Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Coletânea de Preces Espíritas   |  Capítulo XXVIII   |  12/03/2022
POR UM INIMIGO QUE MORREU

250 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO-ALLAN KARDEC

 

CAPÍTULO XXVIII: COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS

ITENS 67 e 68:  POR UM INIMIGO QUE MORREU

 

 

A palavra inimigo, segundo o dicionário Houais, tem definições diversas, tais como, aquele: “que se encontra em oposição, que se mostra hostil; contrário, funesto, adverso”; “que milita em campo contrário”; “relativo ou pertencente  a grupos opostos”; “ indivíduo que tem ódio a outro, ou que lhe é antagônico, hostil”; “em especial, aquele que se empenha em destruir o outro, ou causar-lhe danos, em desacreditá-lo, em afastá-lo da posição que ocupa”, etc.

Lendo essas definições, percebemos melhor a ênfase dos ensinos de Jesus, centrada no AMOR, síntese das leis naturais, único sentimento capaz de eliminar a rejeição às diferenças entre pessoas, que estimulam alguém ser inimigo de outro ou a ver em alguém um seu inimigo, pelo pensar diferente, por estar em campo oposto, seja segundo a geografia, ou princípios, ou ideias, ou ideais.

Percebemos também a imensa dificuldade humana do entendimento do amor ao próximo, do amor incondicional, do amor fraterno e solidário, sem exigências, sem condições, do amor pelo sentimento em si, pelo prazer de amar.

A meta das pessoas que aspiram seguir os ensinos de Jesus, se inicia pela vontade de desenvolver o sentimento do amor, existente no Ser Essencial, eliminando os sentimentos maus, frutos do orgulho e do egoísmo, criados por nós, que provocam as inimizades, as ações maldosas para tirar proveitos, ou para satisfazer interesses mesquinhos, fazendo inimigos, quando somente o amor pode gerar paz e felicidade no íntimo das criaturas.

O bom é não se sentir inimigo de ninguém, pela ausência de qualquer sentimento de animosidade, mas, admitindo que possam existir pessoas com ressentimentos de atitudes e ações nossas, desta ou de outras existências, que não nos perdoaram.

Assim, para que todos possam se libertar de quaisquer sentimentos antifraternos, Jesus recomendou que se amassem os inimigos, que orassem por eles, que se fizessem a eles todo o bem que possível.

Neste capítulo, Allan Kardec afirma que “a caridade para com os inimigos deve acompanhá-los no além-túmulo. Devemos pensar que o mal que eles nos fizeram foi para nós uma prova, que pode ser útil ao nosso adiantamento, se a soubermos aproveitar”.

Se, aceitamos a perfeição da justiça divina, temos de compreender que recebemos coisas boas ou ruins, sempre de acordo com nossas necessidades e merecimentos.

Ao invés de ficarmos magoados, julgando-nos vítimas da maldade alheia, busquemos aproveitar todas essas situações, para desenvolvermos “a coragem, a resignação, a caridade e o esquecimento das ofensas”.

Assim, perdoar as ofensas, orar pelos ofensores, não alimentando nenhum sentimento de animosidades em relação a eles, encarnados ou desencarnados é, talvez, a maior e a mais difícil caridade que se possa fazer a alguém.

A prece sugerida é bem simples, mas para proferi-la exige a conscientização da necessidade do esforço em desenvolver sentimentos nobres.

“Senhor, quisestes chamar, antes de mim, o Espírito ............ Perdoo-lhe o mal que me fez e as más intenções que alimentou a meu respeito, Possa ele arrepender-se de tudo isso, agora, que não está mais sob as ilusões deste mundo. Que a vossa misericórdia, meu Deus, se derrame sobre ele, e afaste de mim o pensamento de alegrar-se com a sua morte. Se também fui mau para com ele, que me perdoe, como me esqueço do que tenha feito contra mim”.

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Março/2022

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett