Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Céu e o Inferno  |  Segunda Parte - Exemplos Capitulo IV     |  01/08/2006
ESPÍRITOS SOFREDORES - 3
"(...) Permita-me o Senhor a mim, déspota orgulhoso, expiar os crimes derivados do meu orgulho entre aqueles mesmos a quem oprimi com a tirania! Orgulho! Repita-se constantemente a palavra para que se não esqueça nunca que ele é a fonte de todos os sofrimentos que nos acabrunham. (...)"Príncipe Ouran (1) 

O orgulho é o maior dos defeitos e o mais difícil de ser combatido dizem os Espíritos Superiores que é o último a ser eliminado. Ele nos faz ter a falsa idéia de que somos melhores e superiores às outras pessoas. Allan Kardec comenta: "Se o orgulho é o pai de muitos vícios é também a negação de muitas virtudes e pode-se encontrá-lo na base e como motivo de quase todas as nossas ações". (2) 

Não será o orgulho, o responsável pela violência das guerras ? Pela violência urbana que conduz à marginalização ,ao crime, milhares de seres humanos, condenadas ao analfabetismo, à fome e à miséria? E nos relacionamentos não é o orgulho responsável pelas ofensas , pelo ciúme, pela insegurança, insatisfação e desentendimento?

Confirmando esta afirmativa no "O Evangelho Segundo o Espiritismo" encontraremos que(3) "O orgulho vos induz a julgardes mais do que sois, a não aceitar uma comparação que vos possa rebaixar, e a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece..."

O sofrimento após o desencarne, o tempo preso em terríveis pertubações é o que traz o depoimento Príncipe Ouran (...)"Liberto da matéria, o sentimento moral aumentou-se, para mim, de tudo quanto as cruéis sensações físicas tinham de horrível."(1) 

Mas o que causava este sofrimento? È o próprio Príncipe Ouran que explica : (....)"Orgulho! Repita-se constantemente a palavra para que se não esqueça nunca que ele é a fonte de todos os sofrimentos que nos acabrunham. Sim, eu abusei do poderio e favores de que dispunha; fui duro e cruel para com os inferiores, os quais tiveram de curvar-se a todos os meus caprichos, satisfazer a todas as minhas depravações. Quis a nobreza, a fortuna, as honras, e sucumbi sob peso superior às próprias forças" (1)

O orgulhoso pensa primeiro em si, depois pensa nas necessidades dos outros, este defeito se manifesta de várias formas e maneiras : o orgulho racial, profissional, religioso, social . Não existe "orgulho bom" , termo usado para qualificar sentimento em cuja a base se assenta o egoísmo.

Orgulho e egoísmo são duas doenças da alma tão entranhadas que é de difícil separar quando começa uma ou termina outra. Os Espíritos em resposta à Allan Kardec comentam que (...) "No egoísmo e no orgulho estão as verdadeiras chagas da sociedade por serem incompatíveis com a justiça, o amor, a caridade, pois que neutraliza todas as outras virtudes e qualidades(4) .

O filosofo Arthur Schopenhauer, discorrendo sobre orgulho e egoísmo comenta que (...) " Por natureza, o egoísmo é ilimitado: o homem quer conservar a sua existência utilizando qualquer meio ao seu alcance, quer ficar totalmente livre das dores que também incluem a falta e a privação, quer a maior quantidade possível de bem-estar e todo o prazer de que for capaz, e chega até mesmo a tentar desenvolver em si mesmo, quando possível, novas capacidades de deleite. Tudo o que se opõe ao ímpeto do seu egoísmo provoca o seu mau humor, a sua ira e o seu ódio: ele tentará aniquilá-lo como a um inimigo. Quer possivelmente desfrutar de tudo e possuir tudo; mas, como isso é impossível, quer, pelo menos, dominar tudo: 'Tudo para mim e nada para os outros' é o seu lema".(5) 

Que sofrimento atroz deve invadir aquele que vive sobre este lema ao se ver desencarnado, convivendo pela lei de afinidade com aqueles que viveram também como ele portanto na mesma faixa vibratória. 

Joanna de Ângelis ensina que o orgulho e o egoísmo (...) "Acompanha-nos desde prístinas eras e estamos, portanto, familiarizados com ele: é o árbitro impiedoso das paixões dissolventes: alucina e envilece... É herança do primarismo animal e constitui-se no maior adversário de nossa evolução. É sombra em nosso entendimento em forma de vaidade, e tóxico em nosso raciocínio na feição de orgulho. É veneno em nosso coração, sob a máscara do ciúme, e fogo em nossa Alma, sob a agressiva capa da revolta. Antítese da solidariedade, constitui-se nosso estrênuo adversário, corroendo-nos as "carnes" da alma e fomentando a hecatombe coletiva, asfixiando os mais nobres ideais da Vida. Alimenta-se no campo fértil da ignorância com os ingredientes venenosos da revolta e da insensatez."(6) 

O homem poderia ter uma existência venturosa tanto na terra como no mundo espiritual, caso seguisse as Leis gravadas na sua consciência: "Faça aos outros o que queres que te façam".(7) 

Laurelucia Orive Lunardi
Agosto / 2006
 
Bibliografia:
1. Kardec ,Allan, " Céu e Inferno" Segunda Parte,capitulo CapituloIV : ESPÍRITOS SOFREDORES (Príncipe Ouran) 2. Kardec ,Allan "O Evangelho segundo o Espiritismo" Cap X item 10 . 3. Kardec ,Allan, "O Evangelho segundo o Espiritismo "Cap XI item 10 4. Kardec ,Allan, "Livro dos Espíritos" questão 785 5. Schopenhauer, Arthur "A Arte de Insultar". 6. Joanna de Ângelis/, Divaldo Pereira Franco "Meditações" 7. Bíblia Sagrada - São Mateus ,cap XXII ,v 34 a 40
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett