Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Céu e o Inferno  |  Segunda Parte - Exemplos Capitulo VI     |  03/03/2008
CRIMINOSOS ARREPENDIDOS: O ESPÍRITO DE CASTELNAUDARY - PARTE VI
(continuação)

9. Apesar da sua inferioridade, este Espírito é sensível aos efeitos da prece, o que também temos verificado com Espíritos igualmente perversos e da mais grosseira natureza; entretanto, Espíritos há que, esclarecidos, de mais desenvolvida inteligência, demonstram completa ausência de bons sentimentos, motejando de tudo que há de mais sagrado; a nada se comovendo e até não dando tréguas ao seu cinismo...

- R. A prece só aproveita ao Espírito que se arrepende; para aqueles que, arrebatados de orgulho, se revoltam contra Deus e persistem no erro, exagerando-o mesmo, tal como procedem os infelizes; para esses a prece nada adianta, nem adiantará senão quando tênue vislumbre de arrependimento começar a germinar-lhes na consciência. A ineficácia da prece também é para eles um castigo. Enfim, ela só alivia os não totalmente endurecidos.(1)

Palavras e frases que definem a prece já foram escritas em muitas línguas e muitas religiões ;- “ato de comunicação do homem com o sagrado”, “uma conversa com Deus”, “transporte do coração”, “explosão da fé”, “irradiação protetora” entre outras. Apesar do muito que se tem escrito, muito pouco ainda é conhecido do seu mecanismo de funcionamento.

Andrew Newberg, Professor do Departamento de Radiologia e Psiquiatria da Universidade da Pennsylvania ,em uma de suas pesquisas convidou budistas e freiras franciscanas a meditarem e orarem em uma sala fechada. Depois, no momento da mais alta devoção, ele injetou um marcador que levado até o cérebro e revelou sua atividade no momento da transcendência.Um padrão emergiu de suas experiências :uma pequena região, próxima à parte posterior do cérebro, que calcula constantemente a orientação espacial da pessoa, dando uma ideia de onde o corpo da pessoa termina e o resto do mundo começa. Durante prece intensa ou meditação, essa região tornou-se um oásis tranqüilo de inatividade, por razões ainda inteiramente desconhecidas. Esse fato explicaria a ausência de limites durante a comunhão espiritual sentida pelos religiosos ao longo das eras (2). Para outro cientista, Gregg Jacobs (3), professor assistente de psiquiatria na Escola de Medicina de Harvard, “prece é o meio que o cérebro moderno tem para se conectar com estados de consciência” , este autor publicou diversos estudos sobre como as ondas cerebrais se modificam durante a prece indo de encontro ao que já se encontra descrito na literatura espírita.

O Espiritismo faz compreender a ação da prece explicando o processo da transmissão do pensamento: quer o ser por quem se ora venha ao nosso chamado, quer o nosso pensamento chegue até ele.

Com relação á prece na questão 660 do O livros dos Espíritos,Allan Kardec recebe a seguinte orientação:
...”A prece é uma projeção do pensamento, a partir do qual irá se estabelecer uma corrente fluídica cuja intensidade dependerá do teor vibratório de quem ora ...” (4)

No livro Missionários da Luz, Andre Luiz complementa “... A prece não é movimento mecânico de lábios, nem disco de fácil repetição no aparelho da mente. É vibração, energia, poder. A criatura que ora, mobilizando as próprias forças, realiza trabalhos de inexprimível significação. Semelhante estado psíquico descortina forças ignoradas, revela a nossa origem divina e coloca-nos em contato com as fontes superiores. Dentro dessa realização, o Espírito, em qualquer forma, pode emitir raios de espantoso poder.”(5)

Para uma adequada compreensão do processo da transmissão do pensamento, é necessário considerar todos os seres, encarnados e desencarnados, mergulhados no mesmo fluido universal que ocupa o espaço, em semelhança com o ar que circunda a todos neste planeta ,a diferença é que as vibrações do fluido universal se estendem ao infinito,enquanto que a do ar são circunscritas ao planeta Terra. Então, logo que o pensamento é dirigido para um ser qualquer na Terra ou no espaço, de encarnado a desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece de um para o outro, transmitindo o pensamento, como o ar transmite o som. A energia da corrente está na razão da energia do pensamento e da vontade. É por esse meio que a prece é ouvida pelos Espíritos onde quer que estejam; que eles se comunicam entre si; que nos transmitem as suas inspirações; que as relações se estabelecem a distância, etc.

O escritor Francisco Carvalho, avalia as influências energéticas humanas, elaborando uma escala imaginária que vai de zero a cem graus, estabelecendo os seguintes valores: no grau zero teríamos o ódio, emoção de mais baixo teor vibratório; nos 10 graus os desejos de vingança; nos 20, a inveja, o ciúme; nos 30, o rancor, o azedume, os ressentimentos e assim por diante, até os neutros, nos 50 graus. Nos 70, já numa faixa positiva, teríamos a esperança; nos 80, a fé; nos 90, a oração e a alegria e, finalmente, nos 100, o amor, a mais forte vibração de teor positivo.(8)

Desta forma por intermédio de nossas ondas mentais, podemos auxiliar e sermos auxiliados pelas outras mentes que entram em contato conosco.(6) Por que pensamentos? Porque são a origem da quase totalidade de das ações humanas, pois o pensar antecede o agir. Desse modo, primeiro o individuo sente; imediata e simultaneamente, o pensamento dá forma ao que se está sentindo. Independente da ação material em si, no mundo fluídico energias são acionadas de tal forma que o pensamento apresenta-se revestido de cor, forma , intensidade de detalhes enfim constituindo assim a ação em si. Como não consegue ficar sem pensar cada individuo é um composto energético a buscar afinidades para estabelecimento de sintonias. Como o sentir antecede o pensar, poderia se dizer que a prece é a expressão de um sentimento que sempre alcança a Deus.

A esse respeito comenta Joanna de Angelis(7) 
“...A mente que ora, sintoniza com as Fontes da Vida, enriquecendo-se de forças espirituais e lucidez... A oração sincera, feita de entrega íntima a Deus, desenvolve a percepção de realidades normalmente não detectadas. .... A oração induz à paz e produz estabilidade emocional, geradora de saúde integral...”

Laurelucia Orive Lunardi
Março / 2008
 
Bibliografia:
1- Kardec ,Allan, “Céu e Inferno” CapítuloVI : Criminosos arrependidos:- O ESPÍRITO DE CASTELNAUDARY 2- Andrew Newberg ,” The Neuropsychology of Aesthetic, Spiritual and Mystical States, n Psychiatry Research: Neuroimaging. 10 (5) (2005) 3- Gregg Jacobs, The Ancestral Mind: Reclaim the Power,2004 4- Kardec ,Allan, O Livros dos Espíritos, questão 660 5- Xavier, F. C / Andre Luiz, Missionários da Luz, Cap.6 - FEB 1945. 6- Kardec ,Allan, O Livros dos Espíritos, questão 659 7- Franco, Divaldo Pereira/ Espírito Joanna de Ângelis. Momentos Enriquecedores. 8- Carvalho Francisco, Influências Energéticas Humanas
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett