Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Amar o Proximo como a Si mesmo   |  Capitulo XI   |  01/10/2009
O EGOÍSMO - PARTE I
Emmanuel, o Guia Espiritual de Francisco Cândido Xavier, ao qual aprendemos a admirar, a respeitar e a amar, com quem muito aprendemos, e continuamos a aprender no estudo dos seus livros, assina esta mensagem.

Inicia-a afirmando que “O egoísmo, esta chaga da humanidade, deve desaparecer da Terra, porque impede o seu progresso moral.”

Kardec também cita esse mal, juntamente, com o orgulho, como as duas maiores chagas, da humanidade, impedindo seu progresso moral.

O egoísmo, considerado por Emmanuel, como o “filho do orgulho” e o “monstro devorador de todas as inteligências”, porque as domina, direcionando- as para o mal, a dor e o sofrimento, “é a fonte de todas as misérias terrenas”, porque leva o homem a pensar somente em si, impedindo-o de fazer crescer o amor, inerente em si, no ser espiritual, em potencialidade a ser desenvolvida por sua vontade.

O egoísmo oprime, abafa esse desenvolvimento, e o homem continua cada vez mais centrado nos seus desejos, na sua prepotência, sem perceber as necessidades dos demais, inclusive dos que lhes partilham as experiências. Não consegue amar, nem ser amado.

Tendo o espiritismo, a tarefa de colaborar para o desenvolvimento moral da humanidade, o que elevará a Terra na hierarquia dos mundos, o egoísmo é o alvo, para o qual, os espíritas, principalmente, “devem dirigir suas armas, suas forças e sua coragem”, combatendo-o em si próprio.

As armas são a vontade, vinda da compreensão e da aceitação da necessidade de eliminá-lo de si, para que o amor possa se desenvolver.

As forças são o direcionamento das suas energias, das suas vibrações, da sua inteligência, da sua sensibilidade, no uso da vontade para os dois objetivos: desenvolver o amor e combater o egoísmo.

A coragem é a tenacidade, a bravura, a intrepidez, a firmeza de espírito, a determinação, necessárias para vencer-se a si mesmo.

Isso não se faz com facilidade, nem em pouco tempo, mas, uma vez iniciada a luta, no processo da mesma, surgem os estímulos adequados, nas pequeninas vitórias e na percepção do amparo espiritual.

Emmanuel afirma que a causa do cristianismo não ter ainda conseguido cumprir sua missão na Terra, está no egoísmo, na sua invasão nos corações humanos, no seu antagonismo à caridade, impedindo a ação dessa na mente e nos corações dos homens.

Cita como o exemplo de caridade, Jesus, e como exemplo do egoísmo, Pilatos, que não reconhecendo no acusado, nenhuma das acusações, tendo, pois a chance de libertá-lo, não o fez, lavou suas mãos, entregando à multidão, influenciada pelas autoridades religiosas de Israel, a decisão da condenação à morte na cruz.

E esclarece que cabe, agora, aos espíritas, a tarefa de combater o egoísmo, para fortalecer o Cristianismo, limpando todos os obstáculos que entravam a marcha libertadora dos homens.

Essa responsabilidade atual dos espíritas está nas palavras de Jesus: “Porque a todo aquele, a quem muito foi dado, muito será pedido, e ao que muito confiaram, mais contas lhe tomarão”. (Lucas, XII : 47e 48).

Assim, aos espíritas, no aceitarem a 3ª revelação, o espiritismo revelado pelos Espíritos, e codificado por Allan Kardec, pelos muitos esclarecimentos recebidos, tendo, por conseqüência, maiores e melhores condições de viverem os ensinos de Jesus, muito será pedido, mas, também, muito será dado aos que souberem aproveitar esses ensinamentos na sua melhoria e na do seus próximos.

A fé raciocinada, a “que pode enfrentar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade”, como escreveu Kardec, neste livro que estudamos, capítulo XIX, item 7, é a fé
Libertadora, que pode levar os espíritas a colaborarem na evolução moral da humanidade da Terra, se – há quase sempre um “se”, já disse um poeta, cujo nome me esqueci – esses espíritas cuidarem de combater os obstáculos desse progresso, a começar do egoísmo, primeiro em si mesmo.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Outubro / 2009
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan -“ O Evangelho Segundo o Espiritismo”

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett