Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Coletânea de Preces Espíritas   |  Capítulo XXVIII   |  12/06/2021
PREVENDO A MORTE PRÓXIMA

241- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO- ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXIII:  COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS

II - PRECES PESSOAIS

ITENS 40 E 41: PREVENDO A MORTE PRÓXIMA

 

“A fé no futuro, a elevação do pensamento durante a vida, em direção aos destinos superiores do homem ajudam a libertação do Espírito, enfraquecendo os laços que o prendem no corpo, Frequentemente, a vida ainda não se extinguiu, e a alma, impaciente, já parte para a imensidão”.

Evidentemente, isso acontece somente para aqueles que têm, dentro de si, a certeza da sua imortalidade, e vive buscando o bem em si e nos demais e em todas as coisas. Visando essa imortalidade, ou seja, vendo-se sempre como um ser eterno, em um processo de evolução, através do qual, esforça-se em desenvolver, nas suas possibilidades, o potencial divino que traz em si mesmo, aperfeiçoando-se.

Assim, pode até cometer erros e equívocos, pela sua condição de Espírito imperfeito, mas mantendo-se sempre distante do mal intencional, no esforço contínuo de melhorar-se sempre.

Quem assim age, esforçando-se para sentir, pensar e agir como um Espírito imortal, que viverá para sempre, buscando satisfazer as suas necessidades espirituais, usando as coisas materiais e tudo que a Terra lhe oferece para seu crescimento espiritual, não se apegando às coisas próprias do mundo em que vive, provisoriamente, está preparando-se para um desencarne tranquilo e sereno.

“Ao contrário, esses laços materiais são mais tenazes no homem que concentra todos os seus pensamentos nos problemas imediatos, e a separação se torna penosa e dolorosa, seguida de um despertar cheio de perturbação e ansiedade no além-túmulo.”

Nessas palavras de Allan Kardec, percebe-se, claramente, que as reações à morte dependem de como se vive, dos ideais, dos sentimentos, do uso da inteligência, compreendendo, todavia, que em qualquer época, até na da aproximação da morte, pode-se compreender e aceitar as leis divinas, modificando seu campo mental, facilitando o auxílio dos Espíritos protetores, e partindo com mais equilíbrio.

O Espiritismo veio relembrar, confirmar e provar a imortalidade da alma e seu processo evolutivo, ensinado por Jesus, demonstrando aos homens, pelos ensinos dos próprios “mortos”, que a vida continua além da morte, aperfeiçoando-se sempre na execução do imperativo de Jesus: “Sede perfeitos...” (Mateus,V: 48 ) .

Veio, assim, destruir o materialismo, que vê o homem, fruto do funcionamento da vida fisiológica e orgânica, que nasce, cresce, reproduz-se e morre.

A morte é apenas para o corpo físico, que, ao decompor-se, restitui à natureza seus componentes constitutivos.

A alma, que dá a vida inteligente a esse corpo, retorna ao plano espiritual, de onde veio, para refazer-se das tribulações da vida matéria, analisar seus sentimentos, seus feitos, em locais de acordo com seu grau evolutivo, continuando vivendo e aprendendo para, em novas encarnações na Terra, continuar seu processo de evolução.

Assim, a morte do corpo demonstra a sua própria necessidade, para que mudanças internas possam ocorrer ao Espírito imortal e perfectível, no plano espiritual e através das diversas e diferentes experiências que cada reencarnação oferece aos filhos de Deus.

Na prece longa que Allan Kardec escreveu, estão as ideias, que devem ser raciocinadas pelo homem, a fim de que possa encarar a morte, sua e dos outros, com confiança e serenidade, evitando sofrimentos desnecessários:

- O longo processo evolutivo, desde o aparecimento da vida na Terra, há mais ou menos 3.800.000.000 de anos, até nossos dias, para cada ser viver uma existência que lhe dá condições de conhecer Deus, de amar, de lutar por uma vida boa, de ter aspirações do futuro, para depois mergulhar no nada?

- A existência do Plano Espiritual, onde os “mortos” continuam “exercitando a vida” (expressão de Jaci Regis), reencontrando os entes queridos que o antecederam na morte do corpo, analisando sua vida material, e preparando o seu futuro, com vistas ao seu próprio desenvolvimento.

- O Espírito desencarnado encontrar-se-á como se sentia, como pensava e atuava, durante sua vida na Terra, com as características da personalidade que viveu. Sentir-se-á, confiante, desconfiado, com medo, com confiança, conforme tenha pautado o seu viver. “A cada um segundo as suas obras”.

- Tudo que se refere à vida material será deixado na Terra, sendo que a alma liberta do corpo físico, encontrar-se-á apenas com suas qualidades espirituais, boas e más, apenas consigo mesmo, irradiando vibrações espirituais como são produzidas por si mesmo, sem disfarce.

“Se vos aprouver prolongar a minha existência, que esse prolongamento seja empregado em reparar, quanto me for preciso, o mal que eu tenha feito. Se a minha hora soou inexoravelmente, que eu leve comigo o pensamento consolador de que me será permitido resgatar-me através de novas provas para merecer um dia a felicidade invariável, de que só participam os justos, por excelência; sei, entretanto, que a esperança não me é interditada para sempre, e que pelo trabalho chegarei ao alvo, mais cedo ou mais tarde, segundo os meus esforços.”

A frase destacada por mim, demonstra que o reconhecimento das faltas, em qualquer época da vida, não deve levar a pessoa ao desespero, ou ao medo, ou ao desânimo.

As leis do Pai são justas, mas são também misericordiosas, proporcionando sempre ao arrependido, a oportunidade da corrigenda do erro e do aprendizado constante, porque o Espírito imortal é perfectível.

Desse modo, a certeza do amor do Pai a todos os Seus filhos, independentemente do que fazem, estando presente na mente e no coração do homem, leva-o sempre à esperança de dias melhores, de felicidade, que é o destino de todos os Seus filhos.

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Junho / 2021

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett