Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Servir a Deus e a Mamom   |  Capitulo XVI   |  01/07/2013
GUARDAI-VOS DA AVAREZA
“Então lhe disse um homem da plebe: Mestre, dize a meu irmão, que reparta comigo a herança. Porém, Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim, juiz ou partidor sobre vós outros?
Depois lhes disse: Guardai-vos e acautelai-vos de toda avareza, porque a vida de cada um não consiste na abundância das coisas que possui. Sobre o que, lhes propôs esta parábola, dizendo:
O campo de um homem rico tinha dado abundantes frutos, e ele revolvia dentro de si estes pensamentos, dizendo: Que farei que não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: farei isto, derrubarei os meus celeiros e os farei maiores; e neles recolherei todas as minhas colheitas e os meus bens.
E direi à minha alma: Minha alma, tu tens muitos bens em depósito para largos anos; descansa, come, bebe, regala-te.
Mas Deus disse a este homem: Néscio, esta noite te virão demandar a tua alma, e as coisas que tu ajustaste, para quem serão? Assim é o que entesoura para si, e não é rico para Deus . (Lucas, XII : 13 a 21)”

  Quando Jesus responde ao homem, que se sentia lesado na herança: “quem me constituiu a mim em juiz ou partidor sobre vós outros?", mostra-se muito coerente com sua missão na Terra. Viera para ensinar aos homens as leis divinas, sem as quais, esta humanidade não se aperfeiçoa, não encontrando paz e felicidade. Não lhe cabia fazer o que cabe aos homens, o que é de sua responsabilidade, que é enfrentar e resolver os problemas da vida material, a fim de se desenvolver.

E quando diz a todos: “Guardai-vos e acautelai-vos de toda avareza, porque a vida de cada um não consiste na abundância das coisas que possui”, Jesus demonstra a pouca importância da obtenção dos bens materiais para o aperfeiçoamento do Espírito imortal, que reencarna na Terra, tanta vezes quantas forem necessárias para seu adiantamento espiritual.

A importância desses bens está no uso que se faz deles, criando benfeitorias, riquezas, para muitos e não somente para satisfação de quem os possui.

A vida na Terra, tal como na erraticidade, nos intervalos das reencarnações, consiste no que se é, e não no que se tem.

  Aquele que se preocupa em ser antes de Ter, valoriza a vida por tudo que ela oferece, abrindo-se ao viver, ao participar, ao dar, ao contribuir, ao receber, interessado no que está ao seu redor. Coloca sua felicidade em bem viver, tendo bens ou não, o que nos lembra Paulo de Tarso, quando , no fim de sua vida, envelhecido e alquebrado pelas muitas privações, disse: “Sei viver na abundância e sei viver na penúria.”

Usufruir, pois, dos bens que se tem, poucos ou muitos, sem prender-se a eles, usando-os em coisas úteis a si e aos outros, porque sabe que , em qualquer situação continua sendo a mesma pessoa, um ser em progressão contínua, colocando-se acima desses bens materiais, mas não acima das outras pessoas, às quais valoriza tanto quanto valoriza a si próprio, deve ser a meta de todos nós. 

Quem procura ser, vê em quaisquer experiências, desafios a serem vencidos, concorrendo consigo mesmo, nos progressos realizados, estando sempre preparados para novos desafios.

Aquele que coloca sua felicidade nos bens materiais, pensa que é o que tem, que sua importância decorre do que possui, que ser é ter seja lá o que for : dinheiro, propriedades, ações, aparelhos eletrônicos, carros, etc.

Quem tem em abundância, coloca a sua segurança no que tem, considerando-se feliz na superioridade que julga ter sobre os outros. Por isso, geralmente, são desconfiados em relação aos outros, dificultando os relacionamentos pessoais.

Por isso, o ensino de Jesus continua atual, demonstrando na parábola que quem entesoura para si não é rico para Deus, nem para ele mesmo, uma vez que a morte o faz deixar seus tesouros.

“A vida do homem não consiste na abundância daquilo que possui, mas na abundância dos benefícios que esparge e semeia, atendendo aos desígnios do Supremo Senhor.” *

* - Emmanuel, Vinha de Luz, cap. 52, psicografia de Francisco Cândido Xavier

Leda de Almeida Rezende Ebner
Julho / 2013
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - “O Evangelho Segundo o Espiritismo” 

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett