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O Livro dos Espíritos  |  Capítulo IV     |  01/10/2012
SERES ORGÂNICOS E INORGÂNICOS - INTRODUÇÃO E QUESTÕES DE 60 A 67A - PARTE II
             Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade (Segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec)

Livro Primeiro: As Causas Primárias

Capítulo I
 DeusQ. 1 a 16
Capítulo II
 Elementos Gerais do UniversoQ. 17 a 36
Capítulo III
 CriaçãoQ. 37 a 59
Capítulo IV
 Princípio VitalQ. 60 a 75a
 
ISeres Organicos e InorganicosQ. 60 a 67a
IIA Vida e a MorteQ. 68 s 70
IIIInteligencia e InstintoQ. 71 a 75a

Capítulo IV – Seres Orgânicos e Inorgânicos - Introdução e questões de 60 a 67a


Desenvolveremos em bloco as questões seguintes até a sessenta e sete a (67 a).

             Para responder ao que ficou em suspenso no término do mês anterior, vamos transcrever textualmente a questão 64:

             - (...) “Vimos que o Espírito e a matéria são dois elementos constitutivos do Universo. O princípio vital formaria um terceiro?”.

             - (...) “É um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas tem a sua fonte nas modificações da matéria universal. É um elemento para vós como o oxigênio e o hidrogênio que, entretanto, não são elementos primitivos, pois todos procedem de um mesmo princípio”.

A esquematização no gráfico “materializa”, mostrando-o originário nas modificações da matéria universal. 

É, como está na resposta, um elemento, por exemplo, como o oxigênio, o hidrogênio, que não sendo elementos primitivos, procedem todos de um mesmo princípio, tendo ele propriedade especial da matéria universal.

             Como entender?

             Ainda, usando o gráfico, vamos fazê-lo detendo-nos na expressão usual no meio espírita – fluido cósmico universal ou FCU.

             Quando empregada no início do trabalho do Codificador, foi por ele censurada. Afirmava-se que ao usar essa expressão, incorria em redundância, um pleonasmo porque “cósmico” e “universal” são sinônimos, bastando dizer-se “fluido cósmico” ou “fluido universal”.

             Na realidade, cada um dos vocábulos apresenta colorações próprias:

- universo – relativo a tudo quanto existe no tempo e no espaço; encerra a ideia de

extensão, generalidade, abrangência.

             Representa a totalidade de seres existentes, animados e inanimados; o conjunto de galáxias, astros, corpos celestes e o infinito em que estão. Daí dizer-se que universo, universal, abrange tudo, é o total, o inteiro, tudo e todos, por toda parte, no conjunto completo de seres e coisas.

             Baseado nesse significado é que muitas vezes na Codificação, Allan Kardec aplica a expressão “fluido universal” ou “fluido cósmico universal” e não “fluido cósmico”, uma vez que têm elas significados próprios.

             Vamos entender a palavra Cosmo, que vem do grego kosmos e é usada para significar “mundos”. Embora referindo-se ao Universo, tem conotação de natureza do ser, sua qualidade e espécie. Por isso, o emprego de inúmeras palavras com a raiz “cosmo” e não “universo”: cosmogênese e cosmogônico, cosmografia, cosmologia, cosmonauta, cosmopolita, cosmogonia, etc.

             Daí porque usa-se “cósmico” e não,” universal”:

a.   designação do astro, constelação ou planeta, que nasce e se põe com o sol;

b.   poeira cósmica;

c.   nascer cósmico;

d.   por cósmico;

e.   raios cósmicos;

              Ver Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, Editora Nova Fronteira, publicado com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

             Por isso e segundo significações específicas próprias, Allan Kardec às vezes usa “fluido cósmico” e não “fluido universal”. Acertadamente usa ou “fluido cósmico” ou “fluido universal” ou “fluido cósmico universal” segundo a significação que tinha em vista.

Transcrevo José de Souza Almeida quando a respeito grafa:

             (...) “Para entender, tomemos um exemplo: para designar as partículas com deslocamento extremamente rápido e vindas do espaço e que possuem grandes energias devido a enormes velocidades” usa-se acertadamente a expressão “raios cósmicos” e não “raios universais”; mas ocorre que essas partículas são universais, ou seja, ocorrem no Universo inteiro; dai poder dizer-se “raio cósmico universal” para indicar que ele é universal”.

             Pelo mesmo motivo, o “fluido cósmico” de que fala Allan Kardec é também universal; daí ser empregada corretamente a expressão “fluido cósmico universal”, na qual cada uma das palavras tem sua significação própria.

             Segundo os Espíritos na “Revista Espírita” – março 1887 – esse fluido possui três atributos fundamentais:

- preenche todo o espaço, tanto nas dimensões interatômicas quanto nas imensidões

siderais;

- é a substância primária da qual procede a matéria terrestre;

- é o veículo de interação entre a Divindade e a Criação;

- apresenta-se em dois estados extremos:

- um de máxima sutilização no qual se exterioriza em inúmeras formas de energias conhecidas.

- outro, de total condensação no qual toma a forma da matéria tangível, havendo entre esses dois extremos uma infinidade de estágios intermediários.

             O conteúdo estudado poderia de alguma forma ser “materializado”? É no que nos deteremos no próximo mês.

Leda Marques Bighetti

Outubro / 2012


 
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