Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Espíritos  |  Introdução do Estudo da Doutrina Espírita   |  Item XII   |  01/08/2003
DA IDENTIFICAÇÃO DOS ESPÍRITOS
 As reflexões iniciadas nos estudos anteriores, (X e XI) prosseguem neste item. Enfatizam, reforçam os cuidados e precauções necessárias, para que com mais segurança, se conheça a espécie ou categoria dos Espíritos com que se está tratando. Vimos que assim como os bons Espíritos podem se apresentar sob o nome de personalidades conhecidas, querendo com isso fixar uma idéia comum ao todo coletivo, deixando belas exortações, os inferiores também se apresentam sob nomes respeitáveis. Daí a ênfase dada a que se analise, como meio identificador, a linguagem e o conteúdo, isto é, a qualidade da proposta.
           Ainda assim, adeptos leais da Doutrina, sentem-se confusos e insistem em meios mais precisos visando identificá-los. Afirmam que, muitas vezes, a inferioridade se insere tão veladamente que o controle fica muito difícil. 
Realmente, a sutileza, a forma em belas palavras, dificulta descobrir dubiedade no engodo da proposta. Pode-se entretanto, acrescentar outros cuidados que certamente facilitarão:

1.   quando se manifesta o Espírito de alguém conhecido, parente ou amigo, sobretudo se desencarnado há pouco tempo - geralmente sua linguagem é característica, idêntica à que lhe era comum quando encarnado, e isso é indício identificador. A dúvida diminui à medida que esse Espírito, fala de situações particulares, casos, detalhes familiares que somente o interlocutor conhece.
2.    mais ou menos o mesmo se passa em relação a Espíritos contemporâneos, cujas características e hábitos são conhecidos e que, por não terem ainda se despojado deles, mais facilmente se fazem reconhecidos.
3.   semelhança da caligrafia ou da assinatura. Esse indício pode ser dificultado, uma vez que nem todos os médiuns obtém esse resultado com perfeição em reproduções exatas. Há casos porém, em que são perfeitamente idênticas. Como há o perigo dessa variável ela consta mais como registro ao conhecimento e não como regra segura de identificação, permanecendo a linguagem, o conteúdo e as circunstâncias pessoais identificadoras.

Há casos portanto, em que a identidade do Espírito evocado pode até certo ponto, ser estabelecida e em outros, não; os elementos fornecidos não conferem. Será sempre critério saber em certeza que o Espírito de um homem bom, jamais falará ou se expressará como o faria um perverso, irresponsável ou imoral.

1:1 - Causa ainda, entre as dúvidas, alguma estranheza, que Espíritos bons usem ou assinem o nome de outro. Como entender?

Possuem esses bons Espíritos, mais ou menos, o mesmo caráter, o mesmo grau; são animados dos mesmos sentimentos, reunidos em grupos e em famílias. O número deles é incalculável; a maioria deles não tem nome para nós... ... "um Espírito da categoria de um Fénelon, pode, portanto, vir em seu lugar, às vezes mesmo com o seu nome, porque é idêntico a ele e pode substitui-lo e porque necessitamos de um nome para fixar as nossas idéias. Mas que importa, na verdade, que um Espíritos seja realmente o de Fénelon? Desde que só diga coisas boas e não fale senão como o faria o próprio Fénelon, é um bom Espírito; o nome sob o qual se apresenta é indiferente e nada mais é, freqüentemente, do que um meio para fixação de nossas idéias ...". 

Conclui-se que:

•   a identidade dos Espíritos, se em alguns casos é facilmente estabelecida, haverá aqueles em que essa facilidade inexiste, principalmente dificultada naqueles em cuja morte remota não oferece meios seguros de controle. Ater-se à linguagem, à forma, ao caráter. 
•   a identidade absoluta, a certeza plena não tem importância. O grande destaque é a distinção a ser feita entre os bons e os maus Espíritos - a individualidade pode ser diferente - a qualidade nunca.

Ao relacionar-se com desencarnados, portanto, qualquer que seja a confiança que nos inspirem, parar, pesar, meditar, usar razão severa, pedir explicações necessárias e só aceitar depois de formar opinião segura, sem que nenhum ponto pareça suspeito, duvidoso ou obscuro.

Leda Marques Bighetti
Agosto / 2003
 
Bibliografia:
Kardec, Allan - "O Livro dos Espíritos" - Introdução XII 
Kardec, Allan - "O Livro dos Médiuns" - Cap XXIV
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett