Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Coletânea de Preces Espíritas   |  Capítulo XXVIII   |  12/06/2022
PARA OS ESPÍRITOS EM ARREPENDIMENTO

253- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO- ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVIII: COLETÃNEAS DE PRECES ESPÍRITAS

ITENS 73 E 74: PARA OS ESPÍRITOS EM ARREPENDIMENTO

 

“Seria injusto colocar na categoria dos maus Espíritos os que estão em sofrimento e arrependimento, pedindo preces.”

Essa frase nos suscita alguns raciocínios relacionados com nosso viver na Terra e com nossas atitudes em relação aos outros.

Parece fazer parte da natureza humana, qualificar as pessoas por algumas características, ou algum comportamento em determinadas situações. Generaliza-se com muita facilidade, sem análises suficientes.

“Esse menino é preguiçoso”, quando ele é apenas mais lento, agindo sem ansiedade, com calma, tranquilo.

“Este homem é um bandido”, porque, em uma situação dolorosa, deixou que seu instinto de agressividade o impulsionasse a bater até ferir ou a matar alguém.

Quando Jesus disse: “Não julgueis para não serdes julgado”, estava alertando o homem imperfeito, em desenvolvimento, sobre seu desconhecimento do que se passa no íntimo das pessoas, das causas que levam alguém a agir desse ou de outro modo.

Estando o homem em processo de evolução, no seu desenvolvimento espiritual, tem de aprender a não julgar pelas aparências, a não julgar o todo por uma pequena parte expressada.

Reconhecer que um ser imperfeito não tem condições de classificar, caracterizar os demais.

Quando muito, pode-se interpretar a situação que se apresenta, que se está presenciando, mas sem definição, sem caracterização da estrutura psicológica e moral de alguém.

“Atire a primeira pedra aquele que nunca errou”, disse Jesus, e ainda hoje, estamos sempre prontos a definir as pessoas, a dar-lhes, levianamente, sem base nenhuma, características psicológicas, assim como quem diz: “Esta é uma banana nanica.”

Não aprendemos, até hoje, a lidar com seres humanos iguais a nós, porque quase sempre nos colocamos em posição superior à do outro. Assim, levianamente, julgamos, e, muitas vezes, condenamos e damos a sentença.

Como é difícil a caminhada de seres simples e ignorantes à angelitude! Bendito é o Pai que nos deu potencialidades a serem desenvolvidas, a imortalidade, a perfectibilidade, e todos os recursos internos e externos de progredirmos, segundo o nosso livre arbítrio.

Allan Kardec nos chama a atenção: “Podem ter sido maus, mas já não o são, desde o momento em que reconhecem as suas faltas e as lamentam. São apenas infelizes. Alguns, até mesmo, já começam a gozar de uma felicidade relativa.”

Uma vez admitidas suas faltas, arrependendo-se delas, estimulando-se para a reparação delas, e para o combate às causas internas que lhe causaram as ações negativas, com sinceridade, o Espírito, encarnado e desencarnado, já pode sentir em si mesmo a felicidade de não querer errar mais, de poder corrigir suas faltas, de poder transformar-se em melhor pessoa, de sentir-se que continua sendo um filho de Deus, merecedor de amparo e proteção. Esforçar-se-á, então, para evitar o mal e fazer o bem.

Nossas preces em seu favor chegarão até eles, mostrando-lhes que há pessoas que se interessam por eles, que se dispõem a auxiliá-los, colaborando assim para o fortalecimento da sua confiança em Deus, nos outros, e nas suas possibilidades de reabilitação, sentindo-se, pois, estimulados para perseverar no seu intento.

Todo e qualquer gesto ou ação no bem tem um poder extraordinário de conforto, de auxílio, de solidariedade, de estímulo.

Orar, pois, em favor dos que sofrem, sejam quais forem as causas desse sofrimento, é um belíssimo gesto e ação de amor, o amor que cobre multidão de pecados, como disse o apóstolo Pedro.

No exemplo de prece no item 74, fica evidenciado o amor do Pai ao filho, que se arrepende dos erros e enganos cometidos, aspirando retornar às leis divinas. “Dignai-vos, Senhor, recebê-lo como um filho pródigo e dar-lhe o vosso perdão.”

É ressaltada também, a assistência dos Espíritos protetores, sempre prontos a auxiliar seus protegidos, quando se dispõem a seguir-lhes os conselhos, não desistindo jamais, mesmo, após terem se afastado por não serem nunca atendidos, quando eles se entregam às suas rebeldias, às suas ilusões. “Bons Espíritos, se ele desprezou as vossas vozes, agora deseja ouvi-las.” 

“E a ti, Espírito de Fulano, nossas felicitações pela tua modificação, e nossos agradecimentos aos Bons Espíritos que te ajudaram! Se antes, comprazias-te no mal, era porque não sabias como é doce e bom fazer o bem, e porque te julgavas demasiado pequeno para o conseguir. Mas, desde o instante em que puseste o pé no bom caminho, uma mova luz se fez para ti. Começaste a gozar, então, de uma felicidade desconhecida, e uma esperança brilhou no teu coração. É que Deus sempre escuta a prece do pecador em arrependimento. Para voltar completamente à graça do Senhor, aplica-te, de agora em diante, não só a evitar o mal, mas em fazer o bem, e sobretudo em reparar o mal que fizeste. Então, terás satisfeito a justiça de Deus, pois, cada boa ação apagará uma de tuas faltas passadas.

O primeiro passo está dado; agora, quanto mais avançares, mais o caminho te parecerá fácil e agradável. Persevera, pois, e um dia terás a glória de ser contado entre os Bons Espíritos, entre os Bem-aventurados”.

Leda de Almeida Rezende Ebner – Junho/2022

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett