Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Bem-aventurados os pobres de espírito   |  Capitulo VII   |  01/12/2006
QUEM SE ELEVAR SERÁ REBAIXADO - 2
" Então, se chegou a Ele, a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-O e pedindo-lhe alguma coisa. Ele lhe disse: Que queres? Respondeu ela; Dize a estes meus filhos que se assentem no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda. E, respondendo, Jesus disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber? Disseram-lhe eles: Podemos. Ele lhes disse: É verdade que haveis de beber o meu cálice; mas pelo que toca a terdes assento à minha direita ou à minha esquerda, não me pertence a mim conceder-vos, mas isso é para aqueles a quem meu Pai o tem preparado. E quando os dez ouviram isso, indignaram-se contra os dois irmãos. Mas Jesus os chamou a si e lhes disse: Sabeis que os príncipes da nações dominam os seus vassalos, e que os maiores exercitam sobre eles o seu poder. Não será assim entre vós; mas aquele que quiser ser o maior, esse seja o vosso servidor; e o que entre vós quiser ser o primeiro, seja o vosso escravo; assim como o Filho do Homem, que não veio para ser servido,, mas para servir, e para dar a sua vida, em redenção de muitos. ( Mateus, XX:20-28)

Esse fato na vida de Jesus mostra o amor de mãe bastante humano, que quer o melhor para seus filhos, mas ainda distante de ser o amor ao próximo ensinado e vivido por Jesus, para o qual todos caminhamos.

Penso que evidencia também a idéia de que o reino dos céus , citado por Jesus era entendido como um reino na Terra, quando Jesus libertaria o povo judeu do jugo dos romanos, colocando-o sobre todas as nações, tornando-se seu rei.

" Não sabeis o que pedis." Nesta frase, demonstra Jesus , aceitar a incompreensão de quem era ele, , de sua missão, por parte dos que o seguiam, mas sabia que seus ensinos permaneceriam para sempre, norteando, com dificuldade, lentamente, com sofrimentos mil, a caminhada evolutiva dos seus irmãos, mais rebeldes, mas, continuou, perseverantemente, enquanto aqui esteve, ensinando-os até o sacrifício do martírio na cruz infamante, porque, sabia constituir seus ensinos o único caminho para libertar o homem da ignorância e do apego aos valores materiais.

Jesus, vendo a indignação dos discípulos à pretensão dos irmãos, filhos de Zebedeu, esclarece que se há na Terra o domínio dos maiores sobre os menores, pelo poder ou pela força ou pela posição social, " entre vós não será assim ", pois o reino, por ele posto em meta a ser conseguida, individual e coletivamente, era um reino totalmente diferente.

Quando, nós, os cristãos, que queremos ser discípulos de Jesus, vamos nos colocar entre esse vós ?

Todo ensino de Jesus foi destinado à humanidade, e todos os que o aceitaram ou o aceitam como o Enviado de Deus para dar conhecimento das Suas Leis, hoje e sempre está e estará incluído em todos os VÓS, ditos por Jesus.

Nós, os espíritas, que consideramos o espiritismo a revivescência do cristianismo, tal qual como Jesus ensinou e exemplificou, precisamos trabalhar mais em nosso interior, no desenvolvimento das virtudes que estão em nós, para serem desenvolvidas, porque são elas, que nos darão a humildade que nos levará ao amor pleno e incondicional.

Divulgar seus princípios, auxiliar a todos, indistintamente, exercer atividades nobres nas instituições, respeitar os direitos dos outros, cumprir seus deveres em relação a Deus, ao próximo e a si mesmo, demonstram vontade de seguir Jesus, mas, tudo isso , sem o trabalho interno de transformação interior, não levará o homem à sua libertação dos mundos materiais, continuando fechada as portas de entrada ao reino prometido por Jesus.

Por isso, Jesus condiciona ser a humildade " o cartão de ingresso" para esse reino, segundo Cairbar Schutel

Somente a humildade nos coloca em pé de igualdade com todos os filhos de Deus, independente de parentesco, de raça, de cor, de religião, de cultura.

Somente a humildade, fazendo-nos conhecer nossa imperfeição, nossa ignorância de tanta coisa que ouvimos falar e de tantas outras que nem são ainda cogitadas em nosso mundo; de tanta coisa que está embutido em nós, em potencial ignorado ou já vislumbrado, mas sem chance de aparecer e ser desenvolvida pelo nosso atraso espiritual, nos mostra que somos todos iguais.

Somente a humildade, fazendo-nos conhecer que somos perfectíveis, que vivemos um processo de evolução, que somos transeuntes em um mundo inferior, caminhado para mundos melhores, nos iguala a todos.

Só seremos capazes de amar a todos, incondicionalmente, se nos sentirmos todos igualados na origem, no processo evolutivo e no ponto de chegada, sem nenhuma discriminação. 

Se aceitamos Jesus, como o "que não veio para ser servido, mas para servir e para dar sua vida na redenção de muitos", temos de nos esforçar muito, para que a humildade seja desenvolvida em nós, porque sem ela, permaneceremos presos a este nosso processo de evolução, em mundos inferiores, por muito mais tempo que seria necessário.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Dezembro / 2006
 
Bibliografia:
Allan Kardec. O Livro dos Espíritos, questões 379 a 385. Cairbar Schutel, Parábolas E Ensinos De Jesus , cap. " Pobres de Espírito e Espíritos Pobres", Ed. O Clarim.

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett