Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Médiuns  |  Segunda Parte Das Manifestações Espíritas   |  Capítulo XXIX   |  12/09/2023
REUNIÕES E SOCIEDADES 5

O LIVRO DOS MÉDIUNS

(Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores)

 

por

 

ALLAN KARDEC

 

Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.

 

SEGUNDA PARTE

 

DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS

 

CAPÍTULO XXIX - REUNIÕES E SOCIEDADES

 

REUNIÕES EM GERAL - SOCIEDADES PROPRIAMENTE DITAS –

ASSUNTOS DE ESTUDOS – RIVALIDADES ENTRE AS SOCIEDADES

 

Reuniões em Geral

           

Iniciando o item 329, Allan Kardec já ressalta a importância das reuniões de estudo para os médiuns de manifestações inteligentes, porém o estudo é imprescindível para todos os trabalhadores espíritas. Destaca-se a importância para os trabalhadores das atividades mediúnicas com o propósito de se evitar as obsessões, as fascinações, os enganos, as mistificações, fraudes e outros aspectos negativos que rodam as atividades não apoiadas nos estudos sérios e compenetrados da Doutrina Espírita.

Em “Reflexões Espíritas – Influência do  Ensino Espírita” disponíveis aqui no site, a escritora Leda Marques Bighetti afirma que o ensino espírita, ministrado nos Centros, através das explanações doutrinárias, palestras, nas reuniões mediúnicas, deve ter por finalidade a melhoria de cada integrante, objetivando-se a aplicação nas relações diárias, sendo, em termos mais práticos, que:

“(...) o que se aprende ou absorve nos estudos não pode ficar no ambiente em que se desenvolveu; não é regra teórica que deixa de ter sentido quando se sai da Casa. Não. A situação é diferente. Doutrina Espírita não é apenas uma devoção, uma rotina.

     O ensino espírita deve acompanhar nossos passos na vida familiar, social, profissional, sozinhos ou em meio a multidões.”

Na prática, infelizmente é comum encontrar pessoas que se afastam das atividades mediúnicas se posicionando de forma depreciativa em relação a outros trabalhadores de um Centro por estarem sob a influência de Espíritos perturbadores, que são seus companheiros de longa data e não desejam “perder” a vítima imprudente e sem estudo...

O Codificador destaca que os Espíritos enganadores encontram caminho aberto quando lidam com a pessoa ignorante do assunto. Por essa razão, afastam o médium de todo o controle, chegando mesmo, quando necessário, a fazê-lo tomar aversão a quem quer que possa esclarecê-lo. Graças ao isolamento e à fascinação, podem facilmente levá-lo a aceitar tudo o que quiserem.

Afirma ainda: “Aí está não somente uma dificuldade, mas um perigo, sendo o único meio de escapar a ele é submeter-se o médium ao controle de pessoas desinteressadas e bondosas, que, julgando as comunicações com frieza e imparcialidade, possam abrir-lhe os olhos e levá-los a perceber o que não pode ver por si mesmo. Ora, todo médium que teme esse julgamento já se encontra no caminho da obsessão. Aquele que pensa que a luz só foi feita para ele já está completamente subjugado. Leva-se a mal as observações e as repele, irritando-se com elas, não há dúvida quanto à natureza má do Espírito que o assiste.”

Pela falta de estudos, o médium pode se deixar enganar até de boa-fé, mas isso não o isenta do compromisso do estudo, como orienta Allan Kardec ao dizer que, na falta das próprias luzes, deve recorrer às luzes dos outros, decorrendo desse aspecto a importância dos estudos para os trabalhadores do centro espírita.

Todos os integrantes das reuniões mediúnicas que sinceramente não queiram se transformar em instrumento da mentira devem procurar produzir nas reuniões sérias, e submeter suas comunicações à avaliação da equipe ao término das reuniões. Deve aceitar com reconhecimento, e até mesmo solicitar o exame crítico das comunicações. Se estiver assediado por Espíritos enganadores será esse o meio mais seguro de se livrar deles, provando-lhes que não o podem enganar. Aliás, o médium que se irrita com a crítica, facilita ainda mais a influência perturbadora...

Este ponto se caracteriza como tropeço para os médiuns, sendo também para as reuniões que não devem confiar levianamente em todos os intérpretes dos Espíritos, o que seria prejudicial não só a reunião mediúnica em particular, mas à toda a estrutura do Centro Espírita.

Cabe aos coordenadores das reuniões mediúnicas, assim como a cada integrante em particular, considerar que o estudo individual e em conjunto é mais importante que a prática mediúnica sem estudos, como pode-se depreender das palavras de Allan Kardec.

 

BIBLIOGRAFIA

1 - KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns - 2. ed. São Paulo: FEESP, 1989 - Cap. XXVIII – q. 329

2 – BIGHETTI, LedaM. Artigo “Influência do Ensino Espírita” – disponível no facebook do Centro espírita Batuira Ribeirão Preto em 3/9/2023 - https://www.facebook.com/cebatuirarp

 

 

Tereza Cristina D’Alessandro – setembro / 2023

 

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett