Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Céu e o Inferno  |  Capitulo X     |  01/12/2004
A INTERVENÇÃO DOS DEMÔNIOS NAS MODERNAS MANIFESTAÇÕES. - 1
O que pauta as teorias que envolvem as relações entre os demônios e os seres terrenos coloca sempre os demônios, em suas diversas classificações e nomenclaturas (diabo,satanás, belzebu,capeta etc),como seres com faculdades transcendentes, que não perdendo sua natureza Angélica, possuem ainda, astúcia, ardil e artifício, tudo em grau mais elevado. O objetivo destes seres seria desviar os homens do bem, afastá-los de Deus e arrastá-los ao inferno, do qual são provedores e recrutadores. Nessa conceituação como fica o homem? Desprovido do saber, da perspicácia, da previdência e da penetração dos anjos ficariam a mercê desses seres, sujeitos ,na sua fraqueza,a perpetuar seus erros, necessitando assim de serem salvos,portanto à mercê de um "salvador" externo.

Cantados em prosa e versos , os anjos demoníacos,povoam as lendas e religiões de muitos povos. No séc V, Dante Alighieri criou uma imagem literária , que de tão hedionda é utilizada ainda hoje como imagem representativa de demônios em filmes,desenhos animados e jogos de computador. Descreve ele "O imperador do reino doloroso erguia o peito para fora da geleira. Eu, com minha estatura, mais próximo estou de um gigante do que um gigante comparado com o braço, apenas, de Lúcifer. Imagina, pois, leitor, quão grande será Lúcifer, se calculado pelo tamanho de seus braços. Se um dia foi belo, quanto é hoje horrendo; se contra seu Criador alçou a fronte, bem entendo seja ele a fonte única do mal que o mundo inteiro chora. Nem sei como diga a estupefação que em mim causou o haver-me aparecido de três faces era sua cabeça. Era vermelha (a indicar o ódio que o move) a face que eu via de frente; as outras duas repousam, cada uma, sobre largo ombro, mas lá em cima, no alto crânio, formavam três um só conjunto. A face da direita estava entre o branco e o amarelo; a da esquerda lembrava a cor que amorena a gente nascida e afeita à terra onde o Nilo tem seu curso. Sob cada face, Duas asas vastas quando convém a um ser de modo volátil e mau. Velas tão grandes não vi jamais em nau de alto mar. Não tinham penas, e mais lembravam aquelas asas próprias dos morcegos. Continuamente agitadas, produziam os três ventos gélidos que mantém o Cócito enregelado. Pelos seis olhos, chorava; por três peitos escorriam suas lágrimas, pranto feito de sangue e espuma. Em cada boca triturava um pecador, qual moinho a esmagar o grão. Ao condenado que na boca fronteira a mim atormentava, acrescentava-se um outro sofrimento, pois com as garras, em fúria constante, Lúcifer por inteiro lhe arrancava a pele." (2) Mostra a História que o poder do Estado foi e é mantido pela satanização das atividades que o contraria. Assim no passado Roma foi considera perversa e pecaminosa;na Idade Média o Cristianismo foi utilizado como arma salvadora dos homens em suas relações com o demônio. Recentemente a ação terrorista que vitimou americanos foi rotulada de demoníaca por seus dirigentes,no Oriente Médio guerras econômicas e políticas se disfarçam de lutas entre o Bem e o Mal. (3)

Satanás segundo algumas versões do Cristianismo , oferece gratificação instantânea aos seus aliciados,com "melhoramentos" demoníacos: Você pode ser "espiritual"... Você pode ser "sábio"... Você pode ser "atraente"... Você pode se "divertir"... Você pode "trabalhar com isto"... Assim "fisgados", a satisfação se torna cada vez mais ilusória pois Satanás, segundo essas doutrinas, dá poder temporário para aqueles que acreditam em suas mentiras." (4) Muitos acreditam que Satanás, ou o Diabo como também é chamado, pode "possuir" humanos. No campo individual a luxúria, o homossexualismo, a bebedice, a glutonaria e a magia negra estão entre as práticas que podem também ser expressões da atividade demoníaca na vida das pessoas, levando-as,segundo esta visão,não serem responsáveis pelos seus atos , mas sim vitimas. Possessão é a invasão do corpo pelo diabo,muito em moda atualmente nos filmes e livros de final e inicio de novo século.

Mostrando a atualidade do tema, na Primeira Parte do livro O CÉU E O INFERNO(1),Allan Kardec inicia o CAPÍTULO X destacando "As doutrinas sobre o demônio, que prevaleceram por tempo tão longo, tinham de tal modo exagerado o seu poder, que haviam, por assim dizer, feito esquecer Deus; foi por isso que se lhe fazia honra por tudo que parecia sobrepujar a força humana; por toda parte aparecia a mão de Satã; as melhores coisas, as descobertas mais úteis, sobretudo todas aquelas que podiam tirar o homem da ignorância e alargar o círculo de suas idéias, muitas vezes, foram olhadas como obras diabólicas.Os fenômenos espíritas, mais multiplicados em nossos dias, sobretudo melhor observados com a ajuda das luzes da razão e dos dados da ciência, confirmaram, é verdade, a intervenção de inteligências ocultas, mas agindo sempre nos limites das leis da Natureza, e revelando, pela sua ação, uma nova força e leis desconhecidas até agora. A questão se reduz, pois, em saber de qual ordem são essas inteligências. Sabemos, agora, que essas inteligências ocultas são as almas dos que viveram na Terra. Sabemos também que as diversas categorias de bons e maus Espíritos não são seres de espécies diferentes, porém que apenas representam graus diversos de adiantamento. Segundo a posição que ocupam em virtude do desenvolvimento intelectual e moral, os seres que se manifestam apresentam os mais fundos contrastes, sem que por isso possamos supor não tenham saído todos da grande família humana, do mesmo modo que o selvagem, o bárbaro e o homem civilizado." (1)

Nos dias atuais, ainda é comum, encontrar pessoas aterrorizadas quando ouvem falar de Espiritismo, pois imaginam não ser o Espiritismo uma doutrina cristã ,que em sua prática ocorre comunicações com Espíritos do mal. A crítica malévola apraz-se em representar as comunicações espíritas revestidas das práticas ridículas e supersticiosas da magia e da nigromancia. È preciso ficar claro que, o Espiritismo não veio criar uma nova moral, mas sim facilitar aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo, ao dar uma fé sólida, racional e esclarecida aos que buscam a verdade Entretanto, se os que falam do Espiritismo, sem conhecê-lo, procurassem estudá-lo, poupariam trabalhos de imaginação. Neste capitulo, ora em estudo, há apresentação as teorias e discussão das relações entre os "demônios" e os homens, questionando:- quem são os demônios?

Em que momento esse Espírito se detém para agir nesses processos da prática do mal?

É ele um ser determinado no tempo para esse exercício? Em que lugar estaria nesse contexto a figura de um Pai de amor?. O capitulo leva ao estudo convidando a que aproveitemos outros raciocínios que prosseguem nos próximos meses, lembrando o texto abaixo:5

" (...) E perguntou-lhe:

"Qual o teu nome? - Ao que lhe respondeu:

"Legião é o meu nome porque somos muitos", levando a entender a fragilidade do espírito que se detém no mal, que embora sendo um, necessita denominar-se legião, isto é, muitos para dar força às suas intenções inferiores, nas quais o homem por desconhecimento, medo ou afinidade deixa-se envolver.

(...) Se te encontras , pois, a serviço de Cristo na Terra, não te esqueça de perseverar no bem dentro de todas as horas da vida, convicto de que o mal se faz sentir ao derredor à maneira de legião ameaçadora, exigindo serenidade e grande confiança no Cristo, com trabalho e vigilância até a vitória final" 6.

Laurelucia Orive Lunardi 
Dezembro / 2004
 
Bibliografia:
1. Kardec ,Allan ," Céu e Inferno" capítulo X. 2. ALIGHIERI, Dante. A divina comédia. S. Paulo: Cultrix, 1965, p. 121, vv. 28-60. 3. Garcia Miranda ,Renan , "Oficina de História", Editora Moderna,p.25. 4. Testamento, Novo - Sociedade Bíblica do Brasil-Rio de Janeiro, 1973, Mc 5:9. 5. Emmanuel, Espírito- Xavier F. C. " Caminho Verdade e Vida"- FEB, Rio de Janeiro, 1986, estudo 43 p.301-302.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett