Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo   |  Capitulo IV   |  01/09/2003
RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO PARTE 1
ITENS 3, 4 e 6: RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO

"(Após a transfiguração) E os discípulos lhe perguntaram, dizendo: Pois porque dizem os escribas que importa vir Elias primeiro? Mas ele, respondendo, lhes disse: Elias certamente há de vir e restabelecerá todas as coisas: digo-vos porém, que Elias já veio e eles não o conheceram, antes fizeram dele quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer às suas mãos. Então, compreenderam os discípulos que de João Batista é que ele lhes falara. (Mateus, XVII: 10 a 13; Marcos : IX: 11 a 13).

Também neste texto, aparece bem claro que os judeus aceitavam a idéia da reencarnação. Se assim não fora, seus discípulos não iriam concluir que Jesus lhes falara que João Batista fora Elias. Nesse fato, fica bem clara a volta de Elias para continuar sua missão de mensageiro de Deus. 
           
Por isso, Kardec escreve que "A reencarnação fazia parte dos dogmas judeus, sob o nome de ressurreição". Somente os saduceus nela não acreditavam, como vemos em Mateus, XXII: 23 :" Naquele dia aproximaram-se dele alguns saduceus, que dizem não haver ressurreição e ...."
           
Saduceus era uma seita judia, formada em 248 antes de Cristo, por Sadoc. Eles não acreditavam na imortalidade da alma, considerando a morte o fim de tudo. Acreditavam em Deus, na sua providência em bens materiais. Era uma seita pouco numerosa mas, com membros importantes, tinha influência política, em oposição aos fariseus. 
           
Estes últimos constituíam a seita mais influente, fundada nos anos 180 ou 200 antes de Cristo. Seu chefe Hilel fundara na Babilônia, uma escola onde se ensinava que a fé só era dada pela escrituras. Observavam com rigor as práticas exteriores do culto e das cerimônias. Tinham apenas as exterioridades das virtudes e exerciam grande influência sobre o povo, que os julgava santos. Daí sua importância.
           
O termo ressurreição vem do latim " resurrecto, onis": ressurreição, de "resurrectum" do verbo "resurgère": relevantar-se; reerguer-se, restabelecer-se, reanimar, recomeçar. Ressurreição pode significar também ato ou efeito de ressurgir ou ressuscitar e retorno da morte à vida, dentre outros significados.
( dicionário Houaiss).
           
No Novo Testamento, vemos a ressurreição de algumas pessoas consideradas mortas: a filha de Jairo ( Mateus, 9:24e25), o jovem de Naim ( Lucas 7: 14e15), Lázaro ( João 11: 43 e 44), Dorcas ( Atos, 9:40 e 41). Todas retornaram à vida porque não estavam mortas, seus espíritos continuavam ligados aos corpos. Jesus não viera para transgredir as leis físicas, também criadas por Deus; todos os seus chamados "milagres", foram feitos em função do completo conhecimento que ele tinha das leis naturais( físicas e morais).
           
Kardec escreveu: "... a ressurreição supõe o retorno à vida do próprio cadáver, o que a ciência demonstra ser, materialmente, impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já estão há muito dispersos e consumidos."
           
Assim, o espiritismo aceita apenas a ressurreição espiritual: o espírito ressurge no plano espiritual após a morte do corpo, ressurge na Terra após o renascimento, bem como continua ressurgindo da ignorância, dos vícios, a caminho da perfeição e da felicidade, pois que traz em si a perfectibilidade .
           
Jesus também falou em ressurreição, como vemos em João: 5:28 e 29: " Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos, ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo"; e ainda em João, 6: 39,40,44 e 54: " E a vontade de quem me enviou é esta: Que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia."
           
Segundo o espiritismo, que mostra, com lógica e clareza, a longa caminhada do espírito, no decorrer dos milênios, no seu desenvolvimento espiritual, em mundos materiais, até viver plenamente a vida espiritual, em mundos celestes ou divinos, esse " último dia" pode significar o tempo em que a humanidade da Terra, então voltada para o bem geral, terá transformado este planeta em um mundo de regeneração. Então, os que não estiverem em condições morais para nela permanecer, irão reencarnar em mundos primitivos, onde reiniciarão seu desenvolvimento moral em condições mais difíceis, mas sempre sob o amparo do Pai, através dos espíritos evoluídos.
          
Pode também significar a ressurreição do espírito que, se libertando da ignorância, do apego à matéria, do mal, adquire condições de viver plenamente a vida do espírito, não precisando mais de reencarnações em mundos materiais. " Que nenhum eu perca de todos os que me deu", disse Jesus, numa comprovação do amor e da misericórdia do Pai. 
           
E temos a própria ressurreição de Jesus, em corpo espiritual, numa materialização do perispírito, demonstrando aos discípulos a verdade da imortalidade, e por conseqüência, de todos os seus ensinamentos. Foi então, que eles se ergueram do abatimento no qual todos mergulharam, após a crucificação e se agigantaram na vivência do amor a Deus e do amor ao próximo. Sem o retorno de Jesus à presença dos seus discípulos, seus ensinamentos, provavelmente, teriam sido esquecidos. 
           
A reencarnação é o retorno da alma ou espírito à vida na Terra, em um novo corpo, que nada tem com o antigo. Assim , se João Batista era Elias, o corpo de João não era o de Elias e aquele seria então Elias reencarnado, mas não ressuscitado. Mas, de qualquer maneira, a idéia da reencarnação estava presente no judaísmo.
           
Jesus sancionou a idéia da reencarnação de Elias na pessoa de João Batista, quando ,na conversa com Nicodemos, disse : "Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo." "Não te maravilhes de eu ter dito que é necessário nascer de novo."

Leda de Almeida Rezende Ebner 
Setembro / 2003
 
Bibliografia:
 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett