Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
Reflexões Espíritas
voltar Imprimir
Queixas
Data: 12/07/2025

           “Irmãos, não vos queixeis uns dos outros para que não sejais reprovados”.  Tiago, 5:8

     O conceito de queixa explica que é ela expressão de dor, decepção, descontentamento, aborrecimento, lamentação, lamúria ou até ressentimento.

     E quem é o queixoso?

     É alguém que pelo hábito de ser queixoso, a primeira situação que arroga para si, é o descrédito. Pessimista, exterioriza-se ressentido, magoado: nada está ou fica bem. Pela forma de se posicionar frente a vida, desfigura os quadros do caminho, despende cargas energéticas pastosas, opacas, irritantes até.

     Releve-se que é direito de que, em se convivendo, no trabalho, no lar, na vida, com algo que cause desconforto, levar o fato a quem de direito para que providências aconteçam. Isso é natural, normal, sadio.

     Quando, porém, as reclamações são constantes, sobre todos e tudo e a toda hora, repetitivas e sobre os mais diferentes fatos, há que se ter cuidado...

     O queixoso, nesse caso, se coloca na posição passiva, na qual, as coisas, os outros, e as situações, são culpados por sua infelicidade, pela sua não realização. Espera, inclusive, que o outro ou outros resolvam aquela situação com a qual ele não concorda.

     É um ser apegado ao como deveria ser, ao como as pessoas deveriam tratá-lo. Pode ser forma de expressar medo, falta de controle sobre o que realmente sente, espantar culpa, liberar raiva frente a coisas que não saíram como esperava

     O queixoso se percebe como tal?

     Normalmente não. É vício imperceptível quase sempre oriundo de raízes internas profundas; a sentimentos arraigados de que a vida, em algum tempo, ficou devendo algo, e, embora tenha sido bonzinho, feito tudo direitinho, não recebeu a recompensa   merecida.

     Néio Lúcio em “Alvorada Cristã”, conta pequena história da gota d’água, do raio de luz, da abelha e do homem queixoso que se apresentaram ante o trono de Deus. Ele os recebeu com bondade perguntando que trabalho faziam, se precisavam de algo.  A gota d’água falou que estivera em terreno quase deserto e tentara ajudar uma laranjeira. Fizera tudo quanto lhe fora possível, mas pedia o auxílio de outras gotas para socorrer tantos quantos delas precisassem.  O Pai sorriu satisfeito e deu-lhe não só o recurso das gotinhas como também, chuvas e fontes.

     O raio de luz, desceu, desceu até o fundo de um abismo. Combateu as sombras como pode, mas muitas criaturas ficaram a suplicar claridade. Veio, por isso, pedir-Lhe outros raios de luz. Contente, o Pai responde que lhe daria o Sol.

     Na vez da abelha, ela conta que havia fabricado todo mel que lhe fora possível, mas as crianças eram muitas. Implorava mais flores e abelhas. Muito feliz, o Pai abençoa e dá-lhe muitos, muitos jardins e abelhas.

     Apresenta-se o homem com o rosto desagradável, taciturno, revoltado, dizendo logo que nada conseguira fazer. Por todo lado encontrara inveja, má vontade, ingratidão. Nas pessoas que encontrei só vi ódio e maldade, diz ele.

     O Pai bondoso, com expressão de descontentamento, diz-lhe que os seres pequeninos que o precederam, alegraram-no com o relato de seus trabalhos, mas que o homem, com a boca que só sabe queixar, desprezou os dons recebidos ... “retira-te e só voltes a buscar-me quando aprenderes a servir sem reclamar”.

     Lembrar que conhecer Doutrina Espírita é tornar melhor as pessoas que a compreendem e que buscam, no uso da razão, equilíbrio e bom senso.

     “Em todas as circunstâncias, não nos esqueçamos de que, em nos queixando de alguém, estaremos intimando, automaticamente a nós mesmos, a viver em nível mais alto e a fazer coisa melhor”. Palavras de Vida eterna, lç. 100.

     Logo, reclamar em queixas não só não resolve, como agrava situações naturais ou normais do dia a dia.

     Impor silêncio às queixas e nesse educar, tornar-se mais tolerante, bondoso; educar a mente, os sentimentos para conseguir enxergar em tudo e em todos, o lado melhor que só no amor é capaz de descobrir. 

 Leda Marques Bighetti – julho/2025


 
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2025 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett