Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Instruções dos Espíritos: Advento do Espírito de Verdade   |  Capitulo VI   |  01/06/2006
ESPÍRITO DE VERDADE PARIS 1860
Essa mensagem, assinada por Espírito de Verdade, com data de 1960, foi publicada antes em O Livro dos Médiuns, no capítulo XXXI : Dissertações Espíritas, com quatro frases a mais, no item IX, com uma nota explicativa de Kardec, na qual diz que ela veio por um dos melhores médiuns da Sociedade Espírita de Paris, " assinada com um nome que o respeito nos não permite reproduzir, senão sob todas as reservas, tão grande seria o insigne favor da sua autenticidade e porque dele se há muitas vezes abusado demais, em comunicações evidentemente apócrifas. Esse nome é o de Jesus de Nazaré."

Após mais considerações, Kardec termina assim: " Na comunicação acima apenas uma coisa reconhecemos: é a superioridade incontestável da linguagem e das idéias, deixando que cada um julgue por si mesmo se aquele de quem ela traz o nome não a renegaria."

Na Revista Espírita, de Allan Kardec, julho de 1866, ed. Edicel, em 1966, na página 221, no artigo Qualificação de Santo Aplicada a Certos Espíritos, Kardec escreve ao encerrar suas observações: " A
qualificação de Espírito de Verdade não pertence senão a um só, e pode ser considerada como um nome próprio. Está especificado no Evangelho. Aliás, esse Espírito se comunica raramente e apenas em circunstâncias especiais."

Nesta primeira mensagem, das quatro assinadas pelo Espírito de Verdade, inseridas por Kardec neste capítulo, o autor a inicia, escrevendo que vem, como outrora, " trazer a verdade e dissipar as trevas". Diz que o espiritismo, como outrora suas palavras, deve lembrar aos incrédulos que acima de tudo e de todos reina a verdade imutável, que é Deus. " Eu revelei a doutrina divina; e como um segador, liguei, em feixes o bem esparso pela humanidade, e disse: ' Vinde a mim, todos vós que sofreis!' " 

"Mas os homens ingratos se desviaram da estrada larga e reta que conduz ao Reino do Pai, perdendo-se nas ásperas veredas da impiedade. Meu Pai não quer aniquilar a raça humana. Ele quer que, ajudando-vos uns aos outros, mortos e vivos, ou seja, mortos segundo a carne, porque a morte não existe, sejais socorridos, e que, não mais a voz dos profetas e dos apóstolos, mas a voz dos que se foram, faça-se ouvir para vos gritar: Crede e orai! Porque a morte é a ressurreição, e a vida é a prova escolhida, durante a qual vossas virtudes cultivadas devem crescer e desenvolver-se como o cedro."

Conclama aos homens, que se limitam " às trevas da vossa inteligência" a não afastar " a tocha que a clemência divina vos coloca nas mãos para iluminar vossa rota e vos reconduzir, crianças perdidas, ao regaço de vosso Pai."

Essa tocha é o espiritismo, que veio quase dois mil anos depois de Jesus, para ensinar todas as coisas, e lembrar de tudo o que ele disse, conforme está em João, XIV : 26, interpretando as leis divinas, tornando assim, os ensinos de Jesus, mais claros e mais fáceis de serem compreendidos pela razão e vivenciados desde já.

Quando diz : " Homens fracos, que vos limiteis às trevas de vossa inteligência" não está desprezando a do homem, apenas esclarecendo que a inteligência, somente, não é suficiente para levar o homem ao seu sublime destino: ser perfeito e feliz, e nem para tornar essa caminhada, menos sofrida, mais tranqüila.

Essa constatação é bem evidente ao homem do início do século XXI. Necessário também o desenvolvimento da sensibilidade aos valores espirituais, que levem o homem a ser moral, em relação a Deus, a si próprio e aos outros.

Aliás, hoje, apesar do avanço espantoso da Ciência e da tecnologia, frutos da inteligência humana, o homem continua com seus problemas existenciais, dominados pelo orgulho, pelo egoísmo, pela vaidade, pelo poder, pelo dinheiro, que o levam à ações impiedosas contra seus irmãos, numa comprovação de que falta algo, além da inteligência, que lhe dê o respeito e o amor aos seus semelhantes.

Esse algo é a moralidade, que vem de dentro, desenvolvida pela sensibilidade ao bom, ao belo, ao útil, ao verdadeiro. É a moral ensinada por Jesus, que o espiritismo veio tornar mais clara e mais racional, a fim de poder ser entendida e seguida por todos.

A inteligência e a moralidade, caminhando juntas permitem ao homem. seguir a exortação: " Crede, amai, meditai todas as coisas que vos são reveladas; não mistureis o joio ao bom grão, as utopias com as verdades. ESPÍRITAS, AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO MANDAMENTO; INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO". TODAS AS VERDADES SE ENCONTRAM NO CRISTIANISMO; OS ERROS QUE NELE SE ENRAIZARAM SÃO DE ORIGEM HUMANA; E EIS QUE, DE ALÉM-TÚMULO, QUE ACREDITÁVEIS VAZIO, VOZES VOS CLAMAM: IRMÃOS! NADA PERECE. JESUS CRISTO É O VENCEDOR DO MAL; SEDE OS VENCEDORES DA IMPIEDADE." ( o destaque é meu)

Nesse último parágrafo do texto, temos a finalidade do espiritismo: auxiliar o homem a ser bom, além de inteligente. Somente a inteligência e o amor juntos podem levar o homem a querer o Bem, porque se a inteligência o leva a progredir sempre, descobrindo e criando coisas novas, o amor lhe indica o bom uso desses resultados, de forma a não causar outros males, visando sempre o bem de todos.
Somente a inteligência e o amor juntos, podem levar o homem e a humanidade a alcançar determinismo divino : " Sede vós perfeitos, como também vosso Pai celestial é perfeito." ( Mateus, V: 48)

Leda de Almeida Rezende Ebner
Junho / 2006 
 
Bibliografia:
 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett