Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Fora da Caridade não há Salvação   |  Capitulo XV   |  01/03/2013
FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO
Em primeiro lugar, vamos relembrar o significado da palavra salvação da alma, na conceituação espírita.

É a libertação do Espírito da necessidade de viver em mundos materiais, onde faz a sua evolução através das reencarnações.

É a libertação das suas imperfeições, que o levam a errar, a praticar o mal a si e aos outros, pelo desenvolvimento das qualificações nobres que traz em si, desde sua criação por Deus.

É a libertação do apego aos prazeres e valores materiais, pela descoberta dos prazeres e valores espirituais, os únicos que trazem felicidade e paz duradoura.

É a conquista do reino de Deus em si mesmo, permitindo-lhe estar sempre em paz consigo e com Deus, em qualquer lugar e em qualquer situação.

Essa salvação, pela vontade de Deus, tem de ser conquistada por cada um dos Espíritos imortais no viver o bem, no estudo, no trabalho, no relacionamento com os demais, na resignação às expiações e provas, que são oportunidades de libertação das conseqüências das faltas e omissões de quem as sofre.

Essa salvação é conquistada, na vontade de seguir os ensinos e exemplos de Jesus, objetivando sair desta existência melhor do que quando nela entrou, no esforço diário de ser hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje.

Para trazer à humanidade o caminho dessa libertação, veio Jesus, o Espírito mais perfeito que já viveu na Terra, não para fazer o que deve ser feito por cada um, mas para ensinar o procedimento, o modo, o como fazer essa conquista interna. Por isso ele é o nosso Modelo, o nosso Guia, o nosso Salvador e Libertador.

Allan Kardec inicia, fazendo um paralelo entre o dogma religioso: “Fora da Igreja não há salvação” e o lema do espiritismo:” “Fora da caridade não há salvação”, apresentando argumentos.

O primeiro é exclusivista, absoluto, provocando divisões entre os homens, porque se funda na fé especial em dogmas particulares. Estimula a animosidade entre os sectários das diversas religiões, considerando os que não professam seus princípios, inimigos e condenados, sem remissão.

Essa máxima equivale a dizer: “Fora da verdade não há salvação”, igualmente exclusivista e falsa, uma vez que ninguém, nenhuma doutrina religiosa ou não, pode ter o monopólio da verdade. Os habitantes da Terra estão descobrindo, no seu processo de evolução as verdades que sua inteligência e sensibilidade permitem, como se vêm, nos avanços de todo o conhecimento, alterando-se, modificando-se, segundo o progresso da capacidade intelectual e moral do homem.

Se Deus houvesse feito, da posse da verdade absoluta, a condição expressa da felicidade futura, isso equivaleria a um decreto de proscrição geral”, isto é, ninguém seria feliz, ninguém seria salvo.

Essa máxima contraria, pois, os ensinos do Cristo e a lei evangélica.

O segundo, “apóia-se em um princípio universal, abrindo a todos os filhos de Deus o acesso à felicidade suprema”. É conseqüência do princípio de igualdade perante Deus e da liberdade de consciência, não importando as diferenças na maneira de adorar a Deus, e sim como demonstram e vivem esse amor, na caridade para com o próximo.

Estimula, portanto, a vivência do amor fraterno, provocando a união entre os homens.

A caridade ao próximo é o ponto de convergência de todas as religiões, sendo possível de ser cumprida, por qualquer pessoa, portanto, podendo unir em ações no bem, os de crenças diferentes.

O espiritismo, com esse lema, admite que a salvação não depende da fé religiosa, mas sim do cumprimento da lei divina que manda amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. 

Citando essa máxima, Allan Kardec diz: “Ficai certos de que em torno dela é que a humanidade inteira sentirá necessidade de se unir, quando se cansar das lutas geradas pelo orgulho, pela inveja e pela cupidez. Esta máxima, verdadeira âncora de salvação, pois, será o repouso após a fadiga, o Espiritismo terá a glória de havê-la proclamado. Que ela seja, de agora em diante, a palavra de união entre todos os homens que, sinceramente, querem o bem, sem segunda intenção. Mas fazei melhor ainda: gravai-a em vossos corações e, desde já, desfrutareis a calma e a serenidade que aí acharão as gerações futuras, quando a paz for a base das relações sociais.” (1)

Kardec escreveu que sendo o objetivo essencial do espiritismo a transformação da humanidade pela melhoria individual, para o qual deve tender todo espírita sério, ele definiu como primeiro dever imposto por essa doutrina o lema : “Fora da Caridade não há salvação”, que foi aceito com entusiasmo, como o sol do futuro, o símbolo da fraternidade, como uma garantia da segurança nas relações sociais. E ele afirma que “ela decorre do ensino dos Espíritos, os quais a colheram nos do Cristo, onde ela está escrita com todas as letras, como pedra angular do edifício cristão...” (2)

Não nos esqueçamos, pois, de que o espiritismo veio, com seus princípios, para auxiliar os homens a entenderem, aceitarem e viverem o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, conforme seu lema: Fora da Caridade não há salvação.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Março / 2013
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - “O Evangelho Segundo o Espiritismo”
 1 - KARDEC, Allan - Revista Espírita, setembro de 1862, ed. Edicel 1965, pag.274, último §. 
 2 - KARDEC, Allan -“Revista Espírita, abril de 1866, ed. Edicel 1965, pag.114, no artigo O Espiritismo Independente.

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett