Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Bem-aventurados os aflitos   |  Capitulo V   |  01/09/2004
CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES - 2
Como vimos, em geral, as causas das aflições deste mundo podem estar na vida atual e nas vidas anteriores, visto que todos os Espíritos estão sujeitos às leis divinas, não havendo ninguém que escape à justiça divina.

Através da vidas sucessivas, em mundos materiais, vai o Espírito, no seu desenvolvimento, fazendo escolhas que contrariam as leis divinas e, como tem qualificações para ser responsável pelas suas ações, sofre as sanções implícitas nessas leis, afim de corrigir as falhas e suas conseqüências, aprender com elas e continuar sua evolução.

As reencarnações na Terra, mundo de expiações e provas, têm pois, como finalidades sofrer as consequências das faltas cometidas, repará-las e aprender com elas, evitando-se as causas que lhes deram origem, e assim, continuar evoluindo com menos sofrimentos e mais segurança.

Existe pois, um planejamento de vida a cada reencarne. Enquanto Espírito ainda embrutecido, a reencarnação lhe é imposta, e Espíritos mais adiantados, escolhem o gênero de experiências mais adequadas ao seu crescimento espiritual.

A partir porém, de um certo grau de entendimento, os que se arrependem e desejam corrigir suas faltas, aproveitar melhor uma nova reencarnação, amparados e aconselhados por Espíritos especializados e amigos seus, escolhem e aceitam o gênero de experiências pelas quais devem passar, a fim de expiar suas faltas, ressarci-las, para poder continuar sua evolução.

É assim que a justiça e a misericórdia de Deus se manifestam nas suas leis, dando a todos as oportunidades de aprendizado nos acertos e nas falhas, porque "Assim pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos." ( Mateus, 18:14)

Mas será que essas explicações valem para todas as atribulações do viver na Terra? Elas são sempre conseqüências de faltas cometidas nesta ou em outras existências anteriores?
Não. Kardec explica que muitas dessas aflições são provas escolhidas por Espíritos que as pedem para apressar seu adiantamento ou para terminar sua purificação.

O conhecimento desse fato é importante para não julgarmos todo sofrimento como resultado de faltas, como expiação.

Que é expiação? É sofrer as consequências de faltas cometidas. É passar pelos mesmos sofrimentos causados a si e/ou aos outros, na infringência da lei do Bem. Tem por objetivo, despertar no espírito culpado a consciência do sofrimento que provocou com suas ações, reparar os males causados por elas, perceber o porquê dessas ações, corrigir-se na eliminação dos sentimentos e emoções negativas que as originaram, prosseguindo sua evolução em melhores condições.

Provações são testes de avaliação do aprendido. Passar pelas mesmas dificuldades, que deram origem às ações negativas, para resolvê-las, sem ferir a ninguém, usando-as para o desenvolvimento das suas qualificações intelectuais e morais.

Por isso, Kardec informa que "a expiação serve sempre de provas, mas a prova nem sempre é uma expiação. Mas provas e expiações são sempre sinais de uma inferioridade relativa, pois aquele que é perfeito não precisa ser provado."

Um Espírito pode portanto, ter conquistado um certo grau de elevação, mas querendo avançar mais, solicita uma missão, uma tarefa, pela qual será tanto mais recompensado se sair vitorioso, quanto mais penosa tiver sido a luta. Esses são, mais especialmente, os casos das pessoas de tendências naturalmente boas, de alma elevada, de sentimentos nobres inatos, que parecem nada trazer de mau de sua precedente existência e que sofrem com resignação cristã as maiores dores, pedindo forças a Deus para suportá-las sem reclamar.

"Podem-se, ao contrário, considerar como expiações as aflições que provocam reclamações e levam o homem à revolta contra Deus."

Desse modo, entende-se que as existências expiatórias podem também ser de provações se quem as sofre, aceita - as como necessárias e não se revoltam contra elas.

" Diz-nos a razão que Deus não pode ferir um inocente. Assim, se formos feridos e se não somos inocentes: o mal que sentimos é o castigo, a maneira como o suportamos é a prova." *
" As misérias daqui são pois, expiação, por seu lado efetivo e material, e provas, por suas consequências morais. Seja qual for o nome que se lhes dê, o resultado deve ser o mesmo: o melhoramento." *

Sempre presente a ação do livre arbítrio na escolha das reações às vicissitudes da vida. Compreendidas assim, essas vicissitudes se constituem no tratamento adequado a espíritos rebeldes às leis do bem.

Se agora queremos alcançar nosso aperfeiçoamento, como rebeldes que ainda somos, temos de considerá-las como benéficas, necessárias e indispensáveis, pois sem elas não despertaríamos para o esforço do aprendizado no bem. Permaneceríamos embrutecidos, estacionados no orgulho, no egoísmo e a Terra seria, constantemente, um só campo de batalha.

Quanto mais entendemos os mecanismos das leis divinas, mais vai fortalecendo dentro de nós a certeza da existência de Deus, absoluto em seus atributos de Amor, Justiça e Sabedoria e mais cresce em nós a confiança em nós e na humanidade, permitindo-nos entender o presente, mesmo o mais dificultoso, como necessário à aquisição da perfeição e da felicidade, destino glorioso de todos nós, e que vale o esforço de viver de acordo com essas leis!

O mesmo acontece com nossos estudos dos livros de Kardec. Quanto mais os estudamos e os compreendemos, mais cresce em nós admiração e a gratidão por ele, por sua capacidade intelectual, pela sua sensibilidade na codificação desta doutrina bendita que nos abre a mente e o coração para o entendimento da vida, do existir, não deixando vazios de raciocínios nas suas lições.

Feliz quem já compreendeu e aceitou a lei da reencarnação, porque só ela explica as causas de determinados sofrimentos, aparentemente injustos e, portanto difíceis de serem aceitos e só ela nos mostra a perfeita justiça de Deus.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Setembro / 2004
 
Bibliografia:
Revista Espírita de Allan Kardec, Setembro/1863, pag 268 Edicel

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett