Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
A Gênese  |  Caráter da Revelação Espírita   |  Capitulo I   |  02/07/2001
CARÁTER DA REVOLUÇÃO ESPIRITA I
OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO

Por ALLAN KARDEC (Autor de "O Livro dos Espíritos")

CAPÍTULO I

CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA (I)

Em sua marcha ininterrupta de progresso e desenvolvimento intelectual e moral o homem, questionando a razão da própria existência, busca a forma de melhor viver em harmonia com a Natureza, investigando suas leis perfeitas e imutáveis e, descobrindo suas disposições, tira delas em seu proveito as normas de conduzir-se física e moralmente de modo a sentir-se cada vez melhor, na plenitude da vida.

Nessa incessante busca, de tempos em tempos, de acordo com o progresso alcançado, questionamentos vão surgindo e os paradigmas de conduta vão sendo modificados pelos novos conhecimentos.

Na constante observação dos resultados da pujança da vida na Terra e da grandiosidade das leis que regem o Universo, o homem está a questionar, na atualidade, sua já antiga concepção de que o conhecimento somente pode ser adquirido através da investigação científica; percebe que também pode adquiri-lo pela revelação.

Revelação, como o próprio termo está a indicar, consiste em "tirar-se o véu daquilo que estava encoberto", não sendo necessária mais a experimentação para a descoberta, pois que o resultado é logo apreendido pela inteligência que o assimila como verdadeiro.

Dentro desses raciocínios, em o primeiro capítulo de A Gênese, Allan Kardec, criteriosamente cuidou de enfocar o caráter da Revelação Espírita, para que o seu estudo possa ser livre e consciente para todo investigador ou aprendiz sincero.
Assim formula as primeiras indagações, verdadeiros quesitos para o suporte de um trabalho científico:

"1 - Pode o Espiritismo ser considerado uma revelação? Neste caso, qual o seu caráter? Em que se funda sua autenticidade? A quem e de que maneira foi ela feita? É a Doutrina Espírita uma revelação no sentido teológico da palavra, ou por outra, é, no seu todo, o produto do ensino oculto vindo do Alto? É absoluta ou suscetível de modificações? Trazendo aos homens a verdade integral a revelação não teria por efeito impedi-los de fazer uso de suas faculdades, pois que lhes pouparia o trabalho da investigação? Qual a autoridade do ensino dos Espíritos, se eles não são infalíveis e superiores à Humanidade? Qual a utilidade da moral que pregam, se essa moral não é diversa da do Cristo, já conhecida? Quais as verdades novas que eles nos trazem? Precisará o homem de uma revelação? E não poderá achar em si mesmo e em sua consciência tudo o quanto é mister para se conduzir na vida? Tais as questões sobre o que importa nos fixemos".

É necessário, contudo, que para melhor começarmos o estudo do caráter da Revelação Espírita, definamos, melhor o sentido da palavra revelação. Revelar, do latim revelare, cuja raiz é velum, véu, significa, literalmente, como já dito, sair de sob o véu e, figuradamente, descobrir, dar a conhecer uma coisa secreta ou desconhecida. Em sua acepção vulgar essa palavra se emprega a respeito de qualquer coisa desconhecida que é divulgada, de qualquer idéia nova que nos informa do que não sabíamos.

Nesse sentido, todas as ciências, elucida Allan Kardec , nos fazem revelações ao nos darem a conhecer os mistérios da Natureza e assim pode-se dizer que para a Humanidade há uma revelação constante. A Astronomia revelou o mundo astral, que não conhecíamos; a Geologia revelou a formação da Terra; a Química, a lei das afinidades; a Fisiologia, as funções do organismo, etc. Assim, todos os homens de gênio, como Copérnico, Galileu, Newton, Laplace, Lavoisier foram reveladores.

"No entanto, a característica essencial de qualquer revelação tem que ser a verdade. Revelar um segredo é tornar conhecido um fato; se é falso não é um fato e, por conseqüência não existe revelação. Toda revelação desmentida por fatos deixa de o ser, se for atribuída a Deus. Não podendo Deus mentir, nem se enganar, ela não pode emanar dele: deve ser considerada produto de uma concepção humana".

Dentro desses pressupostos de entendimento seguir-se-á este estudo de A Gênese, de Allan Kardec, para que seu conteúdo científico e moral venha a ser assimilado por todos quantos a ele tiverem acesso.

DENIZART CASTALDELI
Julho 2001.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett