Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Céu e o Inferno  |  Capitulo VIII     |  01/10/2004
OS ANJOS
Nada mais atual que este tema! Teoria dos Anjos; Anjos protetores, revistas sobre anjos, lojas vendendo figurinhas e bibelôs de anjos até perfume par atrair anjos...etc.

O quê é imaginação? O quê é verdade?

O que a lógica nos mostra como verdade?


Pintura realizada por Gustave Dore (1832-1883), como ilustração da Divina Comédia, escrita por Dante Allighieri representando a hierarquia dos anjos.

Na Internet encontramos um grande número de sites esotéricos que trazem esta definição de anjos"Os anjos são mensageiros ou embaixadores enviados por Deus aos homens; e mensageiros dos homens a Deus. Os anjos são seres espirituais, pessoais e livres; dotados, portanto, de inteligência e vontade, criados por Deus do nada."
Verdade:- A palavra "anjo" é derivada da palavra grega "angelos" que significa "mensageiro". O termo utilizado no Antigo Testamento é malk, que em hebraico o termo exato é "um que vai" ou "enviado", significa delegado ou embaixador.
O resto da definição apresentada acima foi estabelecido pela Igreja Católica no Concílio IV de Latrão (1215) e Concílio Vaticano I (1870). "A Igreja os venera, os ama e são "motivo de doçura e de ternura" (João XXIII, 9-VIII-1961). Crer na existência dos anjos é uma verdade de fé. Quem negue sua existência com pertinácia, sabendo que é dogma de fé, comete pecado mortal e incorre em excomunhão (cfr. Código de Direito Canônico, cânon 1364). São Tomás (1225-1274), dedicou aos anjos as questões 50 a 64 da Summa Theologica onde afirma que a natureza dos anjos é puramente imaterial e espiritual, que seu número é incalculável. Ainda segundo ele, os anjos nem sempre existiram. Eles foram criados por Deus, talvez antes do mundo material e do homem. São dotados de livre-arbítrio e é exatamente por causa dele que uma parte cai no pecado da soberba, do orgulho e da inveja, tornando-se anjos decaídos, demônios incapazes de amar a Deus e ao homem criado por Ele. Segundo estes documentos:- os anjos fora separados em três grupos divididos em três hierarquias, e cada hierarquia em três coros:

• Os Serafins, os Querubins e os Tronos
• As Dominações, as Virtudes e as Potestades
• Os Principados, os Arcanjos e os Anjos

Segundo essa classificação, são definidas funções.Vejamos:

"Os Serafins - do grego "séraph", abrasar, queimar, consumir. Assistem ante o trono de Deus e é seu privilégio estar unidos a Deus de maneira mais íntima, nos ardores da caridade.Os Querubins - do hebraico "chérub", que São Jerônimo e Santo Agostinho interpretam como "plenitude de sabedoria e ciência". Assistem também ante o trono de Deus, e é seu privilégio ver a verdade de um modo superior a todos os outros Anjos que estão abaixo deles. Os Tronos - algumas vezes são chamados "Sedes Dei", (Sejas de Deus) também assistem ante o trono de Deus, e é sua missão assistir aos Anjos inferiores na proporção necessária. Já o coro angélico Dominações são assim chamados porque dominam sobre todas as ordens angelicais encarregadas de executar a vontade de Deus. Distribuem aos Anjos inferiores suas funções e seus ministérios. Os Potestades ou "condutores da ordem sagrada", executam as grandes ações que tocam no governo universal do mundo e da Igreja, operando para isso prodígios e milagres extraordinários. O coro angélico Virtudes cujo nome significa "força", são encarregados de eliminar os obstáculos que se opõem ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e a ordem da Divina Providência. Os Principados como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias, e as dioceses; são assim denominados pelo motivo de que sua ação é mais extensa e universal. Os Arcanjos são enviados por Deus em missões de maior importância junto aos homens. Os Anjos são os que têm a guarda de cada pessoa em particular, para desviá-la do mal e encaminhá-la ao bem, defendê-la contra seus inimigos visíveis e invisíveis, e conduzi-la ao caminho da salvação. Velam por sua vida espiritual e corporal e, a cada instante, enviam as luzes, forças e graças que necessitam."

Observamos então que de 1870 á 2004 estas idéias persistem. Na doutrina Espírita como é vista esta questão? 

No cap VIII do Céu e Inferno Allan Kardec apresenta uma analise clara, lógica e detalhada das idéias propostas acima. No item 12, por exemplo, ele escreve "Que haja seres dotados de todas as qualidades atribuídas aos anjos, não restam dúvidas. A revelação espírita neste ponto confirma a crença de todos os povos, fazendo-nos conhecer ao mesmo tempo a origem e natureza de tais seres." 

Entenda-se que a presença de seres extraordinários criados a parte por Deus, distintos dos homens em geral, dotados de todas as virtudes, voltados para a felicidade eterna, sem que nada fizessem para merecer esta dádiva falam de incoerência Divina que se afirma ainda mais nos "anjos decaídos" que possuem as mesmas fraquezas humanas (soberba, orgulho e inveja). Allan Kardec neste capitulo discorre sobre esta e outras discrêpancias atribuídas aos homens e aos anjos,apoiando sua assertiva na resposta dada pelos espíritos no livro dos Espíritos na questão 128 " Os seres que chamamos anjos, arcanjos, serafins, formam uma categoria especial, de natureza diferente da dos outros Espíritos?

R:- Não; são Espíritos puros: estão no mais alto grau da escala e reúnem em si todas as perfeições." 
        
No item 13 deste capitulo Allan Kardec define anjos como " as almas dos homens chegados ao grau de perfeição que a criatura comporta fruindo em sua plenitude a prometida felicidade. Antes porem de atingir o grau supremo, gozam de felicidade relativa ao seu adiantamento que consiste na não ociosidade, mas nas funções que a Deus apraz confiar-lhe , e por cujo desempenho se sentem ditosas tendo ainda nele um meio de progresso". 
        
Quanto a classificação e a funçaõ dos anjos eatabaelcida nos Concilios, Allan Kardec, neste capitulo, considera que às varias ordens de angelitude e suas responsabilidades ali adotadas "estão relacionadas com o governo do mundo físico e da Humanidade. E considerando que ,segundo a Gênese o mundo físico e a Humanidade não existiam senão a seis mil anos o que faziam tais anjos anteriormente a essa era?"
Em resumo neste capitulo estuda-se a evolução através do amor e do trabalho "Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade" ( ??)

Espíritos imortais que somos criados simples, isto é com ausência de tendências para o bem ou para o mal e ignorantes, ou seja desconhecedores das coisas e das leis naturais, nos caracterizamos pelo predomínio dos instintos, pelos resíduos da animalidade ainda atuantes em nossa essência, a revelar-se no modo de sentir pensar e agir. Estes resíduos vão sendo eliminados nas diferentes oportunidades durantes as vidas sucessivas a que estamos sujeitos Da irracionalidade à angelitude há longa jornada. A Doutrina Espírita ensina que poderemos caminhar mais depressa, com mais segurança, com menos sofrimento, com menos problema sou mais conflitos, dependendo isto do modo como cada um responde aos convites da vida. O chamado para o serviço do bem é a oportunidade que Deus oferece a todos para acelerar a caminhada rumo à perfeição. Podemos caminhar felizes e confiantes assim que nos disponhamos a desenvolver e a viver o conhecimento das Leis Divinas, através do estudo, e sensibilizando o coração, praticando o Bem. Anjos todos seremos um dia! Anjos no sentido de apresentarmo-nos com a potencialidade perfectível dinamizada ao seu máximo, todos seremos um dia. Ficando bem claro que tal ápice jamais significará privilégios ou favores, mas sim, frutos de um trabalho pessoal e intransferível, que renovando o homem, desenvolve-lhe através da ação consciente a potencialidade divina.

Laurelucia Orive Lunardi
Outubro / 2004
 
Bibliografia:
Código de Direito Canônico, cânon 1364 Concílio IV de Latrão e Concílio Vaticano I; São Tomás de Aquino; Summa Theologica I:108. ( apud Mons. Gaume, Tratado del Espíritu Santo, Granada, Imp. Y Lib. Española de D. José Lopez Guevara, 1877, p. 137) Allan Kardec "Livro dos Espíritos". Allan Kardec "Céu e Inferno" capitulo VIII. Francisco Cândido Xavier - pelo espírito Emmanuel "A CAMINHO DA LUZ" Francisco Cândido Xavier - pelo espírito André Luiz "NO MUNDO MAIOR"
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett