Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Coletânea de Preces Espíritas   |  Capítulo XXVIII   |  12/12/2020
PARA RESISTIR A UMA TENTAÇÃO E DAR GRAÇAS POR UMA VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO

235- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO- ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVIII:  COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS

ITEM II; PRECES PESSOAIS

SUB-ITENS 20 a 23: PARA RESISTIR A UMA TENTAÇÃO E DAR GRAÇAS POR UMA VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO

 

“Todo mau pensamento pode ter duas origens: a nossa própria imperfeição espiritual, ou uma funesta influência que age sobre ela. Neste último caso, temos a indicação de uma fraqueza que nos expõe a essas influências, e, portanto, de que a nossa alma é imperfeita.”

Como vemos, nas duas origens do mau pensamento está a imperfeição do Espírito.

Sabemos que pensamos conforme nosso sentir, em relação aos estímulos que nos tocam, nas situações, nos acontecimentos, com quaisquer pessoas, estímulos esses que encontram em nós sentimentos afins.

Dessa forma, somos sempre tentados pelo que temos dentro de nós. Como ainda estamos muito distantes da perfeição espiritual, facilmente, nos identificamos com os sentimentos negativos, com as ilusões do imediatismo, dos prazeres momentâneos e ilusórios, sem pensar nas consequências próximas ou distantes para nós e para os outros.

Assim, quando o mau pensamento surge em nossas mentes, vindo de Espíritos encarnados ou desencarnados, ele aí chega, atraído por vibrações nossas, semelhantes às deles.

“Dessa maneira, aquele que falir não poderá desculpar-se com a simples influência de um Espírito estranho, desde que esse Espírito não poderia levá-lo ao mal, se o encontrasse inacessível à sedução.”

Daí o “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação”, imperativo de Jesus, que sabia das fraquezas e dificuldades dos Espíritos rebeldes, habitantes de um mundo de expiações e de provas.

Resistir às más tendências, aos maus hábitos, que atrasam o progresso espiritual do homem, trazendo consequências dolorosas, sofrimentos que poderiam ser evitados, tornando o viver mais prazeroso e mais produtivo para si e para os que o rodeiam, deve ser o objetivo de todos os que despertaram para a realidade da imortalidade do Espírito e da sua destinação: ser perfeito e feliz.

Ao percebermos um pensamento mau, fruto de um mau sentimento, de uma emoção negativa, ou induzido por influência de um desencarnado, busquemos não materializá-lo em ação, lembrando que podemos, pelo nosso livre-arbítrio, acionar a nossa vontade, executando-o ou resistindo-lhe, não o fazendo.

Que é um mau pensamento? É aquele que pode causar consequências más para si mesmo e para alguém, porque se “distancia da caridade, que é a base de toda moral verdadeira.”

Se estivermos atentos ao que pensamos, no esforço de nada fazer sem antes pensar, analisar as consequências desse pensamento transformado em ação, e, percebendo o mal que irá provocar, peçamos de alma aberta o auxílio a Deus, a Jesus, para resistir. O socorro virá, fortalecendo a vontade na resistência ao mal, afastando o pensamento que o sugeria.

Muitas vezes, a nossa hesitação, em realizar o mal que pensamos, é a voz da nossa consciência, que não sendo ouvida ou percebida, é substituída pelo nosso Espírito Protetor, tentando impedir-nos de mais um erro ou equívoco.

A cada resistência vitoriosa, a vontade do bem sai mais fortalecida e a ação de resistir ao mal vai se tornando mais fácil, e o broto do Bem, saído da semente inserida na essência espiritual de cada filho de Deus, vai crescendo, eliminando o mal, criado pelo Espírito equivocado no seu entendimento da vida, ocupando o Bem esse espaço.

Assim como se pede para resistir ao mal, deve-se, igualmente, orar agradecendo o amparo espiritual na vitória de resistir a ele, não o realizando, visto que a gratidão é um dos mais belos sentimentos, e, também, se desenvolve no exercício do viver cotidiano.

A gratidão é um sentimento ligado à humildade, contrário, pois, ao orgulho, que deve ser sempre combatido.    

As duas preces sugeridas como modelos por Allan Kardec, para pedir e para agradecer são sintéticas e objetivas, demonstrando como não há necessidade de preces longas.

Suas frases simples estimulam a fé raciocinada, a humildade no reconhecimento das limitações próprias do Espírito inferior, que ainda somos, sem abatimento, porque estimula também, a vontade de progredir no bem, porque sabemos que somos filhos de um Pai, “Inteligência suprema e causa primária de todas as coisas”, que nos criou perfectíveis.

Deus Todo Poderoso, não me deixeis sucumbir à tentação de cair em erro! Espíritos Benevolentes que me protegeis, desviai de mim esse mau pensamento, e dai-me a força de resistir à sugestão do mal. Se eu sucumbir, merecerei a expiação da minha falta, nessa mesma existência e em outra, porque sou livre para escolher”.

“Meu Deus, eu vos agradeço por me haverdes permitido sair vitorioso da luta que tive de sustentar contra o mal. Fazei que esta vitória me dê a força de resistir a novas tentações. E vós, meu Anjo Guardião, recebei o meu agradecimento pela assistência que me destes. Que a minha submissão aos vossos conselhos me faça merecer novamente a vossa proteção”.

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Dezembro/2020

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra. Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett