Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Estudo Evangélico     |  01/08/2008
SE ASPIRAS A SERVIR
"Aprendi a contentar-me com o que tenho" - Paulo
(Filipenses, 4:11)
             
Algumas pessoas dizem que gostariam de ajudar em determinada obra, mas, sempre colocam condições que consideram como impossibilidades.

A frase de Paulo "aprendi a contentar-me com o que tenho", tem um significado mais profundo do que parece à primeira vista.
Podemos entender, que " o contentamento com o que tenho", não é apenas no sentido de o que tenho me basta, mas, quer dizer, também, o que possuo é suficiente para mim e é o que posso oferecer, posso usar em favor de todos os que precisam, não só em relação aos bens materiais, mas, em relação as inúmeras possibilidades que descobrimos em nós mesmos, quando nos dispomos, sinceramente, em servir.

Paulo, mesmo estando preso em Roma, na carta que escreveu aos filipenses procura levantar o ânimo dos companheiros, estimulando-os à luta, demonstrando serenidade e força, doando a eles o que era possível naquele momento. Não possuindo bens materiais, mesmo em outras ocasiões, nunca deixou de cooperar com os amigos doando sempre da riqueza interior que já conquistara, animando-os, estimulando-os ao trabalho consigo , à prática do Bem para com todos.

Muitas pessoas lamentam não poder fazer todo o bem que gostariam, por falta de recursos financeiros, porque consideram que só com dinheiro é que se pode auxiliar.
Não é preciso possuir riqueza, fortuna, ou mesmo títulos oficiais, para auxiliar e não devemos ficar inativos por não os possuirmos. Precisamos apenas de boa vontade, porque aquele que deseja ser útil sempre encontra meio de fazê-lo. Basta procurar que encontrará, pois, não há uma só pessoa que no gozo perfeito de suas faculdades não possa prestar algum serviço, consolar, amenizar um sofrimento físico ou moral.
Na falta de dinheiro, todas as pessoas não possuem um pouco do seu esforço, do seu tempo, do seu repouso, não podem sair da sua comodidade para oferecer um pouco aos outros? Isso também é servir.
As instituições que abrigam crianças e idosos, sempre precisam de voluntários para ajudar nos cuidados com seus abrigados. Sabendo se organizar a pessoa que deseja servir, pode doar um pouco do seu tempo, seja cuidando de pessoas ou alfabetizando os necessitados de instrução.
Não é preciso esperar pelas outras pessoas para começar, se já despertamos para a cooperação com Jesus, basta nos coloquemos à disposição para sermos instrumentos úteis para execução da tarefa.

A Natureza, dá exemplo do espírito de serviço. Observando atentamente, veremos a cooperação e o auxílio que existem nas menores manifestações dos reinos inferiores.
O vento ajuda as flores, permutando-lhes os princípios da vida. As flores produzirão frutos abençoados. Os pássaros ajudando na polinização das plantas, etc.

A pessoa que serve pelo prazer de ser útil, progride sempre e encontra muitos recursos dentro de si mesma, na solução de todos os problemas.
Aquele que aprende a servir sabe reduzir as dificuldades do caminho, descobrindo trilhos novos.
Recebemos proporcionalmente ao que doamos, e à medida que auxiliamos espontaneamente, nos fortalecemos para sermos mais úteis e servirmos mais.

Jesus, o maior exemplo de dedicação que conhecemos, pois, não possuindo bens materiais , foi quem mais serviu a Humanidade, disse: "O Filho do Homem não veio para ser servido mas para servir", e Ele continua dedicando-se a benefício de todos até o fim da luta.

Se há mais alegria em dar que em receber, há mais felicidade em servir que em ser servido.
Quem serve, prossegue na marcha, e não estaciona, por isso, não percamos tempo com inutilidades, pois, quem sente e age com Jesus, vive feliz e procura melhorar-se melhorando a vida com aquilo que tem.

Maria Aparecida Ferreira Lovo
Agosto / 2008
 
Bibliografia:
● Xavier, Francisco Cândido (Emmanuel) - "Palavras de Vida Eterna" Estudo ●"Fonte Viva", F.C.Xavier/Emmanuel, lição 82 E.E., Allan Kardec, XIII-6
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett