Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Médiuns  |  Segunda Parte Das Manifestações Espíritas   |  Capitulo XVIII - Inconvenientes e Perigos da Mediunidade   |  03/08/2009
INFLUENCIA DO EXERCICIO DA MEDIUNIDADE NA SAUDE
Estudo 93 – INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO DA MEDIUNIDADE NA SAÚDE

             Muitos prognosticam, alarmados, evidenciando ignorar a excelência do conteúdo da doutrina espírita que o exercício da mediunidade gera várias desordens emocionais, comprometendo o equilíbrio psicológico do homem.

             Allan Kardec, se antecipando a estas questões, perguntou aos Espíritos na questão 221. 1. de O Livro dos Médiuns:
A faculdade mediúnica é indício de algum estado patológico ou simplesmente anormal?
— Às vezes anormal, mas não patológico. Há médiuns de saúde vigorosa. Os doentes o são por outros motivos, responderam os Espíritos.

             A mediunidade, como qualquer outra faculdade orgânica, exige cuidados específicos para um desempenho eficaz e tranquilo. 
             Os distúrbios que lhe são atribuídos decorrem dos desequilíbrios emocionais de seu portador que, espírito imperfeito, reencarna ligado ao passado de comprometimentos, dos quais derivam seus conflitos, suas perturbações, sua intranquilidade. 
             Pessoas nervosas apresentam-se inquietas, instáveis em qualquer lugar, não em razão do que fazem, porém, pelo fato de serem enfermas. Atribuir-se, no entanto, à mediunidade a origem desses distúrbios é dar um perigoso e largo passo na área da conceituação equivocada.
             O homem deseducado apresenta-se perturbado e incorreto onde se encontre. Nada tem a ver essa conduta com a filosofia, a aptidão e o trabalho a que se entrega, porquanto o comportamento resulta dos seus hábitos e não do campo onde se localiza.
             O exercício da mediunidade não traz inconvenientes em si mesmo, excetuando–se os casos de abusos, porém o médium responsável saberá abster-se da prática mediúnica quando necessário, pois identificará no próprio estado físico e moral, em desequilíbrio, as razões que não lhe permitem servir de instrumento ao mundo espiritual.
             Muitas pessoas, ao acusarem a prática mediúnica de perturbadora, justificam-se alegando que os médiuns sempre se apresentam com episódios de desequilíbrios, de depressão ou exaltação, sem complementarem que os mesmos são inerentes à personalidade humana e não componentes das faculdades psíquicas.
             Outrossim, estabelecem que os médiuns são portadores de personificações arbitrárias, duplas ou várias, favorecendo as catarses psicanalíticas, considerando-as personalidades esdrúxulas do inconsciente do próprio médium, a se apresentarem nas comunicações. Todavia, dá-se exatamente o contrário: são comunicações de individualidades que retornam ao convívio humano procedentes do mundo espiritual, demonstrando a sobrevivência à morte, e, fazendo-se identificar de foram clara, consolando e esclarecendo, e, nos casos das obsessões, trazendo valiosa contribuição às ciências da mente, interessadas na saúde do homem.
             De fato, aparecem manifestações da personalidade ou anímicas que não são confundidas com as de natureza mediúnica, decorrentes das fixações que permanecem no inconsciente do indivíduo. 
             Certamente, ocorrem, no médium, estados oscilantes de comportamento psicológico, o que é perfeitamente compreensível e normal, já que a mediunidade não o libera da sua condição humana e frágil.
             A interação espírito-matéria, cérebro-mente, sofre influências naturais, inquietantes, quando se lhe associam, psiquicamente, outras mentes, em particular aquelas que se encontram em sofrimento, vitimadas pelo ódio, portadoras de rebeldia, de desequilíbrio.
             A tempestade vergasta a natureza, que logo se recompõe, passada a ação danosa. Também no médium, cessada a força perturbadora, atuante, desaparecem-lhe os efeitos danosos. Isso igualmente acontece entre os indivíduos não dotados de mediunidade ostensiva, em razão dos mecanismos de sintonia psíquica.
             O homem, de uma maneira geral, dependendo do tipo de atividade desenvolvida, do perfil de personalidade e do estado de saúde, em certas circunstâncias pode desenvolver um quadro clínico de estafa, habitualmente rotulado de “estress”. O médium ostensivo, além de estar sujeito, como homem, a todas essas possibilidades e, por manifestar uma sensibilidade psíquica mais aflorada, responde prontamente às agressões ambientais e psicológicas do dia-a-dia. Dependendo da duração e da intensidade da ação desarmonizante, os mais suscetíveis e influenciáveis, desenvolvem em tempo relativamente curto, sintomas característicos, considerando os seguintes fatores predisponentes:

•   Distúrbios Psíquicos e Orgânicos
•   Influências espirituais transitórias ou obsessivas

             Respondem pelos distúrbios psíquicos as dificuldades encontradas na luta pela sobrevivência, gerando reações ansiosas e depressivas; acrescente-se a isso, os conflitos gerados por relacionamentos insatisfatórios, os desentendimentos entre familiares, dificuldades profissionais; acresça-se ainda, as possíveis influências espirituais obsessivas, que desencadeiam perturbações emotivas, levando o médium a buscar a necessária ajuda médica e espiritual.
             Os distúrbios orgânicos, quando provocados por infecções viróticas e bacterianas e exigem cuidados específicos dos profissionais da saúde, pois refletem a queda temporária dos mecanismos de defesas orgânica. Os sintomas encontrados nas enfermidades infecciosas e caracterizados por febre, calafrios, dores musculares, indisposição e cansaço, incapacitam o indivíduo para suas atividades normais e, sobretudo para o exercício mediúnico. Considerando o leque de enfermidades naturais da Terra, o médium, não sendo alguém em estado de privilégio, pode sofrer ou apresentar os mais diferentes distúrbios emocionais e/ou orgânicos, daí o bom senso sugerir que os problemas orgânicos devam ser tratados com os recursos ofertados pela Medicina, pois quanto mais saudável o trabalhador se sentir, melhor o seu rendimento na atividade mediúnica.
             Influências espirituais e obsessivas: Perturbações transitórias decorrem da absorção de fluidos enfermiços de espíritos sofredores que, de forma inconsciente, ligam-se a psicosfera do médium desencadeando sintomas opressivos, através dos quais transfere para seu hospedeiro, a própria carga de angústia e sofrimentos que vivencia, inclusive, os sintomas da doença que o vitimou, muito embora se beneficie com a absorção dos fluidos vitais em processo de troca. Caracteriza-se assim a influência espiritual não obsessiva, porque acontece na ausência da intenção propositada. Esse fenômeno é denominado indução espiritual.
             Nas obsessões espirituais, propriamente ditas, os mecanismos indutores são mais sofisticados por serem intencionais e executados com técnicas altamente aprimoradas. O envolvimento obsessivo pode se instalar sorrateira mente, evoluindo aos poucos, sem que a vítima se aperceba, ou ao contrário, surgir de forma abrupta, comprometendo, quer as faculdades mentais, quer algumas das funções desempenhadas pelo organismo físico. Naturalmente para que a obsessão se instale é necessária a existência de fatores predisponentes, facilitadores do desencadeamento do processo. A mediunidade pode, nestes casos, funcionar como canal mais intenso de ligação entre obsessor e obsediado, porém não é a responsável pelo processo obsessivo, que certamente está sedimentado em imperfeições morais do médium.
            
 “Da mesma forma que as doenças são resultado de imperfeições físicas que tornam o corpo acessível às influências perniciosas exteriores, a obsessão é sempre resultado de uma imperfeição moral que expõe a um mau espírito.” Allan Kardec “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Preces pelos obsediados.

             Se ocorrerem desequilíbrios emocionais ou físicos, estes não serão causados pela prática mediúnica, e para que haja esse entendimento, é necessário que médiuns e coordenadores de trabalho, amparados no estudo, utilizem bom senso na condução desses processos. Haverá momentos em que o médium em desequilíbrio necessitará de acompanhamento médico e espiritual, com afastamento momentâneo das atividades mediúnicas, a fim de se restabelecer. Cabe aos coordenadores e também aos médiuns não subestimarem estas ocorrências com interpretações inadequadas, colocando em risco, o equilíbrio do próprio trabalho.

             O Espiritismo oferece metodologia segura para a prática mediúnica, com resultados benéficos e saudáveis para o médium, não causando prejuízos à sua economia moral ou física.
             A mediunidade é ferramenta de progresso para o Espírito que através do estudo e vivência, estabelece para si um roteiro seguro, tendo em Jesus, o Modelo e Guia.

Tereza Cristina D'Alessandro 
Agosto / 2009
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns: 2.ed. São Paulo:FEESP, 1989 - Cap. XXI , q. 221. 1 - 4 
FRANCO, Divaldo P., Pelo Espírito Vianna de Carvalho – Médiuns e Mediunidades: 5.ed. Salvador:LEAL, 1990, cap XI, XII 
COSTA, Vitor Ronaldo, - Mediunidade e Medicina – Vasto Campo de Pesquisas: 1.ed. Matão: O CLARIM, 1996, pg 139-160
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett