Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Coletânea de Preces Espíritas   |  Capítulo XXVIII   |  12/09/2021
PELOS INIMIGOS DO ESPIRITISMO

244- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO- ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVIII: COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS - III – PRECES PELOS OUTROS

ITEM 50: PELOS INIMIGOS DO ESPIRITISMO

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.

 Bem-aventurados os que padecem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem, e vos perseguirem, e disserem falsamente todo o mal, contra vós, por causa de mim.

Rejubilai-vos, porque o vosso galardão é copioso nos céus, pois, assim também perseguiram os profetas, que foram antes de vós. (Mateus, V:6, 10 a 12).

E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes, porém, o que pode lançar no inferno, tanto a alma como o corpo. (Mateus, X:28).”

 

Essas sublimes palavras dirigidas à humanidade da Terra, por Jesus, consolando com a esperança na vida futura, demonstram, claramente, que nossa morada é habitada por Espíritos rebeldes às leis divinas ou naturais, onde os que pensam e agem de forma diferente ainda são perseguidos, injuriados, por causa dos preconceitos e dos interesses dos mais poderosos e mais ousados.

Antes de continuarmos, vamos refletir na última frase colocada por Allan Kardec: “...temei antes, porém, o que pode lançar no inferno tanto a alma como o corpo.”

Penso que Jesus recomenda aos homens que tomem cuidado contra tudo e todos que possam levá-los a agir de forma diferente das leis do bem e do amor, porque, ao assim agirem, podem ser lançados no inferno dos sofrimentos morais e físicos, no plano encarnado e no desencarnado, consequência da lei de causa e efeito.

Quem não aprende através do amor, tem de aprender através da dor. O “Vigiai e orai” continua ressoando na consciência de todos os homens.

O inferno, na concepção espírita, é um estado de sofrimento do Espírito, pelas consequências de suas más ações.

Precaver-se contra as influências maléficas dos que agem no mal, precaver-se contra as ideias contrárias às leis divinas, a fim de evitar, o mais possível, fazer o mal e omitir-se no bem, é dever de quem já despertou para a realidade do Espírito imortal e perfectível.

A Terra evoluiu bastante, intelectualmente, muito menos, todavia, na moralidade que deve reger os relacionamentos entre os homens.

As injustiças, as perseguições, as injúrias, a violência ainda continuam sendo exercidas por muitos, devido às dificuldades individuais e coletivas de entender e aceitar as leis morais.

Jesus sabia disso tudo, porque possuía, dentro de si, essas leis desenvolvidas, sentindo, pensando e vivendo por elas impulsionado, Ele, o Espírito mais puro que já viveu na Terra.

Por conhecer todo o passado dessa humanidade, todo o presente, e todo o futuro, mas não podendo detalhar essas Leis Divinas, pela falta de desenvolvimento intelectual e moral de todos, ensinou como podia, através das palavras, dos usos e costumes da época.

Ele, pessoalmente, não se deixou influenciar por nada fora da sua sabedoria, mostrando-se sempre como deve ser um homem liberto das paixões humanas, porque trazia em si o AMOR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.

Só o fato dos seus ensinos, apenas orais e vivenciados, chegarem até nós, já demonstra um Planejamento Divino destinado a libertar a humanidade das suas imperfeições, oferecendo um roteiro seguro para a caminhada evolutiva do homem em direção à perfeição possível e à felicidade para todos.

O texto acima é dirigido, evidentemente, àqueles que aceitam as tribulações da vida, como produtos da inferioridade dos homens, que confiam no amor e na justiça divina, que dá a cada um segundo as suas obras, não reagindo, pois, com revolta e violência, mas continuando a trabalhar no bem, em favor de si mesmo e dando sua contribuição à comunidade onde vive.

É um hino de esperança no futuro e de confiança em Deus, na Sua justiça, na Sua misericórdia, no Seu amor.

Allan Kardec baseia-se nesse texto para lembrar que “de todas as liberdades, a mais inviolável é a de pensar, que compreende também a liberdade de consciência.”

Portanto, quem - pessoa, grupo, governo – pensa que pode impedir alguém de pensar e querer viver de acordo com sua consciência, desde que não prejudique ninguém, está violando a lei divina da caridade e amor ao próximo.

Respeitar as crenças dos outros é um dos deveres do todo homem, que quer ter os seus direitos respeitados.

Os homens, ainda hoje, têm dificuldade em respeitar o direito dos outros – parentes, amigos, conhecidos e desconhecidos - de pensar, de escolher seus caminhos, de optar por essa ou aquela religião, por essa ou aquela filosofia de vida...

Mas, não será sempre assim. Um dia, todos nós, habitantes da Terra, viveremos em harmonia nos diferentes relacionamentos familiares, pessoais, sociais, profissionais, religiosos e entre as nações, todos solidarizando-nos uns com os outros, porque ninguém foge ao progresso espiritual.

Então, os habitantes da Terra - não mais mundo de expiações e de provas, mas um mundo de regeneração - estarão, de forma consciente e persistente, desenvolvendo o Reino de Deus dentro de si mesmos.

“O Espiritismo é uma opinião, uma crença; fosse mesmo uma religião, porque não teriam os seus adeptos a liberdade de se dizerem espíritas, como a têm os católicos, os judeus e os protestantes, os partidários desta ou daquela doutrina filosófica, deste ou daquele sistema econômico? Esta crença é falsa ou verdadeira: se é falsa, cairá por si mesma, porque o erro não pode prevalecer contra a verdade, quando a luz se faz nas inteligências; se é verdadeira, a perseguição não a tornará falsa”.

Quando Kardec escreve: “fosse mesmo uma religião...”, lembremos de que ele considerou o Espiritismo como uma religião filosófica, de consequências morais, não religião constituída de dogmas, rituais, hierarquia etc., como se lê na Revista Espírita de maio de 1859, numa carta a um abade, em resposta a um seu artigo, e na Revista de dezembro de 1.868.

O Espiritismo não é uma religião igual às demais, sendo seus princípios baseados em leis naturais, ainda que não aceitas, por enquanto, pela nossa Ciência.

Compreendendo os inimigos do Espiritismo como pessoas que não o conhecem, não o percebem nos ensinos de Jesus, orar por eles, como Jesus mandou, é envolvê-los em vibrações de paz e harmonia, caridade que todos os que almejam ser discípulos de Jesus podem executar, ou pelo menos, esforçar-se para tal, lembrando sempre das palavras de Jesus, nosso Guia e nosso Modelo, antes do seu desencarne: “Perdoai-lhes, Pai, porque eles não sabem o que fazem”.        

Leda de Almeida Rezende Ebner – Setembro/2021

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett