Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Céu e o Inferno  |  Segunda Parte - Exemplos Capitulo VII     |  01/08/2008
ESPÍRITOS ENDURECIDOS - CONTINUAÇÃO
“...A Crença é o primeiro passo; vindo em seguida a Fé e a transformação a seu turno; mas, além disso, força é que muitos venham revigorar-se no mundo espiritual”(1)

Na caminhada humana , a Crença foi o primeiro passo na evolução, os homens , ainda primitivos com produção mental muito fragmentada ,sem domínio do pensamento contínuo , projetavam nas coisas o seu sentimento vital. Dando sequencia ao processo evolutivo a Crença tambem evoluiu para a a fase em que o homem vai dar não apenas, vida e vontade aos objetos e coisas, mas a sua própria alma.(2) 

A Crença é hoje considerada como sendo um estado mental que pode ser verdadeiro ou falso ,geralmente baseada em experiências, envoltas em fortes emoções.

Ao contrário do que se imagina a Crença não está relacionada apenas com o Divino ; um individuo materialista crê que não há Deus, e nem uma ordem providencial conhecida; que este mundo é a única realidade; crê que deve tirar o maior proveito da vida, porque provavelmente é a única que terá! Por outro lado àqueles que acreditam em Deus têm sua Crença na maioria das vezes ligadas ao um conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, um dogma , uma verdade divina, revelada e acatada pelos fiéis, estruturando assim , uma Fé , ligada a convicção de algo que se aceita como verdade sem provas de que realmente o seja . Nos novos templos pregam-se dogmas, tão despóticos quanto os do passado, e estes contam fiéis igualmente numerosos. Os velhos credos religiosos que outrora escravizavam a multidão continuam fazê-lo.

A Fé num dogma qualquer é, sem dúvida, de um modo geral, apenas uma ilusão. Cumpre, contudo, não a desdenhar. Graças à sua mágica pujança, o irreal torna-se mais forte do que o real. Uma Crença aceita dá a um povo uma comunhão de pensamentos que originam a sua unidade e a sua força.(3) Entretanto quando individualmente as situações vividas não encontram apoio nesta escolha emocional (Crença),o raciocino se interpõe às emoções e os dogmas começam a ser questionados, levando a desestruturação da Crença e da Fé , como consequência, a perda dos ideais que levariam ao fortalecimento moral do individuo e suas transformações. A Fé privilegiada pelo Cristo era muito diferente daquela contida e pregada pela religião "organizada" pelos homens, que deixou de possuir a qualidade de um poder que transporta montanhas, e passou a encaixar-se na aceitação de credos e seitas dominadoras da consciência do homem.(4)

A esses respeito comenta Emmanuel:-

Mas o justo viverá pela Fé.” — Paulo. (Romanos, capítulo 1, versículo 17.)

Na epístola aos romanos, Paulo afirma que o justo viverá pela Fé.

Não poucos aprendizes interpretaram erradamente a assertiva. Supuseram que viver pela Fé seria executar rigorosamente as cerimônias exteriores dos cultos religiosos.
Frequentar os templos, harmonizar-se com os sacerdotes, respeitar a simbologia sectária, indicariam a presença do homem justo. Mas nem sempre vemos o bom ritualista aliado ao bom homem. E, antes de tudo, é necessário ser criatura de Deus, em todas as circunstâncias da existência.Paulo de Tarso queria dizer que o justo será sempre fiel, viverá de modo invariável, na verdadeira fidelidade ao Pai que está nos céus.

Os dias são ridentes e tranquilos? tenhamos boa memória e não desdenhemos a moderação.São escuros e tristes? confiemos em Deus, sem cuja permissão a tempestade não desabaria. Veio o abandono do mundo? o Pai jamais nos abandona. Chegaram as enfermidades, os desenganos, a ingratidão e a morte? eles são todos bons amigos, por trazerem até nós a oportunidade de sermos justos, de vivermos pela Fé, segundo as disposições sagradas do Cristianismo.(5)

Só a Fé remove montanhas, Crenças, não! Crença, por mais forte que seja, é sempre uma hipótese. A passagem da emoção ( Crença ) para a Fé (razão) só será possível se puder ser testada e certificada através da experiência livre de preconceitos. A Fé verdadeira não é definida pelo Crer, mas sim pelo Saber. Quando através dos questionamentos e da razão chega-se a Certeza esta terá um peso decisivo nas atitudes, levando a transformações capazes de modificar padrões estruturados de comportamento e levar à revisão de valores e de posições na vida.A Fé e verdadeira é sempre calma. Confere a paciência que sabe esperar, porque estando apoiada na inteligência e na compreensão das coisas, tem a confiança em si mesmo . Fé inabalável, convicção plena, certeza absoluta, comenta Allan Kardec, é aquela que não exige que se abdique do raciocínio, nem insulte a inteligência.

..."Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade."(6)

Tens Fé? Tem-na em ti mesmo, diante de Deus.” — Paulo.(7)

Laurelucia Orive Lunardi
Agosto / 2008
 
Bibliografia:
1. Kardec ,Allan, O Céu e o Inferno, CAPÍTULO VII :- Espíritos endurecidos :- Lapommeray comentarios 2. J. Herculano Pires A Agonia das Religiões 3. Gustave Le Bon; As Opiniões e as Crenças. 4. Eduardo Carvalho Monteiro, Allan Kardec, o Druida Reencarnado 5. F C Xavier / Emmanuel, Caminho, Verdade e Vida, 23 6. Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XIX ,Editora FEB, 112ª Edição, 1996 7. Biblia Sagrada : Romanos, capítulo 14, versículo 22.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett