Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Médiuns  |  Segunda Parte Das Manifestações Espíritas   |  Capitulo I   |  01/01/2003
AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA 4
Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento na mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.
 
SEGUNDA PARTE
 
DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS
 
CAPITULO 1
 
AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA

Estudo 18: item 57
 
- Formação do Perispírito: Os Fluidos
 
Em estudo anterior relembramos que Allan Kardec ao analisar a ação dos Espíritos sobre a matéria, concluiu que essa ação só é possível porque o Espírito não é uma abstração, mas um ser definido, limitado e circunscrito. Acrescenta que o Espírito encarnado é a alma do corpo; quando o deixa pela morte, não sai desprovido de qualquer envoltório, e apresenta a forma humana.
Na questão 88 de O Livro dos Espíritos, os instrutores espirituais responderam a Kardec que os Espíritos “(...) são , se o quiserdes, uma flama, um clarão ou uma centelha etérea.” . Isto se aplica ao Espírito propriamente dito, como princípio intelectual e moral, ao qual não saberíamos dar uma forma determinada. Mas, em qualquer de seus graus, ele está sempre revestido de um invólucro ou perispírito, cuja natureza se eteriza à medida que ele se purifica e se eleva na hierarquia. Dessa maneira, a idéia de forma é para nós inseparável da idéia de Espírito, a ponto de não concebermos esta sem aquela. O perispírito, portanto, faz parte integrante do Espírito como o corpo faz parte integrante do homem.
Portanto, conforme definição contida em O Livro dos Médiuns,  cap. 32 - Vocabulário Espírita; do grego "peri: em torno, o Perispírito é o envoltório semimaterial do Espírito. Nos encarnados, serve de intermediário entre o Espírito e a matéria; nos Espíritos errantes (desencarnados sujeitos à reencarnação), constitui o corpo fluídico do Espírito".
 
Ainda em O Livro dos Médiuns, 1ª parte, cap I,
 
Item 54 - O homem é, portanto, formado de três partes essenciais:
            1ª - o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
            2ª - a alma, Espírito encarnado, do qual o corpo é a habitação;
            3ª - O perispírito, princípio intermediário, substância semimaterial, que serve de primeiro envoltório ao Espírito e une a alma ao corpo. Tais são, num fruto, a  semente, a polpa e a casca.
 
Formação do Perispírito
 
Explica Kardec no item 57 que, embora fluídico, o perispírito se constitui de uma espécie de matéria como se observa nos casos de aparições tangíveis. Sob a ação de certos médiuns verificou–se a aparição de mãos, com todas as propriedades das mãos vivas, dotadas de calor, podendo ser apalpadas, oferecendo a resistência de corpos sólidos, pegando as pessoas, e que de repente se esvaneciam como sombras. A ação inteligente dessas mãos prova que elas são a parte visível de um ser inteligente invisível. Sua tangibilidade, sua temperatura, a impressão sensorial que produzem, chegando mesmo a deixar marcas na pele, a dar pancadas dolorosas, a acariciar delicadamente, provam que são materialmente constituídas. Sua desaparição instantânea prova, entretanto, que essa matéria é extremamente sutil e se comporta como algumas substâncias que podem, alternativamente, passa do estado sólido ao fluídico e vice-versa.
Para entender a formação do perispírito é preciso estudar os elementos fluídicos que constituem o mundo que percebemos e aquele que escapa aos nossos sentidos, formando o mundo espiritual.
 
Os Fluidos
 
O fluido cósmico universal é a matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da Natureza. Como princípio elementar do Universo, ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal, e o de materialização ou ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele. O ponto intermediário é o da transformação do fluido em matéria tangível.  Mas, ainda aí, não há transição brusca, porquanto podem considerar-se os nossos fluidos imponderáveis como termo médio entre os dois estados. (Ver A Gênese, cap. IV, nº10 e seguintes.)
Cada um desses dois estados dá origem, naturalmente, a fenômenos especiais:
        • Fenômenos materiais: pertencem ao mundo visível e resultam do estado de materialização ou ponderabilidade; são da alçada da Ciência propriamente dita.
        • Fenômenos espirituais ou psíquicos: pertencem ao mundo invisível e  resultam do estado de eterização ou imponderabilidade; ligam-se de modo especial à existência dos Espíritos e são estudados pelo Espiritismo.

Explica Kardec que, como a vida espiritual e a corporal se acham em constante relação, os fenômenos das duas categorias muitas vezes se produzem simultaneamente. Encarnado, o homem só pode perceber os fenômenos psíquicos que se prendem à vida corpórea; os do domínio espiritual escapam aos sentidos materiais e só podem ser percebidos no estado de Espírito.
No estado de eterização, o fluido cósmico não é uniforme e sem deixar de ser etéreo, sofre modificações tão variadas em gênero e mais numerosas talvez do que no estado de matéria tangível. Essas modificações constituem fluidos distintos que, embora procedentes do mesmo princípio, são dotados de propriedades especiais e dão lugar aos fenômenos peculiares ao mundo espiritual. Para os Espíritos, esses fluidos tem uma aparência tão material, quanto a dos objetos tangíveis para os encarnados, e são, para eles, o que são para nós as substâncias do mundo material.
Os elementos fluídicos do mundo espiritual escapam aos nossos instrumentos de análise e aos nossos sentidos, feitos para sentirem a matéria tangível e não a matéria etérea.
Continuando, o Codificador explica que, a pureza absoluta, da qual não temos ideia, é o ponto de partida do fluido universal; o ponto oposto é o em que ele se transforma em matéria tangível. Entre esses dois extremos, dão-se inúmeras transformações, mais ou menos aproximadas de um e de outro. Os fluidos mais próximos da materialidade, os menos puros, conseguintemente, compõem o que se pode chamar de atmosfera espiritual da Terra. É desse meio, onde igualmente vários são os graus de pureza, que os Espíritos encarnados e desencarnados, deste planeta, haurem os elementos necessários à manutenção de suas existências.
Desse meio fluídico, do meio onde se encontra, é que o Espírito retira os elementos fluídicos que constituirão o seu perispírito; esse envoltório é, então, formado dos fluidos ambientes, resultando daí que os elementos constitutivos do perispírito naturalmente variam, conforme os mundos.
Em nosso próximo estudo continuaremos estudando a formação do perispírito, mas relembramos com Allan Kardec,
 
“É essencial o estudo sobre os fluidos, porque nele está a chave de uma imensidade de fenômenos que não se conseguem explicar unicamente com as leis da matéria”.

Elisabeth Maciel / Tereza Cristina D’Alessandro
Janeiro / 2003
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns: 2.ed. São Paulo:FEESP, 1989 - Cap. I 
KARDEC, Allan - O Livro dos Espíritos: ed. especial São Paulo:EME, 1997 - Cap. I e II 
KARDEC, Allan - A Gênese: 26.ed.Brasília: FEB,1984 - cap X e XIV
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett