Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Espíritos  |  Introdução do Estudo da Doutrina Espírita   |  Item XV   |  01/12/2003
A LOUCURA E SUAS CAUSAS
Outra investida sofre o Espiritismo
as idéias espíritas são capazes de perturbar as faculdades mentais.
Sendo assim, faz-se uma questão de prudência, deter, impedir sua propagação.

Analise-se, frente a essa afirmação, que a loucura antes de mais nada, caracteriza-se das enfermidades da espécie humana. Incontável número de causas acidentais, pode produzi-la. A prova disso é que havia loucos antes que houvesse Espiritismo. Ainda, nem todos os loucos são espíritas ou conhecem ao menos a Doutrina.
            
Provém esse distúrbio, de um certo estado patológico do cérebro, instrumento do pensamento. Estando este desorganizado, a forma, o modo de expressão altera-se, exteriorizando-se em idéias, trejeitos, ações, movimentos desconexos, diferentes, distantes do que se aceita como sendo normal.
            
 A loucura é pois, um efeito consecutivo cuja causa primária é uma pré-disposição orgânica que torna o cérebro mais ou menos acessível a certas impressões...
             
Existindo essa predisposição, determinado aspecto ou situação, toma o caráter de preocupação principal que se torna idéia fixa. Esta poderá ser em relação a Espíritos, a uma Ciência, a um sistema político ou social; enfim, o indivíduo se fecha em uma preocupação dominante. Somem-se a isso outras numerosas causas de excitação cerebral: decepções, desastres, afeiçoes contrariadas, perdas, inseguranças, medo etc. etc.
             
Essa fixação principal nisto ou naquilo, leva a falar do que se constitui como preocupação única, mas a causa não está aí - a idéia fixa, a preocupação é um modo de manifestação do desequilíbrio instalado. Assim, essa predisposição ou alteração existente para aquele que se fixa em religião terá exteriorizações de uma loucura religiosa; o amor, produzirá a loucura amorosa, a ambição, a loucura das honras, da riqueza, etc., cada uma, fazendo-se acompanhar de gestos, palavras, posturas, atitudes correspondentes.
             
Na realidade, a causa primeira liga-se a uma relativa fraqueza moral, que torna o indivíduo incapaz para lidar, trabalhar ou suportar o choque de certas impressões ou a convivência equilibrada com os fatos normais da vida. Em meio à tudo isso, mesclam-se magoas, ambições frustradas, desesperos, decepções, revezes de fortuna, inseguranças e choques variados.
            
 Dar a esse homem a força necessária para entender o momento, o revés encontrado em si, meios para superação é crescimento, é função do Espiritismo. Entendido nessa real finalidade, justamente porque leva à compreensão dos porquês, é causa atenuante dos desesperos, pois pela visão real do ser na Vida, diminui ele a impressionabilidade, os modos, a insegurança. A crença, a certeza do que prova a Ciência e a Filosofia espírita desenvolve uma força moral que faz manter a razão fria pois tem fé inalterável no futuro.
             
O modo como o espírita encara as coisas deste e do outro mundo, longe de desequilibrá-lo, leva-o a educar - em si, as mais violentas paixões, analisando as ocorrências

... "de um ponto de vista tão elevado, que as tribulações não são para ele senão incidentes desagradáveis de uma viagem"...
             
O problema, o conflito, a situação que em outro produziria violenta comoção, atinge-o sim, mas não desenvolve desequilíbrios a ponto de aliená-lo.
             
Percebe, entende, sabe, que dissabores, desencontros, situações adversas, características normais do mundo, são oportunidades que conforme forem trabalhadas servirão para o próprio adiantamento, progresso e superação. Nesse pensar, posiciona-se frente a cada uma delas, procurando, sem murmurar, resolver, solucionar para libertar-se. Suas convicções dão-lhe, por esse comportamento, aceitação dinâmica daquele que trabalha buscando o melhor e se preserva assim do desespero, que nem chega a ameaçar-lhe o equilíbrio mental.
             
Mesmo quando a acusação da loucura é feita em relação à obsessão, onde Espíritos inferiores, exercem, por encontrar sintonia, sua ação sobre certos indivíduos, que dão por suas atitudes, aparências de loucos, refletir que essa ação e situação sempre existiu, independente de qualquer crença. Nesse caso, a medicação comum será impotente. O Espiritismo, levando a conhecer o mecanismo dessa interpretação mental, oferece os meios para vencê-la na ajuda, no auxílio, nos cuidados com o Espírito obsessor que terão que nascer na transformação moral do paciente, nas atitudes de amor ao algoz, na mudança mental, onde padrões renovados atrairão e manterão clima psíquico ideal para as renovações recíprocas
.
... "este é um dos resultados do Espiritismo. Que os incrédulos se riam quanto quiserem: eu lhes desejo as consolações que ele proporciona a todos os que se dão ao trabalho de lhe sondar as misteriosas profundidades" ...

... "e vou mais longe: digo que o Espiritismo bem compreendido é um preservativo da loucura"... 

Leda Marques Bighetti
Dezembro / 2003
 
Bibliografia:
Kardec, Allan - "O Livro dos Espíritos" - Introdução XV 
Kardec, Allan - "O principiante espírita" - 2º diálogo 
Kardec, Allan - "Revista Espírita" - Fevereiro 1863 - Junho 1860
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett