem ... Só afetam Espíritos que se afinem com essas vibrações e sentimentos” ...   P. 124.

     “Deus não perdoa o pecado?

     Não é Deus que não perdoa. É o homem que não desculpa a si próprio por ter pecado ... E enquanto este não desfizer todo mal que espalhou na face da Terra, não alcançará a paz sonhado “... P. 125.

     “De onde se originou a inflexibilidade da Lei?

     Do pecaminoso modo de proceder nosso. Todo povo tem a lei que merece. Haverá um tempo em que ela não será inflexível, e sim, toda amor porque já o homem será todo bondade. Enquanto ele for pesado de maldades e erros, sofrerá os golpes da Lei de Justiça em relação ao próprio procedimento. Somente sofrendo na carne e no Espírito todo o mal que plantou, sentirá a extensão da falta cometida, ansiando depois de senti-lo por bem agir”. P. 125.

“Como chegar à Verdade?

     Precisamos transpor o “oculto” dos fatos. Em toda época e a seu tempo, desvenda a Humanidade, em geral, um pouco do Conhecimento de que o Cosmo é guardião. A Verdade tem que ser dosada racionalmente para que a ignorância e a inexperiência não a transformem em erro. A Evolução caminha, não dá saltos no Tempo, nem estaciona no Espaço; segue sem arrebatamentos a sua marcha ascensional nesta Terra e em todo o Universo, rumo ao Infinito, em busca da Perfeição que repousa em Deus”. P. 151.

     Em toda lágrima e em todo sorriso escondem-se misteriosas razões ... assim como no ódio e no amor, nos afetos e antipatias. Há olhar que nos fala de um sonhado mundo de edênica ventura; outro, de desesperos e infernos .... Ambos nos convidam a erguer o véu do pretérito onde encontraremos o “porque” do céu e do horror que fixamos um dia nessas retinas espirituais”. P. 152.

     “Para aquilatarmos a felicidade de um povo, devemos penetrar nos campos, fábricas e oficinas e não nos palácios. Porque comungando com a plebe, avaliamos o bem-estar e o adiantamento de qualquer nação. E não há de ser por suas sábias leis que asseguramos a paz e a ventura de uma comunidade, mas pela maneira como aquelas são aplicadas em benefício de todos”. P. 152.

     “Ninguém é propriamente feio, a não ser quando assim o quer ...A beleza vem da Alma e o corpo somente recebe seu reflexo ... Não há olhar mais formoso que aquele prenhe de virtudes! Querendo, irmão, poderás ser muito belo, irradiar simpatia, atrair, conquistar corações .... Por que não tentas?”. P. 166

     As ações que beneficiam o semelhante são as únicas pesadas na balança do Céu”. P.168.

      Toda vez que ofertamos algo, devemos agradecer a quem recebe, a ventura que nos concedeu em dar”. P. 201.

Fonte: O Alvorecer da Espiritualidade –Às Margens do Eufrates – Espirito Josepho 

Leda Marques Bighetti – setembro/2025


 
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2025 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett