Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
A Gênese  |  Uranografia Geral   |  Capitulo VI   |  01/02/2008
O ESPAÇO E O TEMPO
(1) Este capítulo foi extraído de uma série de comunicações ditadas na Sociedade Espírita de Paris, em 1862 e 1863, sob o título “Estudos uranográficos”, que traziam a assinatura de Galileu, o médium foi o Sr. G. F.

Obs.: Uranografia é o mesmo que Astronomia – Estudos uranográficos = Estudos astronômicos

Galileu Galilei, reencarnado em Riva (Itália) em 15 de fevereiro de 1564 e desencarnado em Florença (Itália) em 8 de janeiro de 1642 - físico, matemático, astrônomo e filósofo; descobriu e enunciou diversos conceitos científicos, inventor do telescópio refrator. É considerado “pai da Ciência moderna”.

O ESPAÇO E O TEMPO

O Espírito Galileu inicia este subcapítulo fazendo uma breve análise sobre a definição de espaço, em que “doutores em Teologia”¹ se apoiaram para concluir que “o espaço seria necessariamente finito”1 e, a partir desse entendimento, estabelecer conceitos e dogmas religiosos que permaneceram por muito tempo.

A seguir o Espírito Galileu - servindo-se de expressões e conhecimentos vigentes ä época das comunicações (1862-1863) - num exercício de imaginação propõe uma viagem interplanetária, procurando demonstrar que o espaço é infinito, reconhecendo que “embora tenhamos que fazê-lo com nossas faculdades limitadas”¹

Nessa viagem o espaço é percorrido “com a velocidade prodigiosa da faísca elétrica (que percorre milhares de léguas por segundo.”¹

Atualmente, após todo o avanço científico-tecnológico alcançado, a viagem proposta deixa de ser imaginária para ser real, executada por moderníssimas naves espaciais, viajando pelo Universo, a altíssimas velocidades.

As distâncias de “milhares de léguas por segundo” passaram a ser distâncias astronômicas, tendo com parâmetro a “faísca elétrica” medida a partir da velocidade da luz no vácuo (precisamente 299.792,458 km/seg., ou 300.000 quilômetros por segundo, aproximadamente).

Para termos noção do que significa esta velocidade façamos uma comparação: a sonda espacial Voyager 1 atinge apenas 0,00558% da velocidade da luz, equivalente a 16,72 km/seg. ou 602.223,09 quilômetros por hora. Um carro de fórmula 1, a 300 km/h., corre cerca de 2.000 vezes mais lento que a nave espacial.

A Ciência tem conhecimento que o espaço, ou seja, o Universo, encontra-se em expansão e a sua definição atual é “extensão indefinida, meio ilimitado que contém todas as extensões limitadas”.²

O Espírito Galileu procurando demonstrar o que é o tempo faz uma suposição: entre o momento em que a Terra permanecia imóvel no espaço até “a hora em que, curvada sob o peso de sua velhice, a Terra se apagará no livro da vida (...)”1 mostrando que o tempo é a medida da relatividade das coisas transitórias.

Quando encarnado Galileu Galilei “preocupou-se em medir o tempo como uma maneira de compreender a Natureza”. ³
Albert Einstein (Ulm, Alemanha, 14/3/1879 – 18/4/1955, Princeton, USA) considerado o mais importante cientista do século XX, “introduziu o conceito de que o tempo e o espaço não são coisas distintas, mas formam uma unidade e não são apenas o palco no qual ocorrem os eventos da Natureza, mas os protagonistas dessa história”.³

Einstein, através de sua Teoria da Relatividade, demonstrou “que o tempo depende da velocidade em que nos movemos. Quando nos aproximamos da velocidade da luz o tempo flui mais vagarosamente”.³

Ao se empreender uma viagem “para um planeta distante a dezenas de anos luz da Terra e que se a viagem for feita com velocidade bem próxima à da luz”3 quando do retorno, dessa viagem, para as pessoas que ficaram foram decorridos dezenas de anos, mas para os viajantes apenas poucos meses.

Atualmente a definição geral de tempo é “noção fundamental concebida como um meio infinito no qual os acontecimentos se sucedem” e em Física é “o parâmetro que permite assinalar uma sucessão de eventos”²

A Ciência confirma o que o Espírito Galileu afirma em “A Gênese” sobre a relatividade do tempo com as coisas transitórias.

“O tempo não é somente uma medida relativa de sucessão das coisas transitórias; a eternidade não é suscetível de nenhuma medida, do ponto de vista de sua duração, para ela, não há começo nem fim; para ela, tudo é o presente.

Se séculos e séculos são menos que um segundo em relação à eternidade, o que será então a duração da vida humana?”¹

Do ponto de vista físico o tempo de vida – nascimento, existência e morte – é ínfimo em relação à eternidade; do ponto de vista espiritual ele é infinito. Somos Espíritos imortais!

Adelino Alves Chaves Jr.
Fevereiro/2008
 
Bibliografia:
1 – KARDEC, Allan. A Gênese. 19. ed., São Paulo, SP: LAKE, 1999, cap. VI, p.87-90 2 – FERREIRA, Aurélio B. H. Novo Aurélio – Século XXI. Ed. Nova Fronteira, 3. ed., Rio de Janeiro, RJ, 1999 3 – OLIVEIRA, Adilson, Prof. Dr. UFSCAR. Um novo tempo. Coluna Física sem Mistério. Instituto Ciência Hoje. http://cienciahoje.uol.com.br/53460
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett