Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Instrução do Espirito   |  Capitulo XIII   |  02/01/2012
A PIEDADE
Piedade é compaixão pelo sofrimento alheio, comiseração.

Michel, o espírito que assinou a mensagem, diz que a piedade é a virtude que mais nos aproxima dos anjos, sendo a irmã da caridade, que nos aproxima de Deus.

Aconselha a todos a enternecerem-se diante dos sofrimentos alheios, a deixarem as lágrimas correrem, porque esse sentimento irradiado torna-se um bálsamo nas feridas dos que sofrem, auxiliando a resignação e a esperança.
Restituir esperança a quem a havia perdido, estimular a resignação, são atos que têm como conseqüência um prazer diferente, ligado, sim, ao sofrimento de alguém, que é, todavia, amenizado, suavizado.

É um prazer suave e doce, que vem do sentimento e da percepção da reação do sofredor, que se sente mais leve, mais confortado.

A piedade , quando profundamente sentida, é amor; o amor é devotamento; o devotamento é o olvido de si mesmo; e esse olvido, essa abnegação pelos infelizes é a virtude por excelência, aquela mesma que o divino Messias praticou em toda a sua vida, e ensinou na sua doutrina tão santa e sublime.”

Por essas palavras, vemos que, no desenvolvimento espiritual do homem, quando ele começa a se sensibilizar com o sofrimento do outro, sentindo piedade, inicia o desenvolvimento do amor, que se transcende no devotamento, que é o esquecimento de si mesmo, tal como Jesus que, por amor a Deus e à Sua Criação, devotou-se à humanidade da Terra.

Assim, acompanhou Jesus o desenvolvimento dos primeiros seres vivos, seu desenvolvimento nos reinos inferiores, auxiliou-os na evolução para Espíritos.

Permitiu que Espíritos exilados de um mundo de Capela, que se ascenderia a uma categoria mais elevada, a qual aqueles milhares de espíritos não tinham condição de acompanhar, pelo seu atraso moral, permitiu que eles viessem para a Terra, onde convivendo com homens bem mais atrasados, colaborando com eles, no seu desenvolvimento, desenvolveriam suas qualificações morais.

E quando o desenvolvimento espiritual permitiu, Jesus veio viver neste mundo inferior, conviver com homens ainda rudes, imperfeitos, orgulhosos e egoístas, para ensinar-lhes o verdadeiro caminho da evolução moral do homem na Terra.

Quando essa doutrina for devolvida à sua pureza primitiva, quando for admitida por todos os povos, ela tornará a Terra feliz, fazendo reinar na sua face a concórdia, a paz e o amor.”

Essa é a missão do espiritismo, O Consolador prometido por Jesus: auxiliar a humanidade no seu desenvolvimento moral, no entendimento dos ensinos do Mestre, com novas revelações, comprovadas por fatos e raciocínios que tornam esses ensinos claros, pela constatação da sua necessidade e possibilidade de serem vividos ainda na Terra.

Com o espiritismo, a razão e o coração compreendem porque Jesus é o caminho, a verdade e a vida e que os homens têm todas as condições internas para seguir seus ensinos, no cotidiano, porque, um dia, todos os viverão plenamente.

E o autor afirma que o exercício da piedade, “que comove até as fibras mais íntimas, diante do sofrimento alheio, que vos leva a estender-lhes a mão caridosa e que arranca lágrimas de simpatia” é o que faz o homem progredir, no domínio do orgulho e do egoísmo, dispondo a alma à humildade, à beneficência e ao amor ao próximo.

Daí, jamais sufocá-la, como muitos o fazem, com vergonha de demonstrar suas emoções, seus sentimentos, por considerá-los fraqueza, sentimentalismo tolo, segundo os valores terrenos.

Temei ficardes indiferentes, quando puderdes ser úteis.

A piedade jamais provoca perturbação e aborrecimento, como pensam os que dela fogem. Se provoca sentimentos de tristeza, de constrangimento, esses desaparecem logo, sendo substituídos pela felicidade de devolver a coragem, a esperança e a fé, quando o homem se deixa guiar por ela, fazendo o que pode para auxiliar, minorando sofrimentos.

A piedade leva o homem a perder, sem mesmo se dar conta, o egoísmo, se ele não a afastar de si, quando se comove diante de alguém que sofre.

Desse estudo, a lição maior é o estímulo a deixar-se dominar pelo sentimento de piedade, não abafá-lo com vergonha de sentir-se fraco, por medo de envolver-se, de ter mais aborrecimentos ou problemas, a fim de se fazer tudo o que se pode, em favor dos necessitados, sejam quais forem a origem dessas necessidades.

A piedade é a melancólica, mas celeste precursora da caridade, esta primeira entre as virtudes, de que ela é irmã, e cujos benefícios prepara e enobrece.”

Leda de Almeida Rezende Ebner
Janeiro / 2012
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan -“ O Evangelho Segundo o Espiritismo” O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett