Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita   |  Capitulo XIII   |  01/08/2011
A CARIDADE MORAL E A CARIDADE MATERIAL - A BENEFICÊNCIA - PARTE 1
“A beneficência, meus amigos, vos dará neste mundo os gozos mais puros e mais doces, as alegrias do coração, que não são perturbadas nem pelos remorsos, nem pela indiferença. Oh! Pudésseis compreender tudo o que encerra de grande e de agradável a generosidade das belas almas, esse sentimento que faz que se olhe aos outros com o mesmo olhar voltado para si mesmo...”

Assim inicia Adolfo, bispo de Alger, sua mensagem.

Beneficência é a virtude da prática do bem, de fazer benefícios a quem necessita. No seu exercício diário, no lar, expandindo-se para fora, aos vizinhos, aos colegas de trabalho, aos estranhos, vai o homem desenvolvendo o amor ao próximo, vendo o outro como um irmão.

“Pudésseis, meus amigos, ter apenas a doce preocupação de fazer os outros felizes!”

Não é viver em função dos demais, mas estar-se sempre abertos para perceber as necessidades dos outros, prontos a auxiliá-los, até, muitas vezes, em suportar suas incompreensões com paciência e resignação.

O autor fala das alegrias de levar às famílias necessitadas, os alimentos, as roupas, que estimulam também a confiança em Deus e no homem, aos que já a haviam perdido.

Considera a beneficência uma obrigação dos homens em relação aos que passam por essas necessidades, lembrando as palavras de Jesus: “Quando vestirdes a um desses pequeninos pensai que é a mim que o fazeis.”

Com o conhecimento que se possui hoje, dos direitos básicos de quem nasce na Terra, no mínimo, não deveriam faltar moradia, alimentos e roupas e escolas para ninguém.

Todavia, considerando-se a distância entre o reconhecimento teórico e a sua prática, devido à ainda grande imperfeição do homem em geral, é necessário que o que tem mais busque auxiliar o que tem menos.

É o mínimo que se pode fazer, não permitindo que alguém passe fome, que não tenha o que vestir ou onde morar.

Por isso, conclama aos de boa vontade a saírem à procura das misérias ocultas, que podem não estar muito distantes de quem pode ajudar.

Afirma que, quando na Terra, foi essa virtude que lhe proporcionou os únicos momentos de felicidade que teve o que nos leva a pensar no quanto temos de possibilidades materiais e espirituais de auxiliar o outro, e nos privamos dessa felicidade.

Considera a caridade, a virtude que deve conduzir os povos a esse bem-estar, semeando infinitas alegrias para o futuro.

Afirma ainda: “É na caridade que deveis procurar a paz do coração, o contentamento da alma, o remédio para as aflições da vida.”

Eis aí uma frase simples, expressando uma idéia muito incomum, até ao entendimento do intelecto atual, pelo egoísmo, pelo orgulho, que ainda imperam nas mentes e nos corações dos homens.

Reflitamos sobre essa receita de paz, de contentamento e de remédio para as aflições da vida.

Quando a maioria da humanidade, ou uma grande parte dela se esforçar para beneficiar aos que lhe estejam ao seu redor, para que suas necessidades básicas sejam satisfeitas, o mundo todo melhorará, afastando a revolta, o desespero, as imensas diferenças sociais, financeiras e morais.

Então, todos gozarão da paz, da alegria, e as aflições inevitáveis, por culpa do passado, serão compartilhadas por todos, na solidariedade e fraternidade, sendo então perfeitamente suportáveis e aproveitáveis.

Se ainda hoje, quando se é atingido pelas vicissitudes da vida, as mesmas se abrandam com o olhar para os que as têm em piores situações, oferecendo oportunidades de reflexões saudáveis sobre a dor, o destino, a vida, e oportunidades de auxiliar os que mais padecem, muito mais, facilmente elas serão suportáveis, pelo esforço então existente, de todos buscarem fazer os outros felizes.

“Prodigalizai a mancheias a vossa simpatia, o vosso amor, o vosso dinheiro, a todos os que, deserdados dos bens deste mundo, definham no sofrimento e na solidão. Colhereis neste mundo alegrias bem suaves e mais tarde... somente Deus o sabe!”

Pensemos no que poucos possuem do muito que temos em trabalho, estudo, família, amigos, conforto... “Quanto bem a fazer!”

Leda de Almeida Rezende Ebner
Agosto / 2011
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan -“ O Evangelho Segundo o Espiritismo” 

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett