Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Coletânea de Preces Espíritas   |  Capítulo XXVIII   |  12/09/2022
PELOS OBSEDADOS 1

256-O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO-ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVIII: COLETÃNEAS DE PRECES ESPÍRITAS

V. PRECES PELOS DOENTES E PELOS OBSEDADOS

ITEM  81 - PREFÁCIO:  PELOS  OBSEDADOS

  

 No prefácio, Allan Kardec define obsessão como sendo “a ação persistente de um mau Espírito sobre uma pessoa”,  “...desde a simples influência de ordem moral, sem sinais exteriores perceptíveis até a completa perturbação do organismo e das faculdades mentais”.

“Na mediunidade psicográfica, ou de escrever, revela-se pela obstinação de um Espírito em se manifestar exclusivamente, sem permitir que outros o façam.”

Esse fato acontece devido a imperfeição dos habitantes da Terra, que ao desencarnarem, continuam vivendo na Terra, em planos diversos, segundo seu grau evolutivo, atraídos pelos seus semelhantes, pelas leis de afinidade, lei natural, através das quais os semelhantes se atraem.

Assim, encarnados podem obsediar outro encarnado e desencarnado, assim como desencarnados podem também obsediar desencarnados e encarnados, sempre que houver uma sintonia, originada em afinidades de interesses, de afeto mal-entendido e desequilibrado, de desafeto, de ódio, de vingança, etc.

Vivemos em um mundo de ondas em vibrações constantes, cada ser irradiando e recebendo vibrações correspondentes, influenciando-se, mutuamente.

“Assim como as doenças são o resultado das imperfeições físicas, que tornam o corpo acessível às influências perniciosas do exterior, a obsessão é sempre o resultado de uma imperfeição moral, que dá acesso a um mau Espírito. A uma causa física opõe-se uma força física; a uma causa moral, é necessário opor-se uma força moral.”

Os Espíritos, ainda ignorantes de que somente o bem é eterno, dando vazão aos seus sentimentos negativos, buscam perturbar, causar mal àqueles que os atraem, por razões pessoais, de ódio e vingança, ou por razões de ideias e ideais, mas sempre agindo contra a pessoa que ele julga ser seu inimigo, quando conseguem uma sintonia, fruto de compartilhamentos afins.

Sendo a humanidade terrena, encarnada e desencarnada, constituída de Espíritos ainda imperfeitos, com muita dificuldade de aceitar e viver dentro das leis divinas do bem e do amor, esse intercâmbio de vibrações semelhantes se faz com facilidades, constituindo-se, a obsessão, assim como as doenças, um dos flagelos próprios de uma humanidade imperfeita, vivendo em um mundo igualmente imperfeito.

Para evitar a obsessão, deve o homem trabalhar pela sua própria melhoria, não ofendendo, nem prejudicando, e nem se sentindo inimigo de ninguém, compreendendo e perdoando as faltas alheias, reconciliando-se com os adversários desta existência, enfim, deve esforçar-se por só fazer o bem a todos.

Em assim fazendo, evitará obsessões futuras, e fortalecendo-se, moralmente, para não atrair as ações malévolas dos obsessores, inimigos do passado ou não, dando-lhes um bom exemplo de transformação interna, como escreveu Allan Kardec, no capítulo XII, itens 5 e 6, em se referindo aos inimigos desencarnados, a quem também se deve amar, compreendendo que eles também são, como nós, Espíritos imperfeitos, em processo de evolução.

A esses inimigos desencarnados, “não se pode apaziguá-los senão pelo sacrifício dos maus sentimentos, ou seja, pela caridade”, induzindo-os ao caminho do bem, porque o “Amai os vossos inimigos” não deve ficar circunscrito “ao círculo estreito da Terra e da vida presente, mas integra-se na grande lei da solidariedade e da fraternidade universais”.

 Estudar as causas da obsessão, percebê-las dentro de si mesmo, esforçar-se por eliminá-las, desenvolvendo as qualificações nobres que existem no Ser Essencial, se constitui uma necessidade para a libertação das influências malévolas, através da irradiação de sentimentos bons.

“Nos casos de obsessão grave, o obsedado está como envolvido e impregnado por um fluido perniciosos, que neutraliza a ação dos fluidos salutares e os repele. É necessário livrá-lo desse fluido. Mas um mau fluido não pode ser repelido por outro da mesma espécie”. “... é preciso expulsar o fluido mau com a ajuda de um fluido melhor, que produz, de certo modo, o efeito de um reagente”.

Esse fluido bom se origina dos bons sentimentos de encarnados e de desencarnados, que buscam desenvolver o amor em si mesmo.

Nesse tratamento, para assegurar a libertação, também é necessário convencer o obsessor a renunciar aos seus maus intentos, através da persuasão, de raciocínios racionais, amorosos, que demonstrem o interesse pessoal de quem conversa pelo Espírito infrator.

Esse é o tratamento espírita, através das sessões de desobsessão, onde o Espírito obsessor é trazido para conversar e ser atendido nas suas necessidades, sem julgamento, sem crítica, mas com o amor que se deve tratar os doentes.

Em todos os casos de obsessão, a prece do obsediado e de outras pessoas é o mais poderoso auxiliar da libertação de ambos os envolvidos.

Quanto mais o obsediado compreende e aceita essa situação, como prova ou expiação, não se julgando vítima inocente, mais ele contribui para a cura, com sua vontade de melhorar seu campo mental, através de bons sentimentos, bons pensamentos e boas ações.

Continuaremos no próximo mês.

Leda de Almeida Rezende Ebner – Setembro/2022

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.


 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett