Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Coletânea de Preces Espíritas   |  Capítulo XXVIII   |  12/10/2021
PRECE PARA UM NASCIMENTO

245 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVIII: COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS

III – PRECES  PARA  OS  OUTROS

ITENS  50 A 52:  PRECE PARA UM NASCIMENTO

 

Desperto para a vida espiritual, para seus valores, vai o homem, compreendendo melhor a vida material, valorizando-a como oportunidade de aprendizado, de aperfeiçoamento espiritual.

Quando consegue ter na mente e no coração a finalidade do seu viver na Terra, compreendendo que é um ser imortal em processo evolutivo, todas as vicissitudes da vida tornam-se entendidas no seu valor real, como meios de adiantamento, seja pela expiação de suas faltas passadas, seja pelo cumprimento de uma missão útil à humanidade. 

Assim compreendendo, sente o homem a necessidade de manifestar a Deus seus agradecimentos por tudo, tanto as coisas agradáveis quanto as desagradáveis, pois, todas têm a mesma finalidade de mudanças interiores.

A prece pelo nascimento de uma criança, nada tem com o batismo católico e protestante, e deve sempre ser proferida pelos pais, expressando sua alegria, e pedindo a Deus, que eles possam bem cumprir a sagrada missão de serem pais, que é a auxiliar esse Espírito, que vem para aperfeiçoar-se.

Na primeira prece oferecida, como todas as do capítulo, como “uma variante das instruções dos Espíritos”, os pais dão as boas-vindas ao Espírito que vem como filho. Após, dirigem-se ao Pai, agradecendo a benção recebida.

Com amor e boa vontade, dispõem-se a ajudar esse Espírito que chega, quer seja ele um Espírito bom, que venha em missão, quer seja um Espírito imperfeito, necessitado de boa orientação e de bons exemplos.

Pede o amparo espiritual para tudo fazerem em seu benefício, a fim de que essa sua nova existência lhe seja um avanço na trajetória evolutiva.

“Se esta criança tiver de ser um motivo de prova para nós, seja feita a Vossa vontade. Bons Espíritos, que viestes presidir ao seu nascimento e que deveis acompanhá-la durante a vida, jamais a abandoneis. Afastai os maus Espíritos, que tentarem induzi-la ao mal. Dai-lhe a força de resistir às suas sugestões, e a coragem de sofrer com paciência e resignação as provas que a esperam na Terra.”

É uma prece bem realista, de quem tem olhos de ver, e está bem preparado para exercer a missão de educar um filho, que, embora esteja em um recomeço de novos aprendizados, traz em si, toda uma bagagem de experiências e conhecimentos anteriores.

Na segunda prece, pede ao Pai discernimento, isto é a capacidade de avaliar, com clareza e objetividade, as tendências desse Espírito, “que devo preparar para a vossa paz.” Cabe aos pais, na infância, auxiliar esse Espírito a combater suas más inclinações e desenvolver o bem, que traz dentro de si, desde a sua criação.

Na terceira, pede-se a Deus, que essa criança que retorna à vida na Terra, para progredir, na reforma do seu caráter, possa aprender conhecê-Lo e amá-Lo.

Que a sua inteligência seja guiada pelos princípios espíritas, que melhor orientam nas escolhas que terá de fazer no decorrer da vida, e que tornam os ensinos de Jesus mais claros e, portanto, possíveis de serem vivenciados desde já, na Terra.

Pede a Deus que a família a quem foi confiado esse Espírito, seja amparada, para compreender a sagrada missão que recebe, e dar a essa criança, a boa orientação e os bons exemplos, para que, mais tarde, quando ela puder, por si mesma, e através das suas próprias aspirações, continuar querendo elevar-se sempre nos valores espirituais.

Todos os itens desse capítulo ressaltam a importância da vida na Terra para quem chega e para a família que a recebe, a responsabilidade dela em relação a esse ser, que vem, totalmente, dependente, nos seus primeiros anos, dos cuidados dos pais.

Os pais espíritas, não poderão alegar ignorância, se não cumprirem esta missão, esforçando-se o mais possível, na educação dos filhos, “Não essa educação que tende a fazer homens instruídos, mas a que tende a fazer homens de bem”, como lemos em O Livro dos Espíritos, capítulo XII, texto de Kardec, após a resposta da questão 917.

Importante também, ler nesse mesmo livro, no capítulo VII: Da Infância, questões 379 a 385, a importância e a necessidade desse período da existência terrena para essa criança e para todos nós, que fazemos parte dessa humanidade.

Leda de Almeida Rezende Ebner – Outubro/2021

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett