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O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Coletânea de Preces Espíritas   |  Capítulo XXVIII   |  12/03/2021
SUBMISSÃO E RESIGNAÇÃO

238- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVIII:  COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS - ITEM II:  PRECES PESSOAIS

SUB-ITENS: 30 A 33:  SUBMISSÃO E RESIGNAÇÃO

 

 “Quando sofremos uma aflição, se procurarmos a causa, encontraremos sempre a nossa própria imprudência, a nossa imprevidência, ou alguma ação interior. Nesses casos, como se vê, temos de atribui-la a nós mesmos.

Se a causa de uma infelicidade não depende absolutamente de nenhuma das nossas ações, trata-se de uma prova para a existência atual, ou de uma expiação de falta cometida em existência anterior, e, neste caso, pela natureza da expiação, podemos conhecer a natureza da falta, desde que sempre somos punidos naquilo em que pecamos. (Cap. V, nºs 4, 6 e seguintes.).

Naquilo que nos aflige, vemos, em geral, apenas o mal presente, e não as consequências ulteriores e favoráveis que ele pode ter.”

Muitos espíritas justificam seus atuais sofrimentos com os males de outras vidas, querendo dizer que, na atual, nada fizeram que contrariasse as leis divinas, enganando a si próprios, julgando-se melhor do que são e demonstrando ignorância das leis do Pai, orgulho e vaidade.

Ser honesto e sincero consigo mesmo são condições sem as quais, o homem jamais conhecerá a si próprio, e sem conhecer-se o melhor possível, não poderá corrigir seus defeitos, nem estimular o desenvolvimento do potencial divino que traz na sua essência espiritual.

No livro “Mereça Ser feliz”, de Ermance Dufaux, médium Wanderley S. de Oliveira, encontramos a afirmação, que vale a pena ser transcrita, para análise, cada um consigo mesmo, seguindo o “Vigiai” do Mestre Jesus: “Em uma análise feita daqui para o mundo físico, constatamos que pelo menos dois terços dos sofrimentos humanos provêm da imprudência e das escolhas mal feitas, não sendo real atribuir a ‘outras existências’ esse uso do livre-arbítrio. O discernimento poderá comprovar esse fato.”

Conhecendo as causas dos seus males, o homem encontra mais facilidade em submeter-se e resignar-se às leis divinas, percebendo nas dores e sofrimentos, a justiça divina dando-lhe a oportunidade de ressarcimento de erros advindos da sua imprudência e das más escolhas feitas em um passado remoto ou próximo, e do desenvolvimento do amor, que traz em si.

Na aceitação ativa dos males, que levam à resignação igualmente ativa, buscando nos recursos terrenos e espirituais o alívio, sente dentro de si a gratidão pela justiça divina, que lhe dá uma nova chance de ressarcir falhas, e avançar no aperfeiçoamento moral de si próprio.

Avaliar sempre as consequências imediatas e remotas dos nossos atos, antes de os praticarmos é evitar sofrimentos futuros.

Submeter-se à justiça divina, que dá a cada um, segundo suas obras, sem revolta e desespero, resignando-se aos sofrimentos, resultados da imprudência e das más escolhas, fazendo o possível para abreviá-los e eliminá-los, é crescer moralmente, em direção à perfeição possível e à felicidade, destino de todos os seres criados por Deus.

Nas três preces de Allan Kardec, a confiança em Deus e nas Suas leis está presente, bem como a humildade, no reconhecimento das fraquezas, frutos da imperfeição humana.

Os pedidos de amparo são frutos de uma fé que reconhece a perfeição das leis divinas, as limitações do Espírito imperfeito, mas enxerga, igualmente, a proteção divina e dos Espíritos mais evoluídos, que têm por missão amparar os homens na Terra.

Reconhece-se Espírito em evolução, sendo, portanto, perfectível, e, por isso, pede auxílio e amparo nas horas difíceis, porque quer libertar-se, um dia, de toda a sua imperfeição.

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Março /2021

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 


 
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