Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Estudo da Mediunidade  |  Espiritismo e Mediunidade     |  09/03/2001
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DOUTRINA ESPÍRITA
O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material. Ele nos mostra esse mundo, não mais como sobrenatural, mas, pelo contrário, como uma das forças vivas e incessantemente atuantes da natureza, como a fonte de uma infinidade de fenômenos até então incompreendidos e por essa razão rejeitados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. É a essas relações que o Cristo se refere em muitas circunstâncias, e é por isso que muitas coisas que Ele disse ficaram ininteligíveis ou foram falsamente interpretadas. O Espiritismo é a chave que nos ajuda a tudo explicar com facilidade. 
              
O Espiritismo é a Terceira Revelação da Lei de Deus. Não está personificado em ninguém, porque ele é produto do ensinamento dado, não por um homem, mas pelos Espíritos que são as vozes do céu, em todas as partes da terra e por inumerável multidão de intermediários. 
              
Da mesma maneira que disse o Cristo: " Eu não venho destruir a Lei, mas dar-lhe cumprimento", também o Espiritismo nada ensina contrário ao ensinamento do Cristo, mas o desenvolve, completa e explica, em termos claros para todos, o que foi dito sob forma algórica. Ele vem cumprir na época predita, o que o Cristo anunciou e preparar o cumprimento das coisa futuras. Ele é, portanto, obra do Cristo, que o preside, assim como preside as que igualmente anunciou: a regeneração que se opera e que prepara o Reino de Deus sobre a Terra. 
              
A Doutrina Espírita, assentada em tríplice aspecto, científico, filosófico e religioso, está estabelecida em princípios fundamentais que constituem o seu alicerce.

Os princípios que dão autoridade à Doutrina são:

• Existência de Deus
• Imortalidade do Espírito
• Pluralidade das existências
• Comunicabilidade entre encarnados e desencarnados
• Pluralidade dos mundos habitados
              
Foram revelados pelos Espíritos, firmados na Codificação por Allan Kardec. Resultam da observação e constatação dos fatos que deram a conhecer a existência do mundo espiritual e suas leis, as quais regem as relações com o Mundo Material. 
              
Percebe-se o verdadeiro espírita quando, através da compreensão desses princípios e conseqüente aplicação nas próprias experiências, o Homem transforma-se desencadeando em si o processo da auto-educação. Ao assimilar o conteúdo decorrente da crença nesses fundamentos, o Espírito melhora-se social, intelectual e moralmente, renovando sentimentos e ações. 
              
Existência de Deus 
              
O "O Livro dos Espíritos" começa pela definição de Deus, quando então os Espíritos afirmam: "Deus é a Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas". A seguir trata dos atributos de Deus, de Suas relações com o mundo e com os homens. 
              
Parte de um axioma: a existência de Deus; mas este axioma se evidencia na afirmação lógica que há na questão 14 quando esclarece: " Deus existe e não o podeis duvidar e isso é essencial". Analisando essa assertiva encontramos o seguinte:

1º) a afirmação pura e simples de Deus , como verdade suprema, que antecede a nossa razão e a ela se impõe;

2º) a afirmação de um atributo de Deus, que é a sua existência, ou seja, a sua imanência;

3º) a afirmação que não podemos duvidar dele e de sua existência, não porque estejamos proibidos de fazê-lo, mas porque há uma impossibilidade lógica de duvidar;

4º) a afirmação de que "isso é essencial", ou seja, de que, no nosso estado atual de evolução, não precisamos de mais do que essa compreensão, que nos basta.

Mergulhando aos poucos na certeza da existência de Deus, o Homem, estimulado pelas vicissitudes, necessidades e desigualdades, vê aflorar a compreensão de uma Justiça Superior que o conduzirá certamente, a um destino Feliz; sente-se então merecedor de um tempo maior para que , através de suas múltiplas experiências atinja o estado de Perfeição para o qual foi criado; descobre-se então imortal, a fim de bem compreender a causa de tudo o que lhe acontece. 
              
Imortalidade 
              
Preexistência, existência e sobrevivência da alma: - recursos imprescindíveis para quem foi criado por um Pai Justo, Amoroso e Misericordioso, com livre-arbítrio para tudo experimentar e dentro de mecanismos norteadores e educadores -- Lei de Causa e Efeito -- aprender a escolher melhor, percebendo em si mesmo as conseqüências da própria ação. 
              
Reencarnação 
              
Significa o retornar do espírito ao corpo tantas vezes quantas se tornem necessárias para o auto burilamento, libertando-se das paixões e adquirindo experiências superiores, sublimando as expressões do instinto ao tempo em que desenvolve a inteligência e penetra nas potencialidades transcendentes da intuição.           
É o renascimento no corpo físico representando a oportunidade de desenvolver as perfeições contidas em gérmen "... Criou-nos Deus em potência, como sementes que têm em si mesmas todas as potencialidades futuras. Assim, criou-nos perfeitos...". Cabe a cada qual, desenvolver essas potencialidades, transformá-las em ato como seres espirituais. A continuidade desse processo pedagógico só acontece através da imortalidade nas vidas sucessivas. 

              O Livro dos Espíritos, questões 166 e 167:
" Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-     se ? " 
              "Sofrendo a prova de uma nova existência." 
              a) Como realiza essa nova existência? Será pela sua transformação como Espírito ? 
              "Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal." 
              "b) A alma passa então por muitas existências corporais ? 
              "Sim, todos contamos muitas existências. Os que dizem o contrário pretendem manter-vos na ignorância em que eles próprios se encontram. Esse o desejo deles." 
              c) Parece resultar desse princípio que alma, depois de haver deixado um corpo, toma outro, ou, então, que reencarna em novo corpo. É assim que se deve entender ? 
              " Evidentemente ". 
              "Qual o fim objetivado com a reencarnação ?

" Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a Justiça ? " 

              Comunicabilidade 

Intercâmbio entre os dois mundos, a comunicabilidade ou mediunidade, revelou ao homem a existência do Mundo Espiritual, donde todos procedemos e para onde, após o fenômeno morte, todos retornamos. 
Mais difundido o exercício da mediunidade através da comunicações dos desencarnados com os encarnados, tal faculdade se faz a porta por meio da qual se abrem os horizontes da Imortalidade, propiciando amplas possibilidades para evidenciar a indestrutibilidade da vida, não obstante o desgaste do transitório corpo físico. Será objeto dos nossos estudos em seus desdobramentos. 

              Pluralidade dos mundos habitados 

É uma decorrência da existência de Deus que cria Espíritos simples e ignorantes para fazerem seu desenvolvimento até alcançarem a perfeição e a felicidade, dando-lhe para isso mundos materiais, mais ou menos densos e mundos mais "espiritualizados" para os Espíritos mais evoluídos. Representa a continuidade de educação do Espírito sob os mais variados estímulos, para que seu potencial perfectível ecluda e possa ser trabalhado. 

A crença nesses princípios leva o homem a um estado de constante aperfeiçoamento, a expressar-se através de sentimentos , pensamentos e ações cada vez mais cristãos. A ação desses fundamentos naqueles que os assimilam, configura o objetivo da Doutrina Espírita que é a renovação moral da humanidade através da renovação moral do homem que a constitui.

Tereza Cristina D'Alessandro 
Setembro / 2001
 
Bibliografia:
ALLAN KARDEC - O Livro dos Espíritos -Livro Primeiro-cap I -EME -Edição Especial.1997 A Gênese - Cap. I e II- FEB -2ª ed. Brasília/DF 1984 FRANCO, DIVALDO P./JOANNA DE ÂNGELIS - Estudos Espíritas - cap. 1, 8 e 18 FEB -4ª ed. Brasília/DF ,1987 PIRES, J. HERCULANO - O Espírito e o Tempo, III Parte- Doutrina Espírita cap. IV Religião em Espírito e Verdade - EDICEL.- 7ª ed. Sobradinho - DF
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett