Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Evolução Humana  |  Homem - Ser Predestinado à Evolução     |  01/10/2001
PLANO DE TRABALHO
- INTRODUÇÃO 
   I - Reflexões: Para Entender o Tema 
   II - O papel das civilizações 
   III - Evolução 
   IV - As Instituições 
   V - As civilizações e a cultura 
   VI - A Revolução Industrial

- DESENVOLVIMENTO 
   VII - A vinda de Jesus 
   VIII -O Espiritismo como proposta ao Homem para que mais claramente entenda sua           função em relação a si e ao planeta que o acolhe

- CONCLUSÃO 
   IX - Guerras – como entende-las, apesar de todo esse encadear de reflexões ? 
   X - A educação para humanização

INTRODUÇÃO

I – Reflexões: Para Entender o Tema

              É o homem fadado, destinado por antecipação a crescer, desenvolver-se, mudar apresentando novas estruturas cada vez mais avançadas e perfeitas ? 
              Reflitamos: 
              Deus criou o Universo e criou o Espírito. 
              "Deus é a Inteligência Suprema, Causa Primária de Todas as Coisas." 
              Onde podemos encontrar a prova da existência de Deus ? 
              Não há efeito sem causa. Procuremos a causa de tudo o que não é obra do homem e encontraremos a razão da existência de Deus. 
              Para crer em Deus é suficiente lançar os olhos às obras da criação, à Natureza em suas infinitas variações. 
              A harmonia que regula suas forças revela combinações e fins determinados o que prova ser obra de um "Poder Inteligente". O acaso é cego; não pode produzir efeitos inteligentes. Afirmar que o homem é criação de Deus, é afirmar uma verdade. 
              O homem é constituído pelo Espírito que significa individualização do Princípio Inteligente e pelo corpo que é a individualização do princípio material. A existência do Espírito é preexistente, existente e sobrevivente ao corpo físico. 
              Deus criou os Espíritos simples e ignorantes, aptos para o bem como para o mal. Ao entrar na fase de humanização já é ele dotado do senso moral; dispõe do livre-arbítrio; começa a responsabilidade dos seus atos. O livre-arbítrio dá-lhe condições e direito de traçar a própria história. Ele se desenvolve à medida que o Espírito toma consciência de si mesmo. Não haveria justiça e liberdade se as suas escolhas na vida não fossem feitas pela sua própria determinação e por sua espontânea vontade. 
              O homem, sob o ponto de vista anatômico, tem a mesma composição dos mamíferos, só difere deles, por razões e necessidades específicas, na forma exterior. Tem as mesmas funções, os mesmos modos de nutrição, respiração, secreção e reprodução.
              Todavia, o homem não tem só o corpo, ele é o Princípio Espiritual desenvolvido e individualizado. E ao Espírito, o limite a que chegará, será atingir a perfeição relativa, isto é, tornar-se um Puro Espírito pelo desenvolvimento e educação total da sua potencialidade. Esse Princípio Espiritual é conseqüência necessária da existência de Deus, dados os seus atributos de Inteligência, Justiça e Bondade. 
              Não se poderia conceber um Deus soberanamente justo e bom, a criar seres inteligentes e sensíveis para lança-los ao nada, após existências de lutas sofrimentos e progressos à custa de sua própria responsabilidade e capacidade. Concluímos que o pensamento é um atributo do Espírito que quanto mais trabalhado e educado mais capacitado para arbitrar, escolher, optar e viver o Bem. 
              É inato no homem a idéia de perpetuidade do ser espiritual; essa se acha nele em estado de intuição e de aspiração. 
              Desde que a inteligência e o pensamento não podem ser atributos da matéria, chega-se à conclusão de que o elemento material e o elemento espiritual são os dois princípios constitutivos do Universo e acima deles – Deus. 
              De modo individualizado, o elemento espiritual constitui os seres chamados Espíritos. Assim como o elemento material individualizado constitui os diferentes corpos da natureza; orgânicos e inorgânicos. A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo em ritmo de constante progressão. 
              O que se pode deduzir do princípio da soberana justiça de Deus é que todos os Espíritos procedem do mesmo ponto de partida. Onde o futuro será o resultado das suas opções e da sua vontade. O livre-arbítrio lhes concede essa liberdade. Todos atingirão o grau máximo da perfeição com seus esforços pessoais, vivendo o processo de múltiplas vidas que ocorrem pela eternidade. 
              Progredir é condição normal dos seres espirituais. O que constitui o processa da evolução dos Espíritos, são as contínuas mudanças de consciência que vão se processando conforme vai sendo trabalhado o conhecimento. Assim não basta conhecer. Faz-se necessário refletir, comparar, adequar, mudar, renovar, exteriorizar em atos as novas propostas aceitas. 
              O corpo é o envoltório e o instrumento que o Espírito usa para a realização do seu trabalho na Terra e em outros mundos do Universo. 
              Por ser imortal e constituído por um potencial perfectível, faz-se necessário para que se atinja esse desenvolvimento o processo de múltiplas vidas e a pluralidade dos mundos. 
              Assim como para o Espírito vidas se sucedem a outras vidas – também mundos se sucedem a outros mundos – numa seqüência eterna para a evolução gradativa dos Espíritos, significando estes, vários e diferentes estágios evolutivos, cada qual com seu conteúdo de estímulos adequados, e seqüentes do grau daqueles Espíritos que aí habitam ou vão habitá-los. 
              A obrigação que tem o Espírito encarnado de prover o alimento para o corpo, sua segurança, seu bem estar, força-o a empregar suas faculdades em investigações, a exercitá-las e desenvolvê-las. 
              Se tudo isso é útil ao seu progresso, só através da sua união com a matéria – o corpo, é que conseguirá, nos atritos e convivências com o meio, educar-se mudando comportamentos. 
              Conclui-se que as reencarnações são necessárias. 
              Além disso, no processo da reencarnação dá-se também o progresso e as transformações materiais do globo terrestre. 
              Os Espíritos deixam na Terra os efeitos de suas experiências vividas neste planeta, o que contribui para o acúmulo cultural que é incorporado ao processo de evolução da Terra, tornando-o cada vez mais elaborado, propiciadora de campo evolutivo mais amplo à esse mesmo Espírito que renovando-se, renova o meio, a sociedade, o Universo enfim.

Luiza de Campos Freire Favaretto 
Outubro / 2001
 
Bibliografia:
- O Livro dos Espíritos – Alan Kardec - A Gênese – Alan Kardec - Ação Cultural para a Liberdade – Paulo Freire - História da Civilização Ocidental – Edvard Macnall Burns - Dicionário da Língua Portuguesa - Páginas: 154-282, 364, 59, 515, 422, 440, 158, 190, 504, 599 – 29 – 658, 290, 295, 126, 562, 359, 200, 234, 514, 346, 451, 449, 433
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett