Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Médiuns  |  Segunda Parte Das Manifestações Espíritas   |  Capitulo XXI - Influência do Meio   |  01/03/2012
INFLUÊNCIA DO MEIO
            No capítulo XXI - questão 231.1, Allan Kardec pergunta se o meio em que o médium se encontra exerce influência sobre as manifestações espíritas.
             Os Espíritos da Codificação afirmam que: “Todos os Espíritos que cercam o médium o ajudam para o bem ou para o mal”.
             Lembremo-nos de que a presença dos Espíritos ao nosso redor não depende da mediunidade nem de qualquer espécie de evocação, da mesma maneira que as mensagens radiofônicas estão sempre no ar, mesmo que não tenhamos um rádio ou não o liguemos. 

             Por estarmos sempre pensando, em processo ininterrupto, atraímos e somos atraídos por mentes que estão em conformidade com o nosso pensar do momento, caracterizando estados variados de percepção, muito semelhantes aos estados associados às manifestações espíritas.

             Esclarece Kardec que seria errado pensar que é necessário ser médium para atrair os Espíritos. Eles povoam o espaço, estão constantemente ao nosso redor, nos acompanham, nos veem e observam, intrometem-se em nossas reuniões, procuram-nos ou evitam-nos, conforme os atraímos ou repelimos com os nossos sentimentos e pensamentos. A faculdade mediúnica nada tem a ver com isso: é simplesmente um meio de comunicação. As nossas relações com eles baseiam-se na afinidade, de acordo com nosso grau de moralidade.

             Considerando ainda o estado moral da Terra, podemos deduzir qual o gênero de Espíritos que deve predominar entre nós. Se tomarmos cada povo em particular, poderemos julgar, pelo caráter dominante das criaturas, por suas preocupações e seus sentimentos mais ou menos morais e humanitários, quais as ordens de Espíritos que nele se encontram.

             Partindo desse princípio, imaginemos uma reunião de homens levianos, inconsequentes, interessados apenas em seus prazeres. Quais seriam os Espíritos que de preferência estariam entre eles? Certamente não seriam os Espíritos Superiores, porque sábios e filósofos não iriam passar entre eles o seu tempo. Assim, toda vez que os homens se reúnem, há entre eles uma reunião oculta de simpatizantes de suas qualidades e imperfeições, e isso sem qualquer ideia de evocação. 

             Admitindo que os encarnados queiram se comunicar com os Espíritos através de um intermediário, ou seja, de um médium, que Espíritos responderão ao seu apelo? Evidentemente os que estão lá, predispostos e aguardando uma ocasião favorável.

             A seriedade das pessoas que compõem uma reunião, entretanto, não é sempre suficiente para favorecer comunicações elevadas. Há pessoas que nunca riem, mas nem por isso tem o coração mais puro. Ora, o que atrai os Espíritos são os nossos sentimentos e se queremos permanecer em companhia dos bons Espíritos, é necessário que sejamos bons, do que se conclui como é real a influência do meio sobre a natureza das manifestações inteligentes.

             Ainda em O Livro dos Médiuns, capítulo XXIX, item 331, afirma o Codificador: “Uma reunião é um ser coletivo, cujas qualidades e propriedades são a resultante das de seus membros e formam como que feixe. Ora, este feixe tanto mais força terá quanto mais homogêneo for”.

             Pode-se considerar que as condições do meio serão tanto melhores, quanto maior homogeneidade houver para o bem, com mais sentimentos puros e elevados, mais desejo sincero de aprender, sem segundas intenções. 

             Devemos ainda lembrar que há pessoas que são médiuns sem o saber? Quantos estão criando, produzindo inconscientemente boas ou más obras, em grupos ou isoladamente? Se tal inconsciência se prolonga, aumentam as chances de manipulação e assédio dos Espíritos imperfeitos. Sabemos que são necessárias as conquistas do ascendente moral como barreira ao assédio, bem como a conscientização que decorre do estudo e do viver adequado, através das quais influenciamos o meio onde estamos, através de uma postura adequada aos ensinamentos do Evangelho, o qual nos pede estejamos no mundo sem ser do mundo.

             A condição para o progresso é a consciência dos fatos, e, por meio do estudo, entende-se que, não podendo furta-se à influência dos Espíritos, necessário é tornar-se consciente de sua existência, a fim de escolher, ou melhor, atrair as companhias espirituais adequadas ao próprio crescimento espiritual.

             Concluindo e propondo-nos a utilizar esse conhecimento em nosso dia-a-dia, compreendemos que todas as nossas reuniões, independentemente de acontecerem no centro espírita, no local de trabalho, nos locais de lazer, estarão sendo acompanhadas e influenciadas por Espíritos cuja moral será definida pela moral da maioria que compõem o grupo reunido.

Tereza Cristina D'Alessandro 
Março / 2012
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns - 2.ed. São Paulo, FEESP. 1989 - Cap. XXI, q. 231–233 
 NEVES, J.; AZEVEDO, G.; CALAZANS, N.; FERRAZ, J. - Reuniões Mediúnicas - Projeto Manoel P. de Miranda - 2.ed. Salvador, LEAL. 1993, Organização.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett