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O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Coletânea de Preces Espíritas   |  Capítulo XXVIII   |  12/01/2021
PARA PEDIR UM CONSELHO E NAS AFLIÇÕES DA VIDA

236-O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO- ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVIII:  COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS - II PRECES PESSOAIS

ITENS  24 a 27: PARA PEDIR UM CONSELHO E NAS AFLIÇÕES DA VIDA

 

Allan Kardec inicia seu prefácio, dando um programa de análise de como agir, toda vez que a indecisão se nos apresenta diante de algo que temos de fazer.

Considerando que a indecisão surge, quando não temos a certeza da validade da atitude ou ação que pretendemos realizar, ele propõe, antes de tudo, os seguintes questionamentos:

 

O que tenciono fazer pode causar algum prejuízo a alguém?

- Pode ser útil a alguém?

- Se alguém fizesse o mesmo para mim, eu ficaria satisfeito?

 

São perguntas, cujas respostas honestas indicam, claramente, se a ação deve ser realizada ou não.

Necessário medir ou pesar sempre as vantagens e desvantagens pessoais, porque nem sempre o que parece ser vantajoso naquele momento, continua sendo depois de algum tempo.

E ele continua, ser necessário “considerar a oportunidade e as circunstâncias, porquanto uma coisa boa por si mesma pode dar maus resultados em mãos inábeis, ou se não for conduzida com prudência e circunspecção”.

Quantas divergências, quantos sofrimentos, têm origem na maneira como se age, e não propriamente na coisa que se faz. É por isso que se diz “O inferno está cheio de pessoas bem intencionadas.”

Adquirir o hábito de não agir por impulso, analisando as consequências próximas e/ou futuras das nossas atitudes e ações antes de praticá-las, para evitar arrependimentos e remorsos, que, sempre dolorosos, podem ser evitados, quando a vontade de agir dentro das leis divinas prevalece.

Enquanto essa atitude não for conquistada, mas estiver em desenvolvimento, temos o dever de procurar sempre fazer o melhor que nos é possível, buscando sempre o amparo a Deus e a inspiração dos bons Espíritos.

E nas aflições da vida? Podemos pedir a Deus o que quisermos, até benefícios terrenos?

Podemos, mas só receberemos o que nos for útil e necessário, segundo as leis divinas, perfeitas e sábias.

Devido à nossa imaturidade do senso moral (*), que nos dificulta perceber as consequências dos nossos atos, nem sempre conseguimos enxergar nossas necessidades espirituais, considerando apenas úteis as coisas que nos tocam os sentidos físicos ou as que nos trazem prazer no presente, não percebendo o lado mau do que desejamos.

Assim, nas aflições da vida, naturais de um mundo de expiações e de provas ou consequências das nossas escolhas remotas ou atuais, peçamos a Deus, o entendimento de percebê-las como provas ou expiações, dificuldades a serem vencidas, e as forças necessárias para reagir com serenidade e resignação ativas, tirando delas as lições que nos trazem.

As vicissitudes da vida na Terra são sempre oportunidades de vencer-se maus hábitos, vícios, doenças da alma, para que o bem e o amor possam crescer na mente e nos corações dos homens.

Qual a diferença entre expiação e prova?

A primeira é consequência das ações contrárias às leis divinas, acionando a lei de causa e efeito, que dá a cada um segundo as suas obras. O mal realizado retorna a quem o produziu. Por exemplo, quem humilhou será humilhado, para que, sofrendo o que provocou, aprenda que não se deve humilhar ninguém, estimulando o desenvolvimento do respeito ao outro.

A segunda é o teste de avaliação, na revivência da experiência, na qual se fez o mal, não necessariamente com as mesmas pessoas, para, passando por ela, novamente, ter a chance de agir de forma diferente de quando se fez o mal, demonstrando haver eliminado a causa do mal provocado, libertando-se, então, da culpa adquirida.

Muitas vezes, uma expiação, bem aceita e bem aproveitada nos seus ensinos, provocando o crescimento espiritual, se constitui, também, em uma prova.

Lembrar, todavia, de que a expiação e a prova podem ser diminuídas ou eliminadas, quando quem as deva sofrer, estiver espalhando o bem, no amor já desenvolvido em si, porque elas existem para educar, para o aperfeiçoamento do Espírito imortal, e não para punir, por si só.

Nos dois exemplos de prece, para pedir um conselho e nas aflições da vida, Allan Kardec evidencia a fé em Deus, a humildade de quem reconhece suas limitações, suas dificuldades, e a necessidade da proteção espiritual para que nós, Espíritos em desenvolvimento, possamos fazer crescer em nós todas as qualificações nobres que trazemos dentro de nós, como filhos de Deus que somos. 

Busquemos, agora e sempre seguir os imperativos de Jesus: “Vigiai e orai” e “Sede perfeitos.”

 

* - Kardec, Allan – O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 4, 3º §,

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Janeiro/2021

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
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