Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Bem-aventurados os Mansos e Pacíficos   |  Capítulo IX   |  01/12/2007
INJÚRIAS E VIOLÊNCIAS

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC

CAPÍTULO IX: BEM-AVENTURADOS OS MANSOS E OS PACÍFICOS

ITENS 1 A 5: INJÚRIAS  E VIOLÊNCIAS

 “Bem-aventurados os mansos porque possuirão a Terra. (Mateus, V:4)

“Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. (Mateus, V:9)

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás, e quem matar será réu de juízo; e o que disser a seu irmão racca, será réu no conselho; e o que disser: és louco, merecerá a condenação do fogo eterno. (Mateus, V: 21e 22).

 

Por estas palavras, que expressam atitudes e comportamentos difíceis e até estranhos ao homem, ainda hoje, após dois mil anos, mergulhado na ânsia de conquistar e usufruir bens e prazeres materiais, a qualquer preço, Jesus exalta a mansidão, a delicadeza, a mansuetude, a afabilidade, a paciência.

A violência sempre existiu, todavia, nunca foi tão destacada pela mídia, como hoje, pela facilidade dos meios de comunicação. As crianças crescem vendo, pela televisão, ações violentas, onde o Bem, para combater o Mal, usa os mesmos recursos violentos e cruéis.

As guerras ainda se constituem em um mal necessário devido ao poder da força sobre os mais frágeis.

As desigualdades financeiras e sociais, aliadas a ausência, em todas a classes sociais, da valorização das qualificações morais, que são as únicas que favorecem e facilitam o relacionamento entre os homens e as nações, no respeito aos direitos e deveres de cada um, estimulam a violência, com todas as suas consequências.

Pelo atraso do desenvolvimento moral, é que o desenvolvimento intelectual, científico e tecnológico da humanidade pouco alterou os problemas de inter-relacionamento entre os homens e entre as nações.

Por isso, hoje, como antes, essas palavras de Jesus continuam sendo apenas lidas, ditas, copiadas, mas, difíceis de serem atendidas.

Por elas, e por seus exemplos, Jesus condena, repele, toda e qualquer violência, mesmo a de palavras, que não causam feridas, mas machucam os sentimentos das pessoas, e expressam sentimentos negativos de quem as profere, contrariando assim, “a lei do amor e da caridade, que deve regular as relações entre os homens, mantendo a união e a concórdia.”

Allan Kardec chama nossa atenção, fazendo-nos refletir na importância das palavras usadas, quando escreve que as ofensivas se constituem em “um atentado à benevolência recíproca e à fraternidade, entretendo o ódio e a animosidade. Enfim, porque depois da humildade perante Deus, a caridade para com o próximo é a primeira lei de todo cristão.”

Kardec explica que a palavra racca, usada entre os hebreus, era uma expressão de desprezo, significando um homem reles, e era pronunciada cuspindo-se de lado.

Lembrando que “em qualquer circunstância, a intenção agrava ou atenua a falta”, demonstra porque Jesus condenou também a ofensa por palavras.

Em relação às promessas de Jesus de que os mansos e os pacíficos possuirão a Terra e serão chamados filhos de Deus, elas se realizarão, quando a Terra não for mais a morada de Espíritos em provas e expiações, mas sim de Espíritos regenerados, buscando viver fraternal e solidariamente, todos unidos no ideal do BEM, sem rivalidades, sem concorrências, sem imposições, a não ser as consequentes das leis do Bem, que então, todos entenderão e se esforçarão por vivenciá-las.

“Quando a lei do amor e caridade for a lei da humanidade, não haverá mais egoísmo; o fraco e o pacífico não serão mais explorados, nem espezinhados pelo forte e pelo violento. Será esse o exilado da Terra, quando, segundo a lei do progresso e a promessa de Jesus, ela estiver transformada num mundo feliz, pela expulsão dos maus.”

Por isso, essas palavras de Jesus precisam continuar sendo estudadas por aqueles que acreditam na perfectibilidade do homem, que tem condições de viver de acordo com a lei trazida por Jesus, mesmo vivendo em um mundo de difíceis relacionamentos, pelo orgulho e egoísmo, entre pessoas e entre nações.

Os que assim fazem, buscando sua renovação moral – e são muitos na Terra assim fazendo - auxiliados pelos Espíritos desencarnados, que já conseguiram vencer em si o orgulho e o egoísmo, e trabalham sob o comando de Jesus, passam a servir de exemplos aos seus próximos.

Assim, não importando o país em que vivem, nem que religião professem, quanto maior o número de pessoas esforçando-se por sentir o bem, pensar e agir no bem geral, sem egoísmo e sem orgulho, não tenhamos dúvida, os mansos, os pacíficos, se tornarão maioria na Terra e... usando sua elevada inteligência e elevada nobreza moral, viverão como filhos de Deus, AMOR ABSOLUTO e possuirão a terra regenerada.

Sem o conhecimento da vida futura, da evolução contínua e da lei da reencarnação, essas palavras de Jesus não têm sentido.

 

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Dezembro/2007

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett