Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Pedi e Obtereis   |  Capítulo XXVII   |  12/12/2019
MODO DE ORAR

223-O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO-ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVII:   PEDÍ E OBTEREIS

ITEM 22:   MODO DE ORAR

 

Nada sabemos sobre o Espírito V. Monod, que ditou essa belíssima mensagem, que desperta em quem a lê, sentimentos bons e prazerosos, pela beleza da sua linguagem.

Inicia dizendo que o primeiro dever do homem, pela manhã, é dirigir-se a Deus, pela prece, agradecendo a benção de um novo dia, os benefícios da noite, no refazimento das suas energias, e nas possibilidades de aprendizado, de encontros com Espíritos amigos, enquanto o corpo descansava das lides do dia.

Se acordar mal-humorado, sentindo-se cansado, também deve orar, pedindo a Deus que o ampare durante o dia, na execução dos seus deveres, porque é na maneira como se vive durante o dia, que o Espírito, que não precisa dormir, se prepara para atividades úteis durante a noite.

Assim, quem cumpre seus deveres diurnos com prazer, buscando fazer o melhor, prepara-se para uma boa noite de atividades nobres.

Mas, poucos sabem, realmente, orar, recitando orações decoradas sem penetrar-lhes no significado delas, ou dizendo frases com os lábios, sem ser “tocado no coração”.

Quem ora, agradecendo, pedindo para si mesmo ou para outros, deve isolar-se, mentalmente, do lugar onde esteja, elevando seus pensamentos para o mais alto, sentindo, também, elevar-se e receber os fluidos espirituais, benéficos, vindos de Espíritos mais elevados.

O autor diz que é a alma de quem ora que deve elevar-se até Deus, transfigurando-se, como Jesus no Tabor, radiante de esperança e de amor.

Quem percebe a importância e os benefícios da prece, quando ora com fervor, com fé, consegue sentir-se em elevação, ainda que seja por frações de segundos, retornando ao corpo mais revigorado e confiante no amor do Pai.

O autor alerta quanto aos pedidos a fazer, não adiantando pedir “o sucesso para os empreendimentos terrenos”, nem a retirada das provas, nem coisas que lhe dão alegrias e prazeres.

Estamos na Terra para nos completar, para continuar desenvolvendo as qualificações nobres existentes em nós, combater nossas más inclinações e isso se faz através das resoluções dos problemas, das dificuldades, dos trabalhos, dos relacionamentos entre as pessoas e é responsabilidade de cada um. Todos nós temos as possibilidades para essa tarefa.

O que podemos pedir é a inspiração nos momentos de dúvidas quanto às atitudes, às decisões, aos comportamentos, que se devem tomar, sem criar consequências danosas, sem prejudicar a nós e a outros.

Podemos pedir revigoramento das energias, quando nos sentimos frágeis, coragem, fé, sempre que nossa intenção seja realmente a de fazer o melhor, dentro da lei do bem geral.

O autor diz que o cumprimento do dever, seja profissional, familiar, social, moral, já é uma oração diária, e isso porque quem cumpre bem os seus deveres, não faz mal a ninguém e só fazendo o bem, liga-se aos bons da Espiritualidade.

Orar sempre, não só pela manhã ou à noite, antes de dormir, mas, sempre que houver a necessidade de um agradecimento, de um pedido em favor de alguém ou de si mesmo, ao cometer qualquer erro ou leviandade, pedindo auxílio para reparar a falta, em qualquer lugar que estiver, ou até sem interromper os afazeres, com fé, com a certeza de que será ouvido, porque é o sentimento do bem que forma o pensamento que chegará a Deus, e isso se constitui em um dever moral.

O dever bem cumprido é aquele que propicia o bem para todos, sem causar males a ninguém.

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Dezembro/ 2019

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett