Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Céu e o Inferno  |  Segunda Parte - Exemplos Capitulo VII     |  01/09/2009
ESPÍRITOS ENDURECIDOS - UM ESPÍRITO ABORRECIDO - PARTE VII
XUMÈNE
(Bordéus, 1862) (continuação)

Isto que te digo pode aplicar-se também aos encarnados e tu deves compreender a razão por que o Espiritismo não faz imediatamente homens perfeitos, mesmo entre os adeptos mais crentes. A crença é o primeiro passo; vindo em seguida a fé e a transformação a seu turno; mas, além disso, força é que muitos venham revigorar-se no mundo espiritual. Entre os Espíritos endurecidos, não há só perversos e maus. Grande é o número dos que, sem fazer o mal, estacionam por orgulho, indiferença ou apatia. Estes, nem por isso, são menos infelizes, pois tanto mais os aflige a inércia quanto mais se vêem privados das mundanas compensações. Intolerável, por certo, se lhes torna a perspectiva do infinito, porém eles não têm nem a força nem a vontade para romper com essa situação. Referimo-nos a esses indivíduos que levam uma existência ociosa, inútil a si como ao próximo, acabando muita vez no suicídio, sem motivos sérios, por aborrecimento da vida. Em regra, tais Espíritos são menos passíveis de imediata regeneração, do que os positivamente maus, visto como estes ao menos dispõem de energia, e, uma vez doutrinados, votam-se ao bem com o mesmo ardor que lhes inspirava o mal. Aos outros, muitas encarnações se fazem precisas para que progridam, e isto pouco a pouco, domados pelo tédio, procurando, para se distraírem, qualquer ocupação que mais tarde venha transformar-se em necessidade (1)

No Livro Pão Nosso, Emmanuel, explica que para quebrar o casulo da condição de animalidade, os Espíritos precisam perseverar no emprego dos processos íntimos de auto renovação através das mudanças de hábitos. Constitui-se árdua tarefa uma vez que requer a eliminação de falsas noções de favores gratuitos da divindade. Lembra-nos, também, de que “as portas do céu” permanecem abertas, pedindo que para se passar ali tenha o homem amor e sabedoria.Em face a isso muitos desanimam e estacionam, séculos a fio, nos labirintos da inferioridade. (2).A perseverança necessita de fé .
O Guia do médium,na comunicação de Xumenes, comenta que “...A crença é o primeiro passo; vindo em seguida a fé e a transformação a seu turno; mas, além disso, força é que muitos venham revigorar-se no mundo espiritual.(1)

A crença é o resultado da capacidade de acreditar, assim, tudo aquilo em que se acredita com convicção torna-se real. O individuo não acredita no que vê;mas vê aquilo em que acredita. Enxerga o mundo através de uma lente de crenças, atitudes, preconceitos e idéias preconcebidas (3)... Em Mateus 9:29, Jesus diz: "Segundo a tua fé, (será feito) em ti." (4).Trata-se de outra maneira de dizer que aquilo em que se acredita com mais intensidade gera a própria realidade.Estas crenças são subjetivas resultam não só de informações que foram absorvidas ao longo das existências como da maneira como foram processadas. Normalmente são moldadas e formadas na infância, pelos amigos e colaboradores, pelas leituras, educação, e as experiências ,tanto as positivas quanto as negativas . As piores crenças são as auto-limitadoras, pois levam a que se acredite incapaz. Como se acredita portador de algum tipo de limitação, seja verdade ou não, isto se torna uma verdade para o individuo. Superar as crenças auto-limitadoras e as limitações auto-impostas freqüentemente é o maior obstáculo para o processo evolutivo. (5)

A palavra fé significa compromisso e fidelidade ,quando o homem identifica em si possibilidades e assume o compromisso de ser fiel, as diretrizes de vida que o levam a libertação , é desse crer em si nasce a fe’. Entretanto necessário se faz entender que a transformação moral do ser humano necessita ser entendida como uma construção gradativa de valores, uma proposta de crescimento que busca a plenitude, em processo libertador da consciência.Não deve portanto ser entendida apenas como contenção de impulsos inferiores, mas como a criação de possibilidades novas e elevadas. A renovação interior é tomar consciência de si em face a objetivos de perfeição .Assim na caminhada evolutiva, o Espírito vai conhecendo as leis de Deus, vai percebendo-lhes a perfeição inclusa e, quanto mais as conhece, mais se identifica com elas, mais confia na justiça e no amor do Criador, mais se conscientiza da Sua perfeição, mais tem fé.(6) É essa a fé que nasce do entendimento. Inabalável, indestrutível.

Torna-se a fé robusta que confere a energia para que se busque recursos necessários para a vitória sobre os obstáculos, sejam eles,pequenos ou grandes.Gera a confiança a certeza de se atingir os objetivos.É lúcida porque antevê pelo pensamento ,os meios melhores , para se atingir fins que se tem em vista, avançando confiante e sem dúvidas ! Por tudo isso, leva a antever a possibilidade de se realizar com responsabilidade, calma paciência e inteligência aquilo a que cada um cumpre realizar.Configura-se em síntese , como” a fé que remove montanhas.”

Laurelucia Orive Lunardi e Leda Marques Bighetti
Setembro / 2009
 
Bibliografia:
1 - KARDEC ALLAN ,O Céu e o Inferno, cap VII:- Espíritos endurecidos :- XUMÈNE (continuação) 
2 - Francisco Cândido Xavier ;/ Emmanuel, Livro Pão Nosso, 
3 - Tracy Brian, Metas. 
4 - A bíblia sagrada.Mateus 9:29 
5 - Jiddu Krishnamurti O verdadeiro objetivo da vida 
6 - Léon Denis. Depois da Morte’ - Quinta Parte / Cap. 44.)
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett