Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Instruções dos Espíritos   |  Capitulo V   |  01/07/2005
A VERDADEIRA DESGRAÇA - DELPHINE DE GIRARDIN - PARIS 1861
ITEM 24: A VERDADEIRA DESGRAÇA
  
O espirito Delphine de Girardin, em Paris, em 1861, deu uma mensagem clara e profunda sobre a verdadeira desgraça para o homem, que ainda hoje, na prática, poucos conseguem entendê-la.

Difícil é para o homem imperfeito, que ainda só enxerga o que seus olhos materiais alcançam, que não sabe usar seus recursos espirituais para colocar-se acima dessa visualização material, elevar-se a planos mais altos, acima do mundo material em que pisa e respira, perceber e viver aqui, na Terra, na concepção da eternidade da vida, em toda a sua pujança e beleza.

Somos Espíritos imortais, viveremos eternamente! Nossas vivências materiais se constituem em um viver provisório, enquanto em desenvolvimento de todo o potencial que trazemos em nós, desde que fomos criados por Deus. Somos todos destinados à perfeição e à felicidade !

Para vivermos, em todos os instantes, dentro desta concepção da eternidade da vida, precisamos interiorizar dentro de nós as respostas que o espiritismo nos dá sobre quem somos, o que aqui fazemos, de onde viemos, para onde vamos.

Só então, seremos capazes de vivenciar no dia-a-dia, o mais possível, esta realidade da imortalidade, sabendo tudo interpretar , analisar, agir e reagir de acordo com ela, desde já, no presente.

Aí, essa mensagem torna-se entendida como possível de ser vivenciada.

A humanidade, em geral, considera verdadeiras desgraças a miséria, a morte de pessoas queridas, o credor impaciente, dores morais, a perda de bens materiais, o desemprego, o parente viciado em droga, a doença difícil, a traição, a falta de dinheiro, etc...

"Mas a verdadeira desgraça está mais nas conseqüências de uma coisa do que na própria coisa."*

Para sabermos se uma coisa é boa ou má, precisamos analisar suas
conseqüências próximas e futuras.

As chamadas desgraças, como as citadas acima, podem levar o homem a fortalecer-se na fé em Deus, em si, nos outros, podem estimulá-lo a desenvolver determinadas habilidades, torná-lo mais sensível ao sofrimento alheio, torná-lo mais previdente no gasto do dinheiro, ganhar novos amigos, exercitar o perdão estimulá-lo mais ao trabalho, à convivência com pessoas de bem...

Podem, se analisadas sob a ótica da imortalidade do Espírito, ser consideradas como oportunidades de crescimento espiritual, como desafios a serem vencidos, como provas da justiça divina, no exercício da lei de causa e efeito. 

A vida mansa, ociosa, sem problemas, sem assunção de responsabilidades e compromissos, dinheiro farto, saúde perfeita, podem ser grandes desgraças pelas conseqüências dolorosas e perigosas que podem acarretar ao Espírito imortal, preso apenas aos interesses materiais. 

Escreve a autora da mensagem: "A desgraça é a alegria, o prazer, a fama, a fútil inquietação, a louca satisfação da vaidade, que asfixiam a consciência, oprimem o pensamento, confundem o homem quanto ao seu futuro. A desgraça é o ópio do esquecimento, que buscais com o mais ardente desejo."

Quando se busca o prazer, a alegria, o sucesso, o dinheiro, inconseqüentemente, sem pesar os efeitos, sem respeito aos direitos dos outros e a si próprio, na infringência da ética e da moral divina, está-se reservando para si, sofrimentos e desgraças, por longos períodos do viver eterno do Espírito.

A conscientização da pré-existência da alma, sua eternidade, sua evolução contínua, através das reencarnações, a destinação de perfeição e felicidade, bem compreendidas, entendidas, aceitas pela razão e pela sensibilidade , interiorizadas no íntimo do ser, tornam o homem capaz de viver, na compreensão real dos seres, das coisas, situações e acontecimentos da Terra, porque tem a visão vertical do caminho que persegue para a finalidade transcendental e gloriosa do seu destino.

Procuremos, pois, no entendimento das vicissitudes da vida na Terra, no discernimento das conseqüências dos atos e ações, não perder de vista a imortalidade da vida, com as responsabilidades de cada um de nós, em nosso desenvolvimento espiritual. Só assim, podemos fazer as escolhas corretas com o livre-arbítrio que Deus nos deu .

Leda de Almeida Rezende Ebner
Julho / 2005
 
Bibliografia:
 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett