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O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Servir a Deus e a Mamom   |  Capitulo XVI   |  03/06/2013
SALVAÇÃO DOS RICOS. PARTE II
E eis que, chegando-se a ele um, lhe disse: Bom Mestre, que obras boas devo eu fazer para alcançar a vida eterna? 
Jesus lhe respondeu: Por que me chamas bom? Bom só Deus o é. Porém, se tu queres entrar na vida, guarda os mandamentos.
Ele lhe perguntou: Quais?
E Jesus lhe disse: Não matarás; não adulterarás; não cometerás furto; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe; e amarás teu próximo como a ti mesmo.
O mancebo lhe disse: Eu tenho guardado tudo isso desde eu cheguei à mocidade; que me falta ainda?
Jesus lhe respondeu: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá- o aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
O mancebo, porém, quando ouviu estas palavras, retirou-se triste, porque tinha muitos bens.
E Jesus disse a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico, dificultosamente, entrará no Reino dos Céus. Ainda vos digo mais: que mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no Reino dos Céus)”. 

(Mateus, XIX: 16 a 24 - Lucas XVIII: 18 a 25 – Marcos, X: 17 a 25.

Quando, no início da conversa, Jesus rejeita o adjetivo bom, afirmando que “Bom só Deus o é”, percebo aí, a demonstração de Jesus da distância que vai entre a perfeição de Deus e a dos seus filhos, que jamais alcançarão as qualificações divinas, que são Absolutas, enquanto seus filhos podem tê-las sempre na condição relativa às suas possibilidades.
Percebo, também, Jesus colocar-se, uma vez mais, na posição de filho de Deus, embora fosse o Espírito mais puro que já tenha reencarnado na Terra, e Deus, Pai e Criador.

Quanto à palavra traduzida ora por cabo, ora por camelo, afirma Herculano Pires, no rodapé desse capítulo desse livro por ele traduzido, que, em hebreu, emprega-se uma mesma palavra para designar “cabo” e” camelo”, e que a tradução com a primeira seria mais natural.

Nesta passagem da vida de Jesus, não existe a condenação da riqueza, como impedição de quem a possua, de conquistar o reino dos céus, mas apenas a afirmação de que ela, a riqueza, dificulta a prática das leis divinas, no combate ao orgulho, ao egoísmo, no desenvolvimento da humildade, do desinteresse e desapego aos valores materiais, do amor ao próximo, pelas facilidades e estímulos que o dinheiro propicia a quem o possui.

Allan Kardec chega a firmar ser a prova da riqueza “mais arriscada, mais perigosa que a miséria, em virtude das excitações e das tentações que oferece, da fascinação que exerce. É o supremo excitante do orgulho, do egoísmo e da vida sensual. É o laço que mais, poderosamente, liga o homem à Terra e desvia os seus pensamentos do céu”.

Mas, nem por tudo isso, impede o rico de desenvolver-se no bem. Ela pode até ser um valioso instrumento de salvação nas mãos de quem a saiba usar em benefício do bem a si e aos outros, auxiliando pesquisas, estudos avançados culturais, científicos e morais, criando fábricas, fornecendo empregos, auxiliando quem precisa etc.

A riqueza, o dinheiro, assim como a inteligência, o poder, são neutros por si mesmos. A maneira de usá-los é que faz a diferença entre ser um instrumento de progresso no bem ou um instrumento do mal.

Quando Jesus diz ao moço rico que lhe faltava, uma vez que ele seguia todos os mandamentos, vender tudo o que possuía e dar tudo aos pobres, para depois segui-lo, não estabeleceu um princípio a se seguido pelos possuidores de riquezas. Como previa a reação do jovem, aproveitou o momento para ensinar que o apego aos bens terrenos pode ser um obstáculo à elevação espiritual do homem, dificultando sua evolução espiritual, impedindo-o de transcender-se.

O moço, ao retirar-se triste, demonstrou que não estava ainda preparado para a missão da verdadeira caridade no amor ao próximo.

Esta passagem da vida de Jesus constitui-se em uma aplicação do “Fora da caridade não há salvação”.
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - “O Evangelho Segundo o Espiritismo” 

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
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