Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Céu e o Inferno  |  Segunda Parte - Exemplos Capitulo VIII     |  01/12/2010
EXPIAÇÕES TERRESTRES - SZYMEL SLIZGOL - CONTINUAÇÃO I
CAPÍTULO VIII EXPIAÇÕES TERRESTRES, Szymel Slizgol (continuação)

Este não passou de um pobre israelita de Vilna, falecido em maio de 1865.
Durante 30 anos mendigou com uma salva nas mãos. Por toda a cidade era bem conhecida aquela voz que dizia: "Lembrai-vos dos pobres, das viúvas e dos órfãos!" Por essa longa peregrinação Slizgol havia juntado 90.000 rublos, não guardando, porém, para si um só copeque. Aliviava e curava os enfermos; pagava o ensino de crianças pobres; distribuía aos necessitados a comida que lhe davam. A noite, destinava-a ele ao preparo do rapé, que vendia a fim de prover às suas necessidades, e o que lhe sobrava era dos pobres. Foi só no mundo e, no entanto o seu enterro teve o acompanhamento de grande parte da população de Vilna, cujos armazéns cerraram as portas. (1)

A vida de Szymel Slizgol como retratada acima se apresenta como um exemplo do significado da palavra altruísmo criada por Auguste Comte, filósofo francês, que em 1830, a caracterizou como o grupo de disposições humanas, sejam elas individuais ou coletivas, que inclinam os seres humanos a se dedicarem aos outros (2). É a forma mais completa de abnegação, um complexo de valores, um misto de coragem, valentia e resignação. O altruísmo sabe enxergar as necessidades alheias com grande acuidade, atendendo-as... ”com mãos veludosas e voz dúlcida que não constrange nem humilha o beneficiado. O altruísmo não aguarda reconhecimento, não espera aplauso ou louvação. No altruísmo, a caridade esplende soberana e discreta, desvelando a presença de Deus no coração. É bênção do amor sublime de Deus que se embosca no coração e se irradia em forma de compaixão.”(3) .

O altruísmo, a filantropia e a caridade são palavras às vezes utilizadas como sinônimo, entretanto, é necessário que se estabeleça a diferença entre elas. Confundida vulgarmente com a esmola, a caridade excede, sob qualquer aspecto considerado, as doações externas, com que o homem supõe em tal atividade encerrá-la. A esmola, evidentemente, não merece reprovação, mas sim a maneira pela qual habitualmente é dada. O homem de bem, que compreende a caridade segundo o pensamento do Cristo, vai ao encontro do que dela necessita, sem esperar que este lhe estenda a mão, pois sabe que o homem condenado a pedir esmola se degrada física e moralmente e se embrutece. Altruisticamente, Szymel Slizgol, estendia ele as mãos a pedir, não para si, mas para os que mais necessitavam, não permitindo assim o embrutecimento e a degradação moral de seus protegidos.(1) 

A filantropia, segundo a enciclopédia livre Wikipédia ,é a ação continuada de doar dinheiro ou outros bens a favor de instituições ou pessoas que desenvolvam atividades de grande mérito social (4). O caso de Szymel Slizgol, também se caracteriza pela filantropia visto que ...” A noite, destinava-a ele ao preparo do rapé, que vendia a fim de prover às suas necessidades, e o que lhe sobrava era dos pobres.” (1)

A filantropia é encarada por muitos como uma forma de ajudar e guiar o desenvolvimento e a mudança social, sem recorrer à intervenção estatal, muitas vezes contribuindo por essa via para contrariar ou corrigir as más políticas públicas em matérias sociais, culturais ou de desenvolvimento científico. Os indivíduos que adotam esta prática, são em geral denominados por filantropos (4).Não há nenhum senão na filantropia quer seja ela individual ou social,pois todo gesto de generosidade, é valioso. A filantropia, exercida por pessoas aquinhoadas por muitos bens materiais ,que destinam altas somas à edificação de obras de incontestável valor, ou descobertas da ciência,ou mesmo financiando a arte e a cultura, minorando a dor e trazendo progresso, fazem desse ato de amor fraterno e humano uma distinção neste século, sendo um indicativo de uma transformação moral no planeta Terra .Haja vista que seus exemplos são seguidos pelo Estado e pelas figuras jurídicas, isto é pelas empresas que utilizam de parte de seus ganhos em projetos de filantropia social . Quando comparado a dois séculos atrás pode ser verificado o incrível progresso moral em que a humanidade caminha neste século. O cuidado com os habitantes do planeta e com o próprio planeta já apresenta visibilidade, o que era pontual no passado hoje é quase coletivo.

Na questão 893, de O Livro dos Espíritos, Kardec indagava aos Espíritos qual seria a mais meritória das virtudes; ao que os Espíritos responderam ser aquela que nasce da mais desinteressada caridade (6).E Pedro, na sua Carta Universal já profetizava: “Tende caridade para com os outros, porque a caridade cobrirá a multidão de pecados”. (7) A vida de Szymel Slizgol é o exemplo do desenvolvimento desta virtude trabalhada em compaixão ,zelo,preocupação amor ao próximo vivenciado de todas as formas.

Laurelucia Orive Lunardi
Dezembro / 2010
 
Bibliografia:
1 - Kardec Allan ,O Céu e o Inferno, cap VIII EXPIAÇÕES TERRESTRES , Szymel Slizgol 
2 - José Arthur Giannotti Coleção "Os Pensadores", Volume COMTE 
3 - Divaldo P Franco Joana de Angelis - - Espirito E Vida 
4 - Enciclopédia livre Wikipédia,acessada as 21horas em 28 de maio 2010, 
5 - Divaldo P. Franco Joanna de Ângelis Dimensões da Verdade, 
6 - Allan Kardec ,O Livro dos Espíritos, de, questões 893. 
7 - Biblia, Pedro I,cap. 4,8.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett